sexta-feira, 3 de julho de 2015

Companheiros de estrada

O passeio de domingo (1841).
Carl Spitzweg (1808-1885).
Óleo sobre tela (28 x 34 cm).
Museum Carolino Augusteum, Salzburg.

Em 7 de Maio do ano passado, publiquei no meu blogue, um texto intitulado “Companheiros de estrada”, que diz o seguinte:É bem conhecida a minha postura perante o mundo e a vida, bem como a capacidade de trilhar caminhos com quem pensa de maneira distinta da minha. São aqueles a quem chamo os companheiros de estrada. Naturalmente que aquilo que consigo caminhar com cada um deles é diferente, porque eles são diferentes entre si e ninguém pode impor passos a outro.
Sou um homem livre, sem peias nem albardas no pensamento. Não sigo cartilhas, sejam elas da Rua da Palma, da Soeiro Pereira Gomes, do Largo do Rato, da Rua de S. Caetano ou do Largo do Caldas. Sou um franco-atirador, como gosto de dizer. Prezo muito a amizade e lidar com pessoas com carácter. São factores que para mim, valem mais que quaisquer interesses político-partidários e não se veja aqui da minha parte qualquer formulação axiomática contra os partidos, os quais considero pilares da democracia. Veja-se sim a importância que atribuo à amizade e ao carácter das pessoas. Para mim, a palavra é sagrada e os compromissos assumidos devem ser respeitados. Não se pode fazer como alguns miúdos que quando estão a perder, mudam as regras do jogo. Isso é falta de carácter e ao proceder assim, quem o faz perde credibilidade e fiabilidade em acordos futuros. Quando um companheiro de estrada me impõe passos que eu não queria dar, termina o companheirismo de estrada. Sabem porquê? “Gato escaldado, de água fria tem medo””.
Foi na qualidade de companheiro de estrada que fui convidado a integrar o Conselho Consultivo Independente da Federação de Évora do PS, tido como “um espaço de diálogo político e de auscultação da sociedade civil”, “constituído por cidadãos independentes de reconhecido mérito social, residentes ou naturais de todos os concelhos do Distrito de Évora”. São atribuições do Conselho: “Receber informação sobre as propostas do PS e sobre todos os demais aspectos da vida política nacional, regional e local onde o PS intervenha; - Emitir opinião sobre assuntos relevantes, prioritariamente para o distrito, e, ou, para cada um dos seu municípios, que podem revestir a forma de recomendações formais aos órgãos do PS, aos seus autarcas e aos seus deputados”.
A tomada de posse do Conselho foi conferida pelo Presidente do PS, Carlos César, e teve lugar no passado sábado, 30 de Maio, no Hotel Vila Galé, em Évora. Seguiu-se a discussão e emissão de parecer sobre o projecto de programa eleitoral para o distrito de Évora, intitulado "20 Prioridades para a Próxima Legislatura". Houve um debate vivo e mutuamente enriquecedor. O documento apresentado reuniu na sua generalidade o consenso de todos os conselheiros, tendo sido dadas sugestões de melhoria do documento base à Comissão Política Distrital do PS, visando a sua integração na proposta final.
As “20 Prioridades para a Próxima Legislatura" são medidas que os deputados do PS, eleitos pelo Círculo Eleitoral de Évora para a próxima Legislatura, assumem o compromisso de defender perante a população do distrito. Creio que o farão. Se não fizerem, têm aqui um amigo à perna.

Sem comentários:

Enviar um comentário