sábado, 20 de fevereiro de 2021

Companheiros Filatélicos


João Manuel Lopes Soeiro. Empresário. Presidente da Confraria Timbrológica Meridional.

Conheço o Hernâni Matos desde adolescente. Hoje com quase cinquenta e oito anos de idade quase que me apetece dizer que o conheço desde sempre…
Travámos conhecimento na Associação Fotográfica do Sul, na sua secção filatélica, onde a paixão pelos selos nos fez percorrer durante muitos anos um caminho comum. Quando falo deste caminho comum, falo de um percurso intenso ligado à filatelia e a muitos eventos filatélicos, realizados em conjunto quer na AFA, quer na ANJEF, quer na Confraria, quer na colaboração prestada a outras coletividades. Fez parte da lista dos filatelistas fundadores da Confraria Timbrológica Meridional em Évora, de vários Corpos Sociais de alguns clubes ligados à filatelia e até da própria Federação Portuguesa de Filatelia.
Sempre o conheci determinado e cheio de projetos, nos quais “arrastava” e “envolvia”, os amigos mais próximos, para que o objetivo fosse conseguido. Poderia enumerar aqui vários exemplos deste dinamismo, mas estou seguro que não é necessário fazê-lo, porque todos os que privam com ele e o conhecem suficientemente bem, o podem fazer tão bem quanto eu. Era até costume dizer-se no meio filatélico, que o Hernâni era a AFA e a AFA era o Hernâni.
Para além das excelentes coleções que possuía, era dotado de grandes conhecimentos e foi por mérito próprio Jurado FIP.
Para além da filatelia, sempre o vi motivado pela escrita, pela pesquisa, pelo aprofundar do conhecimento ligado às raízes culturais do povo alentejano. É um acérrimo defensor da cultura popular, da etnografia e da história, cuja intervenção vai desde a olaria e dos bonecos de barro até aos poetas populares.
Nos últimos anos afastou-se da atividade filatélica, ocupando o seu tempo quase em exclusivo com a escrita, onde o seu blogue dá conta desta profunda atividade e desta inquietação permanente.
Um grande abraço para o meu Amigo Hernâni, com o desejo expresso que prossiga por muitos anos esta sua atividade.

João Manuel Lopes Soeiro 
Évora, 2 de Fevereiro de 2021

 Hernâni Matos

Hernâni Matos e João Soeiro (ao centro), durante a XIX Exposição Filatélica Nacional
realizada em Évora, em 2006. Estão ladeados à esquerda por Pedro Vaz Pereira (Pre-
sidente da FPF) e à direita por Rui Arimateia (Chefe de Divisão de Cultura da CME).

Sem comentários:

Enviar um comentário