sábado, 27 de fevereiro de 2010

Os candeeiros a petróleo



Nascido em 1946, sou duma geração que nasceu e viveu iluminada pelo candeeiro a petróleo. À luz do petróleo se jantava em casa dos meus pais e à luz do candeeiro se seroava e se contavam histórias desse dia e histórias de família, a perder no tempo.
À luz do petróleo aprendi a juntar as primeiras letras, assim como a ler e a escrever.
Os sessenta e três anos que atravessam longitudinalmente a minha vida, levaram-me a conhecer sucessivamente as lâmpadas incandescentes, as lâmpadas de halogéneo, as lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas de descarga e os leds.
A minha costela de coleccionador, aliada à necessidade de registar materialmente a memória do passado, levou ao gosto pela iluminária popular, o que se traduziu em ter reunido ao longo dos anos, um razoável conjunto de candeeiros de petróleo. Especímenes diferentes no tamanho, no material (vidro, loiça, metal, mistos), na geometria, na cor do vidro, na decoração, nas chaminés, porém todos eles com um elo comum: o serem candeeiros a petróleo. Este meu gosto pelos candeeiros tem a ver com memórias de infância, nas quais o combustível era para mim o mal amado.
Ainda hoje me lembro do cheiro pestilento a petróleo, que me era assaz desagradável, ao ponto de ainda hoje o ter entranhado nas narinas, talvez por desde sempre ter sido dotado de um razoável faro de perdigueiro.
Deu-se ainda o caso de uma certa vez, aí pelos doze anos de idade, ter esparramado petróleo para cima dos sapatos. Como? A minha mãe mandou-me ao petróleo à drogaria da D. Virgínia, a cerca de vinte metros da casa onde então morávamos na Rua da Misericórdia, em Estremoz. E a garrafa teve que ir embrulhada em papel de jornal, porque ela queria assim e assim tinha que ser. No regresso, já do lado de fora da drogaria, resolvi pegar na garrafa pelo gargalo, mas não sei como é que me arranjei, que quando dei por mim, tinha a rolha e a o papel de jornal na mão direita. A garrafa, farta de me estar nas mãos, libertara-se do meu jugo e armada em S. João Baptista, baptizara-me os sapatos, que assim ficaram bentos para o resto da vida. Todavia, fiquei dispensado de os usar, enquanto estes retiveram os odores nauseabundos do seu baptismo forçado. O que não fiquei livre, foi de ter de ir logo de seguida, comprar novamente petróleo à mesma drogaria. E que julgam? Mais uma vez numa garrafa embrulhada em papel de jornal. Porém, desta feita, com uma séria advertência:
"- Vê lá bem o que fazes! "
Bom, mas então tive mais sorte e tal como uma formiga no carreiro, lá fui direitinho a casa, onde cheguei vitorioso com a garrafa incólume, toda embrulhadinha como a minha mãe gostava. Pude então mudar de sapatos e lavar os pés com sabão azul e branco. Num alguidar de zinco, é claro. Porque banheiras e bidés, então só em casa de ricos.
Mais tarde vim a perceber porque é que Thomas Edison (1847-1931), o mais prolífico dos inventores americanos, entre as 1093 patentes das suas descobertas, incluía a lampada eléctrica de incandescência. É que sendo o filho mais novo de uma família de sete irmãos, enquanto rapaz tinha a seu cargo a manutenção dos candeeiros de petróleo lá de casa, tarefa para si abominável. Lá diz o rifão: “A necessidade é mestra de engenho”.  

6 comentários:

  1. Como eu tenho gostado de ler os seus posts!!!...não poderá fazer uma pequena ideia,desde o dia que tive a brilhante ideia de adicionar-me aos Alentejanos no Facebook,nunca mais parei de o ler, claro despertou-me curiosidade por ser de Estremoz, e tudo isso juntando o agradável ao útil me tem levado a viver memórias que estavam muito escondidas no mais profundo das minhas recordações,hoje aqui com estes candeeiros ,também tenho um com mais de cem anos,muito vulgar mas adoro-o.Gostaria de poder copiar algumas daquelas quadras magnificas e publicá-las no meu mural,diga.me por favor se posso fazê-lo?Apenas posso desejar-lhe boa escrita e que nunca a inspiração lhe falte para estes textos simples e de fácil compreensão.

    Adelina Trindade uma leitora de S.Bento do Ameixial,a viver em Azambuja

    ResponderEliminar
  2. Velhos tempos!... Não tendo a sua idade, mas com forte desejo de lá chegar, ainda vivi uma boa meia duzia de anos à luz da candeia ou lamparina ou candeeiro a petróleo e querosene, do lampião e, até, do gasómetro que era atestado com pedras cinzentas de carboneto! Com certeza que o caro amigo se lembra. Era uma coisa de outro mundo aquilo do carboneto mais água e um fósforo punha aquilo a arder!!!!!!!!... Crianças daqueles tempos!... Agora já nascem a saber tudo. Menos o que é um candeeiro a petróleo, uma lamparina de torcida ou um gasómetro de carboneto!...



    Escolha entre... beijos e abraços

    ResponderEliminar
  3. Adorei este texto tb estes candeeiros fazem parte da minha infancia.

    ResponderEliminar
  4. Meus Amigos pois eu me lembro bem de tudo isso, das candeiasde de azeite, do carboneto , e do petróleo ,passei tudo na minha infancia, tenho 74 anos, e bem me recordo, é para mim uma saudade , pois que nesse tempo tinha os meus pais, e era assim que tambem, a noite tinha mos essa réstia de luz , á qual nos abitua mos, no inverno, era mais triste claro, mas olha assim fomos crescendo, para hoje mostrar a esta juventude, que eles hoje vem melhor que noz, nada vos falta , e dizem que querem isto e aquilo, são uns meninos ricos , tenho dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Álvaro:
      Obrigado pelo seu comentário.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar