sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A criação na Bíblia Sagrada

GALO E GALINHAS
Aelbert Cupy (1620- 1690)
Óleo sobre painel (48x45 cm)
Museum voor Schone Kunsten, Ghent.

Na Bíblia Sagrada, a galinha é referida como mãe que protege os filhos e simultaneamente como fêmea perante a qual o galo machista se empina. Este por sua vez, vê o seu canto citado como sinal do apóstolo Pedro negar três vezes a Jesus. Vejamos, em pormenor, o que dizem os livros sagrados:

GALINHAS
(Provérbios 30)
29. Existem três seres com belo porte, e um quarto de andar imponente:
30. o leão, o mais valente dos animais, que não recua diante de ninguém;
31. o galo empinado diante das galinhas; o carneiro que vai à frente do rebanho; e o rei que chefia o seu exército.
(São Mateus 23)
37. "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!
(São Lucas 13)
34. "Jerusalém, Jerusalém, tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!
GALOS
(Provérbios 30)
29. Existem três seres com belo porte, e um quarto de andar imponente:
30. o leão, o mais valente dos animais, que não recua diante de ninguém;
31. o galo empinado diante das galinhas; o carneiro que vai à frente do rebanho; e o rei que chefia o seu exército.
(São Mateus 26,34)
Jesus declarou: "Eu te garanto: esta noite, antes que o galo cante, negar-Me-ás três vezes".
(São Mateus 26,74)
Então Pedro começou a maldizer e a jurar, dizendo: "Nem conheço esse homem!" Nesse instante, o galo cantou.
(São Mateus 26,75)
Pedro lembrou-se então do que Jesus tinha dito: "Antes de o galo cantar, negar-Me-ás três vezes". E, saindo, chorou amargamente.
(São Marcos 14,30)
Jesus disse a Pedro: "Eu te garanto: ainda hoje, esta noite, antes que o galo cante duas vezes, negar-Me-ás três vezes".
Sã(o Marcos 14,68)
Mas Pedro negou: "Não sei nem compreendo o que dizes!" E o galo cantou.
(São Marcos 14,72)
Nesse instante, o galo cantou pela segunda vez. Pedro lembrou-se de que Jesus lhe havia dito: "Antes de o galo cantar duas vezes, negar-Me-ás três vezes". Então Pedro começou a chorar.
(São Lucas 22,34)
Jesus, porém, respondeu: "Pedro, Eu te digo que hoje, antes que o galo cante, três vezes negarás conhecer-Me".
(São Lucas 22,60)
Mas Pedro respondeu: "Homem, não sei do que estás a falar!" Nesse momento, enquanto Pedro ainda falava, um galo cantou.
(São Lucas 22,61)
Então o Senhor voltou-Se e olhou para Pedro. E Pedro lembrou-se de que o Senhor lhe havia dito: "Hoje, antes de o galo cantar, negar-Me-ás três vezes".
(São João 13,38)
Jesus respondeu: "Darias a vida por Mim? Eu te garanto: antes que o galo cante, negar-Me-ás três vezes".
(São João 18,27)
Pedro negou de novo. E, na mesma hora, o galo cantou.

4 comentários:

  1. Caro Hernâni

    Gostei muito, mas fiquei procupado!! o meu bom Amigo já começou a ler os livros sagrados e logo sobre o galo e o Pedro!!

    Abraço
    Pedro Vaz Pereira

    ResponderEliminar
  2. O prazer de sempre o ler e...aprender.
    Abraço.
    Hélio Matias

    ResponderEliminar
  3. Pedro:
    Decerto deve estar a brincar, porque julgo sabe que sou ateu desde os doze anos, o que não me coarta a liberdade de fazer citações bíblicas na abordagem multifacetada dum tema, como é o caso das "aves de criação", iniciada com o texto "O mercado da criação em Estremoz". De resto, não tenho reservas mentais nenhumas, nem faço juízos de valor, nem em relação a crentes, nem a agnósticos. São opcções de consciência e do espaço de liberdade de cada um.
    Um abraço:
    HM

    ResponderEliminar
  4. Caro Hernâni,

    Como homem da ciência, certamente, dará mais valor ao palpável, sujeito a prova e demonstração.
    O Galo e a Bíblia.
    Mas tudo o que é espectável, não é susceptível de ser medido ou demonstrado, enquanto não decorrer esse lapso tempo.
    Na sua resposta ao Pedro, disse:"julgo sabe que sou ateu,...", será que sabe mesmo? Não o Pedro, mas o Senhor.
    Cumprimentos, nesse arco de liberdade.
    Adriano

    ResponderEliminar