segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A ânsia de toda a beleza do mundo



O cancioneiro popular encarregou-se de "arranjar um par de botas" aos sapateiros, que geralmente nele são mal vistos. Talvez porque haja repentistas que são autênticas "linguinhas de prata":

“Sapateiros e alfaiates
São uma súcia de ladrões:
Sapateiro furta a sola,
Alfaiate, os botões.” [1]

Já a nível da arte pastoril, parece existir maior apreço pelos sapateiros, uma vez que na solidão eremítica da charneca alentejana, o rabadão que já fora zagal e já andara descalço, sabia o que era andar a pé limpo por sobre a terra escaldante, as rochas angulosas ou a vegetação parente do saramago.
Quem anda a pé limpo, tem um pé blindado, que só encontra parente próximo nas mãos do cortiçeiro envolvido em tórrida e recente despela.
Quantos não foram os camponeses alentejanos que usaram calçado pela primeira vez, quando foram à tropa?
Por isso, o camponês alentejano era capaz de exaltar e mitificar coisas aparentemente comezinhas, como o calçado.
É o caso deste sapato (9, 5 x 2 x 3 cm), talhado e bordado em madeira, por quem se identificou com a obra e resolveu deixar na sola, a sua marca de criador: JMV.
Comprado no Mercado das Velharias em Estremoz, mercado de memórias, onde eu faço parte da “mobília”, na qualidade de comprador.
Não é um sapato frívolo de quem anda envolvido em danças de salão. É um sapato sóbrio e austero, nascido da alma de quem conhece a dureza do que é andar a pé limpo num solo que corta como lancetas. Mas é um sapato bordado, porque o camponês, servo da gleba, tinha na sua alma, a ânsia de toda a beleza do mundo.

[1] – ALCÁÇOVAS – Recolha de VASCONCELLOS, J. Leite de. Cancioneiro Popular Português. Volume I. Acta Universitatis Conimbrigensis. Coimbra,1975.

6 comentários:

  1. Olá... adorei este texto! Tive lembranças da minha infância em que meu avô era sapateiro!!!
    Aproveito pra comentar, que aqui no Brasil se comemora, hoje dia 06/09 Dia do Alfaiate!
    Abraços

    Cassinha

    ResponderEliminar
  2. Nao sei bem como vim aqui parar... no entanto, nao queria (ja que aqui estou) deixar de comentar muito positivamente, o que foi brilhantemente escrito e descrito... sinto "inda" hoje, esse Alentejo tao sobriamente narrado, tao rico em agrestias. Nao que tenha andado descalço nem passado privaçoes mas porque conheço o nosso Alentejo profundamente. E que todos o preservemos assim, tao puro e tao belo.
    Saudaçoes Bejenses.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Manuela:
      Obrigado pelo seu comentário.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar
  4. Não sou alentejano mas sou, assim como, uma espécie de alentejano-sem-travões, sou algarvio e,desde há muito, gosto do alentejo e, de um modo geral, da sua gente. Tive muitos, e ainda tenho alguns, amigos alentejanos. Gostei muito deste texto do amigo, permita-me, Hernani Matos

    ResponderEliminar