domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ontem foi dia de aniversário


Este blogue fez ontem anos, pois surgiu a 19 de Fevereiro passado, como blogue pessoal, com posts originais, fruto da criação literária e da recolha etnográfica do seu autor.
Aqui assumi “A escrita como Instrumento de Libertação do Homem” e centrei a escrita em conteúdos que têm a ver com a Cultura Portuguesa, bem como com o Alentejo, muito particularmente os Usos e Costumes, a Arte Popular e a Identidade Cultural Alentejana. O meu campo de acção, centra-se nas coisas “DO TEMPO DA OUTRA SENHORA”. Não todas, mas aquelas que me tocam a alma.
Decorrido um ano de vida, é altura de fazer um balanço, pelo que faz sentido apresentar alguns números relativos a este blogue:


Como comentário pessoal seja-me permitido dizer o seguinte:
1) O número de comentários revela interactividade com o leitor;
2) O número de visitas, bom para um blogue de âmbito local, é fraco para um blogue que se assume como de âmbito nacional.
O blogue tem como rectaguarda de apoio:
1) Uma página pessoal no Facebook com 4.030 amigos;
2) No Facebook um Grupo de Fãs homónimo do blogue, integrado até ao presente por 1.599 membros;
3) A divulgação dos posts editados no blogue é realizada através de postagens efectuadas naquelas páginas do Facebook, bem como no Twitter.
O blogue tem 128 seguidores através do “Google Rede Social” e 41 através dos “Networked Blogs”, o que muitos blogues de âmbito nacional não têm.
O blogue aposta forte na selecção de links para outros blogues e tem ao longo do tempo solicitado permuta de links, visando suscitar a conectividade, a fim de facilitar a divulgação da sua existência, a circulação de informação e a interactividade. Tem sido uma tarefa difícil e mal sucedida. A esmagadora maioria dos blogues de âmbito nacional contactados, nem sequer se dignaram responder. A sua resposta foi um petulante e olímpico silêncio. É uma atitude que pode ser classificada como bloqueio de informação e que em termos éticos é deselegante. O se poderá ser compreensível em blogues que falam “politiquez”, é menos compreensível em blogues da área cultural como este. Mas eles lá saberão porquê.
Este blogue é trasnsversal à política, ao regime e às capelinhas estético-literárias que por aí há. E assim continuará com o apoio crescente dos amigos e leitores que nos estimulam através dos seus comentários. É pela motivação que temos dentro de nós e pensando neles, que continuaremos o caminho iniciado.
A todos vós, amigos e leitores, o meu muito obrigado.

11 comentários:

  1. Parabéns pelo Aniversário! Parabéns pelo Blogue, Parabéns pela Escrita e Parabéns pela Simpatia!

    ResponderEliminar
  2. Embora com um dia de atraso...dou os meus parabéns ao Professor Hernâni pelo aniversário do seu blogue.
    Com ele tenho enriquecido os meus saberes... e com ele continuarei até que as forças me deixem...
    Parabéns Professor

    Um abraço

    Maria da Cruz

    ResponderEliminar
  3. Adérito Rodriguesdomingo, 20 fevereiro, 2011

    Parabens e sempre em frente, parar é morrer !!!
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo aniversario.
    Esse blog, é muito especial,tem alma, pois todos os posts, são interessantes., culturais, literarios e eu adoro!!
    Sou leitora assídua..

    Abraços a todos leitores.

    Vall Cardoso - SP- Brasil.

    ResponderEliminar
  5. Olá Hernani
    Muitos parabéns pelo 1º aniversário deste "blogue" que "frequento" com alguma irregularidade, mas com muito prazer, há alguns meses.
    Gostei bastante dos textos sobre as brincadeiras ( jogo do botão, do arco...) que me fizeram recordar a minha própria infância.
    Permita-me uma pequena critica - com textos normalmente tão bem escritos num português correcto não me parece necessário a utilização de termos como - post,postagem, site, link... que poderiam ser facilmente substituídos por - publicação, sitio, ligação...

    Um abraço

    Fernando Sarzedas

    ResponderEliminar
  6. Embora seja recém chegada, acredite que sinto que eu, e todos os outros que "o" visitam é que temos muito que lhe agradecer.
    Parabéns e, por favor, continue !

    ResponderEliminar
  7. Tenho acompanhado com assíduidade este maravilhoso espaço cultural e de opinião com publicações excelentes nos mais diversos temas.~
    Parabéns por todo este esforço e trabalho em prol da nossa cultura.
    Um abraço amigo e sucesso e longa vida !

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo aniversário deste espaço que tão bem retrata a nossa terra.

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns pelo aniversário do seu blog que tão bem retrata a nossa terra.
    Felicidades Professor

    ResponderEliminar
  10. Hernâni, meu amigo!...Parabéns pelo teu Blogue e pela " Cruzada" que intentaste levar a cabo junto dos leitores. Especialmente aqueles que gostam de se munir culturalmente de informações e detalhes que não são muito comuns na " Blogosfera". E o trabalho que isso dá!...A verve da pesquisa consome-se nas intermináveis noites;o apronto da dádiva nem sempre é compreendido quando dá à estampa!...Mas a missão intenta os trilhos de persistir e há sempre( como na canção), um outro amigo leitor.
    PARABÉNS!...E NÃO PERMITAS O ORFANATO DAS COISAS ESQUECIDAS QUE TÃO BEM FAZES REVIVER!...
    Um abraço e Continua sempre!...

    ResponderEliminar
  11. Tenho que assentar na minha agenda! (de papel)Que o blogue e seu autor contem muitos e bons, o que pelos 365 dias da amostra, não só promete como concerteza se realizará.
    O meu "blogue" ao pé do seu é um "piqueno", mas também não tem ambições tão altas, embora seja mais velhote, e sobretudo pouco assíduo (eu autora me confesso). Mas não há nada melhor que "blogar" pois não? Não se importe com os links silenciosos (o meu não o será, prometo). Com uma pitada de independência, muitos e muitos parabéns!
    Patrícia

    ResponderEliminar