sábado, 10 de agosto de 2013

O palrão

Pisador. Peça de arte pastoril
da autoria de Joaquim Espada,
"O palrão", Redondo.

Foi Luís Vaz que disse:

Todo o Mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Daí que o meu pensamento gere arquétipos, que me lançam o repto de os localizar e me conduzem ao supremo êxtase quando concretizo o desejado encontro.
A arte pastoril é um desses arquétipos. Sexta-feira à noite fui ocasionalmente a uma feira de artesanato no Redondo. Aí conheci Joaquim Espada, vulgo “O palrão”, um antigo assalariado rural com as mãos calejadas e fadadas para talhar e bordar madeira.
Oitenta e sete anos de vida, a maioria dos quais a comer o pão que o diabo amassou. Conversador nato, espírito brilhante e inteligência viva, neutraliza completamente e reduz à impotência verbal, intelectuais citadinos à procura de aventuras epistemológicas. Ficam mansos, fascinados pela fluência do verbo cristalino que espontaneamente lhe brota da "caxa do pêto". Todavia eu sou rodado nestas andanças e mentalmente sou um campaniço. Daí que em simultaneidade com o acto iniciático de receber das suas mãos uma peça gerada pela beleza complexa que lhe povoa a alma, eu tenha exclamado:
- Obrigado, companheiro. O nosso caminho passa por aqui.

2 comentários:

  1. Eu não resisto, ainda que tente, a não comentar , e depois ficar com o sentimento , de que " estou a ser ridícula" . Adoptei, face à densidade da sua escrita, a postura que inculcava nos meus alunos , " Nunca tenham medo de expressar a vossa leitura do tema que está a ser debatido ... a multiplicidade de leituras ... a intersubjectividade partilhada está na génese da construção de um mundo melhor"A Ilustração escolhida é espantosa , demorei -me na leitura da peça, tentando descodificar os seus elementos decorativos e, de facto é em absoluto ilustrativa da Arte Pastoril!... O texto, como sempre, faz-me desafios ... Os arquétipos ? Não estou certa de se estar perante o conceito neoplatónico ou o de Jung .
    Tenho de agradecer todos os desafios que me está a proporcionar.
    Conceição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conceição:
      Muito obrigado pelo seu comentário. A resposta possível está no post:
      O MEU CAMINHO
      http://dotempodaoutrasenhora.blogspot.pt/2013/08/o-meu-caminho.html

      Eliminar