quarta-feira, 4 de março de 2015

20 - Ricardo Fonseca, o benjamim dos barristas

Porco – Paliteiro (2014). 
Ricardo Fonseca (1986-  ).
Colecção particular.
  
Paliteiros zoomórficos constituem a mais recente produção do figurado de Estremoz. Trata-se de uma criação do jovem barrista Ricardo Fonseca.
Natural de Estremoz, onde nasceu há 29 anos, o artesão tem o 12º ano de escolaridade, tendo cursado Artes na Escola Secundária Rainha Santa Isabel. Sobrinho das Irmãs Flores, logo em criança se sentiu atraído pelo trabalho das tias e começou a manusear o barro, usando a técnica tradicional dos bonecos de Estremoz. Quando saiu da Escola em 2005, começou a trabalhar com elas na oficina-loja do Largo da República. A manufactura de bonecos passou então, de brincadeira a actividade profissional, executada com prazer e igualmente com grande paixão, o que o leva por auto-desafio a criar imagens cada vez mais complexas.
Na opinião de Ricardo, as pessoas gostam dos Bonecos de Estremoz, não só pela sua singularidade, como pelo facto de reflectirem fielmente a identidade cultural alentejana.
Habitualmente e conforme as encomendas, faz de tudo um pouco, dentro e fora do núcleo central do figurado de Estremoz. Todavia, hoje em dia, o que tem mais procura são modelos como “O Amor é Cego”, “Primavera”, “Rainha Santa Isabel” e “Presépios”, tanto clássicos como mais populares ou mais estilizados. São estas as peças que mais confecciona. A sua aquisição é feita por todo o tipo de pessoas, oscilando os preços entre os 20 e os 250 euros.
Para além de inúmeros presépios, cujas particularidades se torna difícil descrever, são de sua criação, figuras das quais as mais recentes são: “ O professor”, “Fernando Pessoa”, “Cavaleiro Tauromáquico”, “Forcado” e “Rainha Santa Isabel alimentando um pobre”. As suas marcas de autor são múltiplas: - “Ricardo Fonseca” com ou sem data ou com data e “Estremoz”, manuscritas e com iniciais maiúsculas; - RF com ou sem data, pintado em cor variável.
De parceria com as tias tem executado exemplares como “Coreto Municipal”, “Presépio de Galinheiro” e “Jogador de bilhar”.
Tem participado em exposições colectivas, não só em Estremoz, como em Espanha e Itália, assim como em Feiras de Artesanato (FIAPE e a FATACIL), no stand das tias. Ganhou o 1º Prémio no Concurso de Barrística “Rainha Santa Isabel”, promovido pelo Município de Estremoz no decurso da FIAPE 2011.
Se tivesse que se dedicar à manufactura de um único tipo de artefactos, escolheria os Presépios, já que estes possibilitam um número ilimitado de cenários, o que se torna estimulante, sob um ponto de vista criativo.



LEGENDA DA FIGURA

3 comentários:

  1. Gostei e comprei há tempos um presépio, na tenda das Irmãs Flores, assinado em baixo com o nome Ricardo Fonseca. Assim vim ter a este site.
    Luís Menezes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís:
      Obrigado pelo seu comentário.
      Julgo que encontrará motivos de interesse no meu blogue, já que edito quinzenalmente posts sobre barrística popular de Estremoz, os quais saem também no quinzenário "Brados do Alentejo", de Estremoz.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar
    2. Luís:
      Leia também:
      http://dotempodaoutrasenhora.blogspot.pt/2014/05/bonecos-de-estremoz-patrimonio.html
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar