terça-feira, 5 de agosto de 2014

7 – Coleccionar bonecos de Estremoz

Fuga para o Egipto (1948).
Mariano Augusto da Conceição (1903-1959).
Museu Rural de Estremoz.

Desde os dez anos de idade que transporto na massa do sangue o espírito de coleccionador. Marca genética ou atávica, não sei, mas que veio ao de cima lá por essa idade, veio. E é um facto tão real como o odor da flor de esteva ou o castanho da terra de barro.
Coleccionar é reunir num todo, objectos que têm pelo menos uma característica ou funcionalidade comum. A motivação para o fazer pode ser diversa, como distintas podem ser as consequências de uma colecção. Pode ficar guardada numa caixa ou arrumada numa prateleira de estante ou mesmo numa vitrina, como também pode ser objecto de estudo numa procura de respostas, desde sempre procuradas pela alma humana.
Umas das coisas que colecciono são os bonecos de Estremoz, os quais descobri há cerca de trinta anos. E digo que descobri, porque efectivamente, nado e medrado em Estremoz, tinha os olhos abertos, mas não via, como acontece a muito boa gente. Até que um dia, os meus olhos foram para além da missão elementar de observar o óbvio. Então a minha retina transmitiu às redes neuronais um impulso nervoso que se traduziu numa emoção com um misto de estético e de sociológico. Foi tiro e queda a minha atracção pelos bonecos de Estremoz.
Bonecos que duplamente têm a ver com a nossa identidade cultural estremocense e alentejana, bonecos que antes de tudo são arte popular, naquilo que de mais nobre, profundo e ancestral, encerra este exigente conceito estético-etnológico.
Bonecos moldados pelas mãos do povo, a partir daquilo que a terra dá - o barro com que porventura Deus terá modelado o primeiro homem e as cores minerais já utilizadas pelos artistas rupestres de Lascaux e Altamira no Paleolítico, mas aqui garridas e alegres, como convém às claridades do Sul.


2 comentários:

  1. Quem tem o prazer de estar ligado ao que a vida lhe trouxe de surpreendente e se coaduna com os desejos, é sempre alguém afortunado. O amigo Hernâni é sem dúvida alguma um bafejado não só por esse motivo, mas pelo facto de ter o condão de tratar a escrita apetitosa para quem o lê. Gostei da forma como se mantem ligado aos prazeres dos tempos de menino através das colecções. Não sei se já alguma vez pensou em se dedicar à feitura de algum livro, se ainda não ? Espero um dia ver um bom trabalho nesse campo, já que os pequenos trechos que escreve sobre os seus prazeres são sempre muito bem arquitectados e me dão prazer ao lê-los. Um abraço fraterno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Fonseca:
      Obrigado pelo seu comentário. Como sou preguiçoso até agora só publiquei o livro BONECOS DA GASTRONOMIA
      http://dotempodaoutrasenhora.blogspot.pt/2010/12/lancamento-da-2-edicao-do-livro-bonecos.html
      e MEMÓRIAS DO TEMPO DA OUTRA SENHORA / ESTREMOZ-ALENTEJO
      http://dotempodaoutrasenhora.blogspot.pt/2012/09/memorias-do-tempo-da-outra-senhora.html
      Todavia, tenho muito jogo na manga. Lá iremos a seu tempo.
      Um abraço para si, amigo.

      Eliminar