quarta-feira, 21 de maio de 2025

Assobios de se lhes tirar o chapéu


Pucarinho enfeitado (assobio)

LER AINDA


Desde 2019 que venho acompanhando o trabalho da barrista Inocência Lopes e a ele me tenho referido nos meus escritos. Daí que possa afirmar que o mesmo se pauta por um estrito respeito pela técnica de produção e pela estética do Boneco de Estremoz. É, de resto, um trabalho revelador duma busca incessante de perfeição e de um caminho muito próprio.

A barrista, dotada de forte personalidade artística, tem-se afirmado através de um estilo pessoal, caracterizado por marcas identitárias diferenciadoras que a distinguem dos demais barristas.

A minha colecção integrava até agora apenas três trabalhos seus, correspondentes a temas que me são gratos: “Ceifeira”, “Primavera” e “Amor é cego”.  A eles se vieram juntar recentemente quatros assobios: “Pucarinho enfeitado”, “Candelabro enfeitado”, “Terrina enfeitada” e “Arco enfeitado”, encomendados há um ano atrás, no acto inaugural da sua exposição no Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz. Tal facto é revelador de que a barrista “não tem mãos a medir”, o que muito me congratula, por confirmar o reconhecimento público do trabalho da barrista.

Os assobios criados por Inocência Lopes, constituem uma verdadeira mudança de paradigma. Na verdade, os assobios de barro vermelho de Estremoz integravam até então na sua decoração uma figura zoomórfica, antropomórfica ou mista. Com Inocência Lopes, os assobios passam também a incorporar espécimes de olaria enfeitada como elementos decorativos. Trata-se de uma inovação visualmente harmoniosa, que eu aplaudi e subscrevi, assim que se tornou conhecida.

Com tais criações a barrística de Estremoz ficou mais rica e a barrista prestou uma singela homenagem às bonequeiras de setecentos que estiveram na criação das peças de olaria enfeitada.

Bem-haja, Inocência Lopes. Estamos todos de parabéns.

Hernâni Matos


Candelabro enfeitado (assobio)

Terrina enfeitada (assobio)

Arco enfeitado (assobio)

quinta-feira, 8 de maio de 2025

A rua onde eu moro, que impressão me faz

 

Pedras há muitas


Há 52 anos que moro na rua de Santo André em Estremoz e há mais de 70 que habito na área circundante da vetusta Igreja de Santo André, demolida criminosamente nos anos 60 do século passado, vítima da sanha empreendedora do autodenominado Estado Novo, o qual não olhou a meios para ali construir o actual Palácio da Justiça.
Tenho plena consciência de que a “minha” rua não é o centro do Universo pelo facto de eu lá morar, nem tampouco o centro da cidade, apesar de se situar na sua zona central, contígua ao Rossio Marquês de Pombal, considerado a sala de visitas da urbe. Contudo, a minha sensibilidade leva-me a ter a percepção da realidade de tal microcosmo. Daí que o imperativo da minha consciência cívica me leve a partilhar com o leitor, em tom coloquial, algumas preocupações que por um motivo ou por outro, grassam o meu espírito.

Pedras há muitas
No início do passado mês de Fevereiro rebentaram as águas à terra-mãe, mesmo à entrada da rua de Santo André, junto ao local onde resido. Depois da rápida e bem-sucedida intervenção dos competentes serviços, o problema estava resolvido já no dia 4. Como memória desse dia, decorridos que são 3 meses, perduram as pedras da calçada, encostadas à parede lateral do Palácio da Justiça, como se de contraforte se tratasse. É sabido que a Justiça em Portugal está a precisar de uma reforma profunda. Porém, daí até pôr contrafortes nos Palácios da Justiça que por aí há, vai uma grande distância. É caso para dizer:
- Pedras há muitas, calceteiros é que não!

A sede do felino

A sede do felino
Há dias, em tarde soalheira, fui dar com um gatinho abandonado a beber água de uma cova da calçada, que a chuva da véspera ali vertera. Trata-se de uma das muitas concavidades presentes no local, cuja existência remonta ao tempo dos anteriores senhores. São depressões que teimam em manter uma convivência indesejada com os transeuntes e os veículos que por ali transitam. A imagem enternecedora do gatinho sequioso perdura ainda na minha retina. De tal modo que sou levado a perguntar:
- Que acontecerá ao gatinho se taparem as covas?

 O cemitério de beatas

O cemitério de beatas
A calçada negra, irregular e escalavrada, encontra-se em determinada zona, pejada e conspurcada por uma multiplicidade de beatas nela semeadas, preenchendo os interstícios das pedras. Em tempos de pandemia foram para ali atiradas, pisadas e esmagadas por fumadores, no decurso das infindáveis filas junto à padaria e ao multibanco. Por ali permanecem, vítimas da sua e nossa pouca sorte de termos um tal cemitério em plena via pública. Nem o céu as salvou. Pelo contrário, as águas celestiais vertidas por São Pedro sempre que assim o entendeu, encarregaram-se do resto, consolidando no solo as beatas jazentes. Qualquer delas, em ar de desafio, parece dizer-nos:
- Daqui não saio, daqui ninguém me tira!
No tempo em que havia varredores, elas já não estariam ali. Mas hoje, quando as vassouras são passeadas pela calçada, só é recolhido o lixo maior. Por isso, as beatas ali permanecem como libelo acusatório da falta de civismo dos fumadores, bem como indício e denúncia muda da falta de higiene urbana no local.
Todavia, o despontar das ervas nos passeios, associado a um cíclico renascer da natureza, constituem um lenitivo para as nossas mágoas e um hino de esperança em melhores dias que hão de vir.

Todos ao molho e fé em Deus

Todos ao molho e fé em Deus
No tempo da coligação da mãozinha com as setas (1986-1990) foi criado um parque de estacionamento em cima do passeio, junto aos contentores, o qual sem sobressaltos tem sido utilizado ao longo do tempo. A mãozinha livrou-se das setas (1990-1993), mas o parque de estacionamento continuou, prosseguindo no tempo da foicinha (1994-2005), a que se seguiu novamente o regresso da mãozinha (2005-2009). Depois, foi a vez do polegar levantado, à maneira de César (2009-2021). Retirado este de cena, lá veio novamente a mãozinha (2021-2025) e o parque continuou a ser usado. Por outras palavras, as pessoas têm usufruído do parque de estacionamento ao longo de quase 40 anos.
Acontece que por muitos afazeres ou por estarem distraídos, os senhores nos quais descarregamos periodicamente o papelinho, se esqueceram todos de legalizar o estacionamento, colocando no local a sinalização vertical prevista na lei. Tal omissão foi corrigida recentemente com a aposição no local de sinalização vertical, que restringe o estacionamento a 3 lugares, visando facilitar o acesso aos contentores do lixo e o trânsito pedonal para a Rua 5 de Outubro. Tratou-se de uma medida acertada, uma vez que o estacionamento no local foi sempre do tipo “Todos ao molho e fé em Deus”, como é timbre do Zé português.
Apesar de tudo, o problema não ficou resolvido, uma vez que a instalação da sinalização vertical não foi acompanhada da marcação horizontal a amarelo no pavimento, identificando a localização dos 3 lugares de estacionamento. Na sequência dessa omissão, continua “Tudo como dantes, quartel-general em Abrantes”. Por outras palavras, o estacionamento no local continua a ser do tipo “Todos ao molho e fé em Deus”. Daí que cada um vá estacionando o carro onde lhe dá mais jeito. Até ver.
Publicado no jornal E nº 356 de 8 de Maio de 2025

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Espiga Pinto na Memória de Antigos Alunos

 

Da esquerda para a direita: José Manuel Varge, Hernâni Matos,
Hilário Modas e José Capitão Pardal.

Encerramento da exposição “Memórias do Alentejo”, de Espiga Pinto
Terminou no passado dia 27 de Abril em Estremoz, a exposição “Memórias do Alentejo”, apresentada pela Galeria Howard’s Folly e pelo Legado de Espiga Pinto, a qual ali esteve patente desde 16 de Março.
A mostra, que incluía pintura, desenho, gravura e escultura, visava celebrar o 85º aniversário do consagrado artista plástico José Manuel Espiga Pinto (1940-2014), natural de Vila Viçosa, pintor da 3ª Geração Modernista e da fase tardia do Neo-realismo, o qual foi professor de Desenho na Escola Industrial e Comercial de Estremoz (1960-1965),
As obras expostas, num total de 40, foram criadas na região na década de 60. Interpretam duma forma magistral as mais variadas cenas da vida agro-pastoril do Alentejo da época, constituindo assim um reflexo da identidade cultural alentejana. .

Encontro de antigos alunos de Espiga Pinto
O encontro ocasional de antigos alunos de Espiga Pinto no acto inaugural da exposição, levou-os a recordar a sua vivência com aquele professor/artista durante a sua permanência em Estremoz. Falaram então da simpatia que gerou entre eles, da importância que teve no seu crescimento enquanto jovens e que os marcou muito positivamente. Vá daí que tenham pensado em transmitir individualmente e duma forma organizada esse testemunho, aos filhos Aurora e Leonardo Espiga Pinto, presentes no acto inaugural. Estes acolheram entusiasticamente a ideia, pelo que eu, que não fui aluno do pintor, na qualidade de admirador e de coleccionador, me disponibilizei a dinamizar um Encontro de antigos alunos de Espiga Pinto, o que acabou por ser feito depois de ter sido acordado o local, a data e a hora.
Foi assim que no último dia da exposição e no local da mesma, foram recolhidos a partir das 15 horas, os testemunhos individuais de antigos alunos que foram gravados em vídeo para memória futura. Presentes António Mourato, Arcângela Figueiredo, Conceição Baleizão, Filomena Proença, José Manuel Varge, Hilário Modas, João Proença, João Fortio, José Capitã Pardal, José Luís Garcia e Teodora Mau-Homem Dimas. No final do Encontro era visível a satisfação patente nos seus rostos após o relato da sua vivência com o professor e pelo reencontro de alguns que já não se viam há bastante tempo.

O Encontro visto pelos filhos de Espiga Pinto
Em missiva que me foi enviada após o Encontro e falando em seu nome e em nome de sua irmã Aurora, diz Leonardo Espiga Pinto em jeito de balanço geral do evento: “Foi para nós uma oportunidade inesquecível, de conhecer melhor a faceta de professor do nosso pai, Espiga Pinto (1940-2014). Os testemunhos que recolhemos em Estremoz relatam vivências emocionadas e emocionantes de alunos de 10-13 anos de idade, no Portugal profundo dos anos sessenta do séc. XX, e o impacto que um jovem professor de desenho trouxe às suas vidas.”
Esmiuçando o Encontro acrescenta: “Os ex-alunos foram unânimes na descrição de um homem firme, mas que os marcou pela forma positiva como manifestava a sua crença no potencial único de cada um. Ouvimos histórias sobre este jovem professor — tinha então pouco mais de vinte anos e recém-chegado a Estremoz vindo da Escola Superior de Belas-Artes — que aplicou métodos muito próprios e inovadores de experimentação artística, criando memórias que, sessenta anos volvidos, ainda despertam emoções e saudade.”
Referindo-se à exposição “Memórias do Alentejo”, prossegue: “Quando aceitámos o convite de Howard Bilton, proprietário da Galeria Howard's Folly, para expor a arte de ESPIGA Pinto em Estremoz, foi precisamente com a esperança de que memórias como estas surgissem e de que aqueles que conheceram e privaram com o nosso pai pudessem revisitar a sua obra.” E acrescenta: “Ficamos com sentimento de missão cumprida pelo significativo número de pessoas que visitaram a exposição, vindas um pouco de todo o país, mas especialmente, aos Alentejanos que quiseram partilhar estas Memórias.” Finaliza, expressando “a nossa gratidão a todos os ex-alunos que puderam vir e pela generosidade com que partilharam memórias tão ricas e vividas do nosso pai."

Epílogo
A meu ver, a evocação da memória de Espiga Pinto por alguns dos seus antigos alunos de há sessenta anos, merecia e devia ser retomada, agora duma forma institucional pela Escola onde foi Professor e da qual actualmente é herdeira, a Escola Secundária da Rainha Santa Isabel, em Estremoz. Aqui fica o alvitre.

Publicado no jornal E nº 356 de 8 de Maio de 2025

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Dia Nacional do Azulejo - 2025


Batalha do Ameixial em 1663 (séc. XVIII). Painel de azulejos de uma das salas do Palácio Tocha,
construído no início do século XVIII para residência do capitão Barnabé Henriques e sua família.
No interior sobressaem azulejos que representam cenas campestres, mitológicas ou de batalhas
da História Regional. No edifício funciona actualmente o Museu Berardo Estremoz, inaugurado em
25 de Julho de 2020 e que está dotado de um extraordinário e grandioso acervo azulejar.


Azulejos e Identidade Cultural Nacional
Ao longo de mais de cinco séculos, o azulejo tem sido usado em Portugal, como elemento associado à arquitectura, não só como revestimento de superfícies, mas também como elemento decorativo.
Pela sua riqueza cromática e pelo seu poder descritivo, o azulejo ilustra bem a mentalidade, o gosto e a História de cada época, sendo muito justamente considerado como uma das criações mais singulares da Cultura Portuguesa e um paradigma da nossa Identidade Cultural Nacional.

Dia Nacional do Azulejo
A 6 de Maio assinala-se o Dia Nacional do Azulejo, criado por proposta do Projecto ”SOS Azulejo”’ datada de 2016 e aprovada por unanimidade pela Assembleia da República, em 24 de Março de 2017.
O Dia Nacional do Azulejo é um evento anual que tem como objectivo reconhecer esta tradição e património nacional, projectando a sua importância, constituindo-se, igualmente, numa ocasião de evocação da sua protecção e preservação.
O Projecto SOS Azulejo criado em 28 de Fevereiro de 2007, é de iniciativa e coordenação do Museu de Polícia Judiciária (MPJ), na dependência do Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais (IPJCC), e nasceu da necessidade imperiosa de combater a grave delapidação do património azulejar português que se verificou recentemente, de modo crescente e alarmante, por furto, vandalismo e incúria.

Património Azulejar de Estremoz
O património azulejar da cidade de Estremoz é riquíssimo e está maioritariamente distribuído pelos seguintes edifícios: Convento dos Congregados do Oratório de São Filipe de Néri, Ermida de Santo Cristo, Convento das Maltesas, Convento de São Francisco, Palácio Tocha, Igreja do Anjo da Guarda, Antigo Hospital da Misericórdia, Convento de Nossa Senhora da Consolação, Passos da Irmandade do Senhor Jesus dos Paços, Armaria de D. João V (Pousada da Rainha Santa Isabel), Igreja de Santa Maria, Capela da Rainha Santa Isabel, Igreja de São Tiago, Estação da CP de Estremoz, Quinta de Nossa Senhora do Carmo, Ermida de Nossa Senhora da Conceição e Ermida de Nossa Senhora dos Mártires.
Para além do revestimento interior destes edifícios, há que destacar ainda o extraordinário e grandioso acervo azulejar do Museu Berardo Estremoz, instalado no Palácio Tocha e inaugurado em 25 de Julho de 2020.

Publicado inicialmente a 6 de Maio de 2024

O Milagre das Rosas. Painel de azulejos (126x173,5 cm) de meados do séc. XVIII,
da autoria de Policarpo de Oliveira Bernardes (1695-1778), pintor e azulejista alentejano,
pertencente ao chamado ciclo dos mestres, período em que se produziram as melhores peças
azulejares, do barroco português. Sacristia da Igreja do Convento de S. Francisco, Estremoz. 

Cena de caça (séc. XVIII). Painel de azulejos do Convento dos Congregados de S. Filipe Nery,
actual edifício dos Paços do Concelho de Estremoz. 

Dar de beber a quem tem sede (séc. XVIII). Um dos painéis de azulejos com as
virtudes Cardeais e Teologais, existentes na antiga Igreja da Misericórdia de Estremoz.

Adão e Eva no Paraíso (Séc. XVIII). Painel existente na Capela dos Passos
situada  no alçado exterior direito da Igreja do Convento de São Francisco. 

Milagre da criança salva das águas (c. 1725). Teotónio dos Santos (?). Painel de
azulejos  (2,60 m x 2,40 m). Capela da Rainha Santa Isabel do Castelo de Estremoz.

 Painel de azulejos (séc. XVIII) da Real Fábrica de Cerâmica de Estremoz.
Museu Municipal de Estremoz.

Painel de azulejos policromos de temática mariana (c. 1669).
Ermida de Nossa Senhora da Conceição, templo maneirista
situado nos arredores de Estremoz, edificado no último quartel
do século XVI. 

Painéis de azulejos (meados do século XVIII), saídos de uma grande
oficina lisboeta, cuja temática iconográfica é inteiramente dedicada
a cenas da vida da Virgem e da Infância de Jesus. Ermida de Nossa
Senhora dos Mártires, cuja origem remonta ao reinado de D. Fernando
e terminada pelo Condestável Dom Nuno Álvares Pereira, Senhor
da Vila de Estremoz.

 Estremoz – Mercado de Sábado (1940). Painel azulejar policromático da autoria
de Alves de Sá (1878-1972), fabricado na Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego,
em Lisboa. Estação da CP em Estremoz.

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Israel, minha Vaga Estrela – François Truffaut, Cineasta Marrano

 



Israel, minha Vaga Estrela – François Truffaut, Cineasta Marrano, é o título da mais recente obra de Pedro Martins, a ter lugar no próximo dia 8 de Maio, 5ª feira, pelas 18h 30 min, na ESMCT - Escola de Medicina Tradicional Chinesa, na Rua de Dona Estefânia, 175, em Lisboa.
A sessão será presidida pelo Professor Dr. José Faro, co-director da ESMCT.
A apresentação da obra, estará a cargo do Dr. José António Barreiros.

O livro
Com prefácio de António Cândido Franco, posfácio de Risoleta C. Pinto Pedro e ilustração de capa de Mara Rosa, Israel, Minha Vaga Estrela - François Truffaut, Cineasta Marrano é editado com a chancela da Zéfiro, no âmbito da Colecção Ventos da História.
Neste seu novo ensaio, Pedro Martins opera uma hermenêutica diegético-simbólica da obra cinematográfica do realizador de Les Quatre Cents Coups, filho biológico do baionês Roland Lévy, descendente de cristãos-novos portugueses que se haviam refugiado em França no século XVII.
À luz dos mais modernos estudos sobre o marranismo, onde pontificam, além dos de António Telmo e Moisés Espírito Santo, os de Yarmiyahu Yovel, Nathan Wachtel e Anita Novinsky, e de outros domínios do conhecimento como a psicanálise de Freud, a ciência das religiões, a filosofia e o esoterismo, e em diálogo com os mais reputados especialistas da obra de Truffaut e com a literatura francesa contemporânea, onde se destaca a figura de Pierre Assouline, o autor rasga uma perspectiva inovadora e ousada sobre o corifeu da “Nouvelle Vague”.
Como no prefácio escreveu António Cândido Franco: "Que eu saiba é este o primeiro grande estudo que encara o marranismo na dimensão universal e universalista, deixando cair qualquer territorialidade portuguesa. Mesmo a última das territorialidades, a língua, tão importante ainda para um Samuel Usque, está ausente do estudo de Pedro Martins. Não é a língua portuguesa, ou qualquer aspecto da cultura que desta resulta, que interessa o autor deste livro, mas sim o marranismo, expresse-se ele através da literatura bucólica em línguas ibéricas e ladinas ou através da diegese cinematográfica em francês e inglês – como é o caso de Truffaut."

O autor
Pedro Martins nasceu em Lisboa em 22 de janeiro de 1971. Jurista e advogado licenciou-se em 1993, pela Faculdade de Direito de Lisboa. Pós-graduou-se em Sociologia do Sagrado e do Pensamento Religioso, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Vive há muito em Sesimbra. Aqui ou em Estremoz, conviveu uma década bem contada com António Telmo, de quem é um continuador.
É autor dos livros O Anjo e a Sombra: Teixeira de Pascoaes e a Filosofia Portuguesa (2007); O Céu e o Quadrante: desocultação de Álvaro Ribeiro (2008); O Segredo do Grão Vasco: de Coimbra a Viseu, o 515 de Dante (2011); Teoria Nova da Saudade (2013); Agostinho da Silva em Sesimbra (em colaboração com António Reis Marques, 2014: 2.ª edição, revista e muito aumentada, 2017); Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo (em colaboração com João Ferreira e Rui Lopo, 2014); Um António Telmo: Marranismo, Kabbalah e Maçonaria (2015); António Quadros e António Telmo - Epistolário e Estudos Complementares (em colaboração com Mafalda Ferro e Rui Lopo, 2015); A Liberdade Guiando o Povo - Uma Aproximação a Agostinho da Silva (2016); Agostinho da Silva - A Última Entrevista de Imprensa (em colaboração com António Ladeira e José Pedro Guerreiro Xavier, 2016); Uma Vida de Herói - Morte e Transfiguração de Jaime Cortesão (2018); Deste Lado do Mar de Sesimbra (2022); A Glória da Invenção - Uma Aproximação ao Pensamento Iniciático de António Telmo (em colaboração com Risoleta C. Pinto Pedro, 2023).
Em 2020, posfaciou as primeiras edições completas de Vida Conversável de Agostinho da Silva com Henryk Siewierski, e de Portugal, Razão e Mistério - A trilogia, de António Quadros. Colabora nas revistas A Ideia e Nova Águia.
Fundador do Projecto António Telmo. Vida e Obra, integra a coordenação editorial das Obras Completas de António Telmo e a direcção da Colecção Thomé Nathanael - Estudos Sobre António Telmo.
É membro do Conselho Fiscal do Centro de Estudos Bocageanos e do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros. Integrou a Comissão Científica das Comemorações dos 250 anos do nascimento de Bocage. Tem participado, como orador, em encontros científicos nacionais e internacionais dedicados a figuras como Cervantes, Verney, Bocage, Sampaio Bruno, Teixeira de Pascoaes, Sebastião da Gama, Agostinho da Silva, António Quadros e Miguel Real, e a temas como a Maçonaria, a Saudade, o Espírito Santo, o Futurismo ou a historiografia e a hermenêutica da Filosofia Luso-Brasileira.

FONTES


Pedro Martins, o autor (à esquerda).

terça-feira, 15 de abril de 2025

Benfica - Arouca

 

Bacia de barro vermelho vidrado, de Redondo. Decoração esgrafitada e pintada
com base na tradicional tricromia verde-amarelo-ocre castanho, sobre fundo creme.

O emproamento verbal de quem se regozija com o empate Benfica-Arouca, leva-me a concluir que “A mau falar, boa resposta dar”, acrescido de “Quem muito fala, pouco acerta” e como nada está decidido, remato proclamando: “Bom é saber calar até ser tempo de falar”.

- VIVA O BENFICA!

A matriz do meu pensamento, expressa e veiculada através do texto supra, é invariante e inalterável. Não reage a diatribes verbais reactivas, independentemente da sua origem e motivação. Fazê-lo seria contemporizar com o clima tóxico alimentado pelo fanatismo que grassa nas hostes clubistas.
A meu ver, o exemplo a apresentar à juventude, que é o futuro, é a da elevação e da verdade desportiva, a qual deve ser transversal, abrangendo dirigentes, jogadores e adeptos. O contrário é suicídio dos intervenientes e a morte do desporto. Para tal não podem contar com o meu contributo.

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Estremoz - Recolha e preparação do barro para a cerâmica


Nos dias 11 e 12 de Abril, o Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho, em Estremoz, receberá o workshop de Recolha e Preparação do Barro para a Cerâmica, iniciativa integrada no projeto 2LEGACY, financiado pelo laboratório associado IN2PAST.

O projecto 2LEGACY, liderado pelo laboratório HERCULES da Universidade de Évora, conta com a parceria do Lab2PT da Universidade do Minho, do CRIA da FCSH da Universidade NOVA de Lisboa e do VICARTE da Universidade NOVA de Lisboa, bem como com o envolvimento indispensável do Município de Estremoz e da ADOE. O projeto investiga a importância da argila local na cerâmica tradicional, analisando o seu papel no passado e a sua aplicação em práticas contemporâneas em Estremoz e Barcelos, contribuindo para a ligação entre investigação, património e inovação.

Com o apoio do Centro Ciência Viva de Estremoz (CCVE), este workshop oferece uma oportunidade única para aprofundar e documentar os processos de recolha e preparação da argila, essenciais para a preservação do saber-fazer tradicional e a valorização dos recursos locais. Ao destacar a riqueza da argila endógena e das técnicas cerâmica tradicionais, a iniciativa contribui para a dinamização do património cultural de Estremoz.

Dia 11 de abril, o público inscrito, deve reunir-se no CCVE, pelas 11:00 horas, para transporte para o local da cava do barro e, no dia seguinte, os trabalhos decorrerão no Museu Municipal a partir das 9:30 horas.

Inscrições, até dia 9 de abril em: https://forms.gle/x1QJY5bjE55KgSvL7

Hernâni Matos