sábado, 27 de fevereiro de 2021

O amigo Hernâni


João Moura Reis. Médico. Presidente do Conselho de Administração da ULSNA, EPE. 
Ex-Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz.

O Hernâni, amigo desde longa data, conheci-o melhor no início dos anos oitenta do século passado. Pessoa “inquieta” e com “bichos-carpinteiros”, sempre a olhar para tudo, sedento de saber e questionando tudo e todos. Em parte a sua formação académica ajudava à percepção científica da “coisa”, à sua inquirição, à sua continuidade e como tal à sua vida através dos tempos, originando recolecção e acabando na colecção. Com a colecção vem o trabalho de investigação científica, assim como a transformação para o saber, que lhe dá o grau ou a capacidade de ser especialista.
A minha maior interacção com o Hernâni foi, como disse, no início dos anos oitenta em que ele, com o meu pai, eu e outros “carolas” dos selos, formámos a AFA - Associação Filatélica Alentejana, como forma de patrocinar o coleccionismo de selos, assim como fazer sair muitos dos que se juntaram a nós, da fase de recolector de “coisas” para a fase de coleccionador. O Hernâni, nunca foi pessoa de se satisfazer com pouco e amigo do ócio, pelo que singrou na Filatelia, com árduo trabalho, chegando a receber vários prémios, de que destaco a “Ordem de Mérito Filatélico”.
Como disse de início, a inquietude do Hernâni não é só com a Filatelia, é com a imprensa escrita, com as novas plataformas informáticas, com a cultura em geral, com a escrita e literatura, com a política concelhia, com a educação e claro com os nossos bonecos de barro de Estremoz, sendo neste momento, talvez o seu “afilhado” mais recente, em termos de estudo e investigação, no entanto com obras escritas e bem fundamentadas por um estudo criterioso e obviamente exaustivo e científico.
Hernâni continua com o teu trabalho, já que o mesmo é bastante profícuo e deixa-nos a capacidade de apreciar tudo o que tens feito. O meu abraço e muito obrigado.
João Moura Reis
Estremoz, 7 de Fevereiro de 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário