sábado, 28 de janeiro de 2012

Começou o Outono


José Malhoa (1855-1933). Óleo sobre tela (46 cm x 38 cm).
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa.


O Outono (do latim autummus) é uma das quatro estações das zonas temperadas, compreendida entre o Verão e o Inverno, que corresponde aos meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro no Hemisfério Norte. Caracteriza-se por um declínio gradual da temperatura e é marcada por tempo chuvoso, ventoso e pouco ensolarado.
Sob o ponto de vista astronómico, no Hemisfério Norte, o Outono boreal vai desde o equinócio de Outono (a 22 ou 23 de Setembro e excepcionalmente 21 ou 24 de Setembro), ao solstício de Inverno (a 21 ou 22 de Dezembro). No Hemisfério Sul, o mesmo período corresponde à Primavera e o Outono austral começa em 20 ou 21 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho.
No Outono, as árvores de folha caduca preparam-se para passar ao estado de dormência no Inverno, constituindo reservas a serem utilizadas na produção de botões para a subida da seiva na Primavera. Perdem assim as folhas finas e flexíveis que poderiam congelar, o que as tornaria não funcionais. A árvore recupera substâncias úteis presentes nas folhas, armazena-as e/ou recicla-as a fim de as reutilizar no início da Primavera. As folhas perdem a clorofila, substância responsável pela cor verde, adquirindo a cor de outros pigmentos presentes anteriormente, mas ocultos devido à presença da clorofila. Colorem-se então de amarelo devido à presença de carotenóides ou até mesmo de vermelho devida à presença de antocianinas.
No Hemisfério Norte, o Outono é a época das colheitas, especialmente culturas de Verão: milho, girassol, etc. e todos os tipos de frutos: maçãs, peras, marmelos, etc., frutas secas: castanhas, nozes, avelãs, etc., e uvas. É também o período das lavras.
No adagiário português, a presença implícita do Outono é vasta, já que engloba adágios relativos aos meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro. Todavia, a sua presença explícita é muito escassa, já que apenas localizámos a existência de quatro adágios relativos ao Outono:
- Logo que o Outono venha, procura a lenha.
- No Outono o Sol tem sono.
- Quem planta no Outono, leva um ano de abono.
- Um dia de Outono vale por dois de Primavera.

Publicado inicialmente a 28 de Janeiro de 2012

10 comentários:

  1. O Outono é uma estação de eleição dos poetas e pintores,pela presença de cores ocre e avermelhados
    sinal de maturação das folha e frutos. Gosto do Outono por ser já uma aproximação da quadra natalícia. Como sempre o professor mais uma vez informou da verdadeira alteração das cores. Obrigada
    Rosa Casquinha

    ResponderEliminar
  2. Rosa:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Um grande abraço para si.
    Hernãni

    ResponderEliminar
  3. Mais rigorosamente começará amanhã, dia 22, Domingo, às 20:44 horas!
    Carlos Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos:
      Obrigado pelo seu comentário.
      No texto refere-se a 22 ou 23.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar
  4. Gostei de ler...
    No Outono, também nós, temos tendência para o recolhimento.
    Na medicina chinesa, o Outono, é a estação do elemento metal, tempo de maturidade e colheita, tempo de despedida do calor do verão e dos dias agradáveis do fim do verão. Ao metal atribui-se o sentimento de tristeza. Os dias vão ficando mais curtos e frios, e as plantas, os animais e os seres humanos começam a recolher dentro de si mesmos. Este facto explica, segundo a filosofia chinesa, a ideia básica do elemento metal: condensação e concentração, as forças dirigem-se para dentro.
    Um abraço
    Helena Caracol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena:
      Obrigado pelo teu comentário, que muito valoriza o presente post.
      Um abraço para ti, também.

      Eliminar
  5. Bom dia Hernani... ao contrário aqui no hemisfério sul.. fatejamos a estação mais lindo do ano.. a mais florida, a mais perfumada..temos aqui muita árvores que nesta época enche -se flores enfeitando e perfumando nossas cidades, campos e tbm nossas casas.. porque encontramos flores a preço baixissimo .. obrigada por seu comentário.. fazendo assim que conheçamos um pouco mais de outro pais... tenha uma excelente semana... abraços meu amigo...

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito do Outono, daqueles dias frescos, mas de sol.... Um sol dourado mas com alguma vergonha... E da cor das árvores... É lindo o campo, nesta altura !
    Interessante a ideia de ser uma época de recolhimento interior...
    Obrigada pelo seu trabalho e dedicação, Amigo Hernâni!
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernanda:
      Obrigado pelo seu estimulante comentário, que como sempre muito aprecio.
      O importante é o espírito positivo, a disponibilidade para amar e o gosto em partilhar. De resto, todas as estações são boas
      Um abraço para si, amiga.

      Eliminar
  7. É no Outono que as cidades com ambiente urbano, arquitectónico, e humano, condizentes com esta Estação do Ano, revelam todo a sua essência e beleza, como é o caso da Cidade do Porto.

    ResponderEliminar