Fig. 1 - Preto a cavalo (s/d) –
- José Moreira (1926-1991).
- José Moreira (1926-1991).
A produção bonequeira dos diversos barristas dos sécs. XX-XXI tem um elo comum: os chamados “Bonecos da Tradição”. Trata-se de um conjunto de cerca de 100 figuras que são comuns à produção individual de cada barrista. Naquele conjunto existem três figuras de negros que são reveladoras da colonização africana ocorrida no Alentejo: Preto a cavalo (Fig. 1), Preta grande (Preta florista) (Fig. 2) e Preta pequena (Fig. 3).
Na
freguesia de Santa Vitória do Ameixial no concelho de Estremoz, existe o
chamado Monte dos Pretos, situado junto à mina abandonada que foi explorada no
período da ocupação romana da região, a qual começou no séc. I, mas foi mais
significativa nos sécs. III-IV. A existência dum Monte com aquela designação, é
indicativo de que existiram escravos negros na região. Em Estremoz, como
noutras localidades do país, existe a Rua dos Malcozinhados. Estes eram
tabernas populares onde se reuniam escravos, trabalhadores braçais e
prostitutas e, se consumia vinho barato e comida feita à pressa como peixe
frito e iscas. A nível nacional, os malcozinhados são conhecidos desde o tempo
das descobertas. O facto de existir em Estremoz uma Rua dos Malcozinhados é um
indicador de que por aqui houve escravos negros. Jorge Fonseca em “Religião e
Liberdade / Os negros nas irmandades e confrarias portuguesas (séculos XV a
XIX)” [(2) - pág.50-51] dá conta que: “Em Estremoz houve duas confrarias do
Rosário, sendo aparentemente e ao contrário do que se passa noutros locais, a
dos Negros de fundação mais tardia que a outra. Segundo Frei Jerónimo de Belém
foi erigida a confraria na Igreja do Convento de São Francisco, em 1545. Em
1585 D. Filipe I autorizou os respectivos confrades a pedirem esmolas pela vila
e pelo termo, durante dois anos. Porém, em 1633, os homens e mulheres pretos
moradores na vila de Estremoz obtiveram do rei, como governador da ordem de
Avis, licença para criarem a confraria e irmandade de Nª Sª do Rosário, na
igreja matriz de Nª. Sª. da Assunção, situada na vila intramuros (ao contrário
do convento referido), que era da mesma ordem militar. Mas esta deve ter tido
duração efémera, ou ter sido unificada com a primeira, tendo em conta um livro
seiscentista pertencente à confraria do convento franciscano, com a entrada de
irmãos a partir de 1676. Entre pessoas das mais variadas profissões e níveis
sociais, aparece Isabel Mendes, escrava de Manuel Garcia Mendes, em 1692” . Resta na cidade, como
testemunho da piedade dos descendentes de africanos, uma escultura de São Benedito,
setecentista, na igreja de Nª. Sª. do Socorro.” Arlindo Caldeira em “Escravos
em Portugal / Das origens ao século XIX” [(1) - pág.308], diz que “Como
instituição, as irmandades já funcionavam desde o século XII na Europa,
nomeadamente em Portugal, com fins religiosos e de solidariedade. No entanto,
não seria no seio das já existentes que os africanos encontrariam acolhimento.
Tiveram de criar, com o apoio de algumas ordens religiosas, associações
completamente novas. Foi assim que proliferaram estas confrarias, com marcada
distinção étnica, e em que ao nome do patrono religioso, se acrescentava “dos
homens pretos” ou, sobretudo depois do século XVIII “dos homens pretos e
pardos”. Na mesma obra [(1) - pág. 308] refere que: “Embora varie a invocação
religiosa que aparece na designação dessas associações, a mais comum é a da
Nossa Senhora do Rosário, decorrente do culto do rosário, muito popular desde o
séc. XIII, promovido pela ordem dos Dominicanos.” O mesmo autor [(1) - pág.
305] informa que “Além das festas informais de rua, os músicos e dançarinos
negros, nomeadamente os escravos, eram os elementos imprescindíveis das
festividades anuais das confrarias ditas “de pretos e mulatos” e participavam
também nos principais acontecimentos festivos da cidade, sendo uma presença
sempre aguardada nas touradas, nos cortejos e nas procissões…” O mesmo
historiador revela que: “A música e a dança, uma e outra de raiz claramente
africana, eram o prato forte das festividades domingueiras. Estas manifestações
de exotismo despertavam, por um lado, a curiosidade, mas, para outros sectores
da sociedade eram vistas como sinais de barbarismo pagão ou mesmo de
demonismo.” A terminar é de referir de que nos dá conta que [(1)-305]: “Algumas
das festas de africanos ligadas às irmandades, mas não só, incluíam a nomeação,
em geral com a duração de um ano, de um “rei” e de uma “rainha”, que, além da
função decorativa, eram uma espécie de mordomos dos festejos, cabendo-lhes, por
exemplo, animar os peditórios para angariação de esmolas.” Julgo ter provado de
uma vez por todas e duma forma insofismável que a presença de negros na
barrística popular estremocense se dever à existência desde tempos remotos de
escravos negros, os quais foram representados pelos barristas.
BIBLIOGRAFIA
(1) -
CALDEIRA, Arlindo M. Escravos em Portugal
/ Das origens ao século XIX. A Esfera dos Livros. Lisboa, 2017 (págs. 304,
305, 308 e 310).
(2) -
FONSECA, Jorge. Religião e Liberdade / Os
negros nas irmandades e confrarias portuguesas (séculos XV a XIX). Editora
Húmus. Vila Nova de Famalicão, 2016 (págs. 50, 51).
Parabéns a quem os faz!!! adoro os bonecos!!
ResponderEliminarDesconhecia a origem dos bonecos negros . Enbora soubese dos escravos no Alentejo muito interessante obrigado pela
ResponderEliminarOra essa.
EliminarObrigado Hernâni. Sempre vi e perguntava.me porque havia essas figuras! na leitura do seu texto, compreendo melhor...faço a minha genealogia e quando encontrei nos assentos :fulana tal escrava de ...chocou.me ! não sei porquê não pensei que fossem pretos .Obrigado pelos seus textos
ResponderEliminarOra essa. Congratulo-me por os mesmos serem do seu agrado.
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