domingo, 28 de junho de 2015

Município de Estremoz e Comissão Nacional da Unesco assinaram protocolo


Transcrevo com regozijo e com a devida vénia,
a Notícia do Município de Estremoz, nº 2057,
de 26 de Junho de 2015.
  
Decorreu hoje, dia 26 de Junho, a inauguração da nova exposição permanente do Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho e foi assinado o Protocolo de Cooperação entre a Comissão Nacional da UNESCO e o Município de Estremoz, para a criação do Centro UNESCO para a Valorização eSalvaguarda do Boneco de Estremoz.
A representar a Comissão Nacional da UNESCO esteve presente o Ministro plenipotenciário Jorge Lobo de Mesquita, Embaixador da Comissão Nacional da UNESCO, que agradeceu ao Presidente da Câmara, Luís Mourinha, pelo bom trabalho até aqui desenvolvido, acrescentando que com a criação deste Centro, os Bonecos de Estremoz serão ainda mais divulgados, valorizados e reconhecidos não só a nível regional, mas também nacional e internacionalmente.
O Presidente da Câmara, Luís Mourinha, após a assinatura do referido protocolo falou da importância do Centro, como sendo mais um passo, para a salvaguarda do Figurado de Estremoz, entregando ao Embaixador um “Amor é Cego”, como representante da riqueza patrimonial que são os Bonecos de Estremoz.
Após a assinatura do documento, foi feita uma visita guiada ao Museu Municipal, que foi renovado nas salas dos Bonecos de Estremoz e Arte Popular e criado um novo espaço dedicado à Faiança de Estremoz.