segunda-feira, 14 de março de 2011

Deus e a criação das aves


Deus disse: "Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento dos céus." (Génesis 1,20). A CRIAÇÃO: AS AVES E OS PEIXES (1430). Miniatura de Mestre Alexander (activo em France c. 1420-50). Koninklijke Bibliotheek, The Hague.

INTRODUÇÃO
O blogue “DO TEMPO DA OUTRA SENHORA”, assumiu desde o início, como lema seu: “A Escrita como Instrumento ao Serviço de Libertação do Homem”.
O anseio de Liberdade é uma das constantes do Homem, o qual se revê na ave. Esta, pelo facto de voar, tem capacidade de subir da terra aos céus e aqui se mover. Daí que se tenha tornado num vigoroso símbolo de liberdade, que expressa duma forma ímpar, a relação entre o céu e a terra, entre o plano horizontal e o plano vertical. Símbolo também dos estados superiores dos seres, que na ânsia de ascensão e de verticalidade, se libertaram do peso terrestre e ascenderam ao transcendente. A ave é por isso um ser presente em todas as culturas e tradições e, por isso, com forte presença na literatura de tradição oral, móbil do presente texto, desenvolvido em posts sucessivos, de acordo com o plano:

1 – Deus e a criação das aves.
2 – As aves e o Paraíso.
3 – As aves e o Dilúvio.
4 – Mitologia e Simbolismo das aves
5 – Como a Ciência vê as aves
6 – As aves na Literatura de Tradição oral

DEUS E A CRIAÇÃO DAS AVES
No quinto dia de Criação do Mundo:
- Deus disse: "Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento dos céus." (Génesis 1,20)
- Deus criou os monstros marinhos e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas, segundo a sua espécie, e todas as aves segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom. (Génesis 1,21)
- E Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra." (Génesis 1,22)
No sexto dia de Criação do Mundo:
- Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra." (Génesis 1,26)
- Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." (Génesis 1,28)
- E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento." E assim se fez. (Génesis 1,30)
Mais tarde;
- Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome. (Génesis 2,19)
- O homem pôs nomes a todos os animais, a todas as aves dos céus e a todos os animais dos campos; mas não se achava para ele uma ajuda que lhe fosse adequada. (Génesis 2,20)
- Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. (Génesis 2,21)
- E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. (Génesis 2,22)
- “Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.” (Génesis 2,23)
- O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam. (Génesis 2,25)

- BIBLIOGRAFIA
- ART ET BIBLE [http://www.artbible.net ]
- BIBLIA CATÓLICA [http://www.bibliacatolica.com.br]
- BIBLICAL ART ON WWW [http://www.biblical-art.com]
- CHEVALIER; Jean; Alain Gheerbrant, Alain. Dicionário dos Símbolos. Editorial Teorema. Lisboa, 1994.
- CIRLOT, Juan Eduard. Dicionário de Símbolos. Publicações Don Quixote. Lisboa, 2000.
- MEERMANNO KONINKLIJKE BIBLIOTHEEK [http://collecties.meermanno.nl]
- WEB GALLERY OF ART [http://www.wga.hu]


Continua
Deus disse: "Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento dos céus." (Génesis 1,20). A CRIAÇÃO DAS AVES E DOS PEIXES (1525 – 1530). Simon Bening (c.1483 - 1561) Prayer Book of Cardinal Albrecht of Brandenburg. MS. LUDWIG IX 19, FOL. 8. J. Paul Getty Museum, Los Angeles

Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra." (Génesis 1,26). A CRIAÇÃO DE ADÃO (1510). Fresco de Michelangelo Buonarroti (1475-1564). Cappella Sistina, Vaticano.
Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome. (Génesis 2,19). ADÃO DANDO NOMES AOS ANIMAIS (1847). Litografia de Nathaniel Currier e James Merritt Yves.
E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. (Génesis 2,22). A CRIAÇÃO DE EVA (1525 – 1530). Simon Bening (c.1483 - 1561). Prayer Book of Cardinal Albrecht of Brandenburg. MS. LUDWIG IX 19, FOL. 7V. J. Paul Getty Museum, Los Angeles.
O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam. (Génesis 2,25). PARAÍSO (c. 1530). Óleo sobre Madeira de Hieronymus Bosch (1450 - 1516). Museo del Prado, Madrid.

domingo, 13 de março de 2011

Forno: da iluminura aos provérbios

 
c. 1370-1400 - Tacuinum sanitatis (ÖNB Codex Vindobonensis, series nova 2644).

Remontam aos primórdios dos tempos, os provérbios sobre a cozedura do pão, igualmente registada nas iluminuras medievais:
- "A quem coze e amassa não furtes a massa."
- "A quem tem seu pão no forno, podemos dar do nosso."
- "Ano caro, padeira em todo o cabo."
- "Ano caro, padeira em todo o caso."
- "Coze-se o pão, enquanto o forno está quente."
- "Descansai mulheres que caiu o forno."
- "Fazer a broa maior que a boca do forno."
- "Forno chorado, pão queimado."
- "Forno de padeira, com qualquer molho de lenha se aquece."
- "Forno feito, vintém no corucho."
- "Muitos padeiros não fazem bom pão."
- "Nam sejais forneira, se tendes a cabeça de manteiga."
- "Nem sempre o forno faz rosquilhas."
- "No fogo se ganha, no fogo se perde."
- "No forno e no moinho vai quem quer cochicho."
- "No forno se ganha a paz, no forno se perde."
- "No forno se ganha o pão, no forno se perde."
- "No Inverno forneira, no Verão taberneira."
- "O velho e o forno, pela boca se aguentam."
- "Para forno quente, três molhos de ramasca ou um torgo somente."
- "Para forno quente, uma torga somente."
- "Pela boca se aquenta o forno."
- "Quem mói no seu moinho e coze no seu forno, come o seu pão todo."
- "Se toda a gente fosse padeiro, ninguém comprava pão."
- "Uns aquecem o forno, outros amassam o pão."
 
c.1300 - Hispano-Moresque Haggadah (British Library Or. 2737, fol. 87v).
 
c. 1370-1400 - Tacuinum sanitatis (ÖNB Codex Vindobonensis, series nova 2644).
 
c. 1390-1400  -  Tacuinum Sanitatis (BNF NAL 1673, fol. 56).

1400  -  Tacuinum Sanitatis (BNF Latina 9333).

1400  -  Romance de Alexandre (Bodleian 264, fol. 83).

1432 - Decameron (BNF Arsenal 5070, fol. 223v).

c.1440-1450  -  “Outubro” num  Livro de Horas (PML M.358, fol. 10r).

c. 1465-1475 - Konzil von Konstanz (ÖNB 3044, fol. 48v).

1470-1475  -  “Dezembro” num Livro de Horas (KB 76 G 14, fol. 12r).

1475-1500  -  “Dezembro” num Livro de Horas (KB 76 G 19, fol. 12r).

1490-1500  “Dezembro” num Livro de Horas (KB 76 F 14, fol. 14r).

1500 - Tacuinum Sanitatis (BNF Latin 9333, fol. 61).
1500 - Tacuinum Sanitatis (BNF Latin 9333, fol. 62).

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Provérbios de Março


MARÇO - Iluminura (10,8x14 cm) do “Livro de Horas de D. Manuel I” [Século XVI 
(1517-1551)], manuscrito com iluminuras atribuídas a António de Holanda, conservado
no Museu Nacional de Arte Antiga. Pintura a têmpera e ouro sobre pergaminho. 
 
A água de Março é pior que nódoa no pano. - A geada de Março tira o pão do baraço e a de Abril nem ao baraço o deixa ir.
- A vinte e dois de Março ouga o pão com o mato, a noite com o dia, a erva com o sargaço, a fome com a barriga e a merenda do pastor nunca chega ao meio-dia.
- Agua de Março é pior que nódoa no pano.
- Água de Março pior é que nódoa no fato.
- Água de Março, no princípio ou no cabo, só que molhe o rabo do gato.
- Água de Março, pior é que nódoa no pano.
- Água de Março, quanta o gato molhe o rabo.
- Aí vem meu irmão Março, que fará o que eu não faço.
- Antes a estopa de Abril, que o linho de Março.
- Bodas em Março, é ser madraço.
- Cavas em Março e arrenda pelo São João (24/6), todos o sabem e poucos o dão.
- Cavas em Março e arrenda pelo São João (24/6), todos o sabem, mas poucos o dão.
- Dia de Março, dia de três ventos.
- Em 25 de Março, se o cuco não se ouvir, ou é morto ou não quer vir.
- Em Março espetam-se as rocas e sacham-se as hortas.
- Em Março espiam-se as rocas e sacham-se as hortas.
- Em Março o pão com o mato, a noite com o dia e o Pedro com a Maria.
- Em Março o sol rega e a chuva queima.
- Em Março ouga a erva com o sargaço.
- Em Março ouga a noite com o dia e o pão com o sargaço.
- Em Março queima a velha o maço para aguentar o pernaço.
- Em Março queima a velha o maço.
- Em Março, a três e a quatro.
- Em Março, aquece cada dia um pedaço.
- Em Março, cada dia chove um pedaço.
- Em Março, chove cada dia um pedaço.
- Em Março, cresce cada dia um pedaço.
- Em Março, de manhã pinga a telha e à tarde sai a abelha.
- Em Março, deita-te um pedaço.
- Em Março, esperam-se as rocas e sacham-se as hortas.
- Em Março, igual o trigo com o mato e a noite com o dia,
- Em Março, liga a noite com o dia e a noite com o sargaço.
- Em Março, merenda o pedaço; em Abril merenda o merendil.
- Em Março, merendica e folgaço.
- Em Março, nem migas, nem couves, nem esparto.
- Em Março, nem rabo-de-gato molhado.
- Em Março, o pão com o mato, a noite com o dia e o Pedro com a Maria.
- Em Março, o que dormes, o que eu faço.
- Em Março, o sol rega e a água queima.
- Em Março, onde quer eu passo.
- Em Março, onde quer passo.
- Em Março, onde quero eu passo.
- Em Março, queima a velha o maço.
- Em Março, rebenta a erva nem que lhe dês com um maço.
- Em Março, tanto durmo como faço.
- Em tardes de Março, recolhe teu gado.
- Em vinte cinco de Março, se o cuco não se ouvir, ou é morto ou não quer vir.
- Entre Março e Abril o cuco há-de ouvir.
- Entre Março e Abril o cuco há-de vir.
- Enxame de Março apanha-o no regaço.
- Inverno de Março e seca de Abril, deixam o lavrador a pedir.
- Janeiro geoso, Fevereiro nevado, Março frio e ventoso, Abril chuvoso e Maio pardo, fazem o ano abundoso.
- Janeiro geoso, Fevereiro nevoso, Março mulinhoso, Abril chuvoso, Maio ventoso, fazem o ano formoso.
- Lá vem o irmão Março, que não deixará ovelha, nem farrapo, nem o pastor se for fraco.
- Lua cheia em Março trovejada, trinta dias é molhada.
- Março amoroso faz o ano formoso.
- Março amoroso, Abril chuvoso, Maio ventoso, São João (24/6) calmoso, fazem o ano formoso.
- Março amoroso, Abril ventoso, Maio remeloso, fazem o ano formoso.
- Março baço, a noite com o dia, o pão com o sargaço.
- Março chove cada dia o seu pedaço.
- Março chuvento, ano lagarento.
- Março chuvoso, São João (24/6) farinhoso.
- Março de ano bissexto, muita fome e muito mortaço,
- Março duvidoso, São João (24/6) farinhoso.
- Março frio ou molhado, enche o celeiro e farta o gado.
- Março leva a ovelha e o farrapo e o pastor se ele é fraco; o cão escapará ou não.
- Março liga a noite com o dia, o Manel c’oa Maria, o pão com o mato e a erva com o sargaço.
- Março liga a noite com o dia, o Manel co'a Maria, o pão com o pato e a erva com o sargaço.
- Março mal quando molha o rabo ao gato, se de Fevereiro ficou farto.
- Março marçagão de manhã cara de cão, ao meio-dia de rainha e à noite de fuinha.
- Março marçagão, cura meadas, esteiras não.
- Março marçagão, de manhã cara de anjo, à noite cara de ladrão.
- Março marçagão, de manhã cara de cão, à tarde cara de rainha, e à noite cava com a foucinha.
- Março marçagão, de manhã cara de cão, ao meio-dia cara de rainha e à noite corta com a foicinha.
- Março marçagão, de manhã cara de carvão, à tarde sol de Verão.
- Março marçagão, de manhã chove, de tarde está bom.
- Março marçagão, de manhã focinho de cão, ao meio-dia de rainha e à noite de fuinha.
- Março marçagão, manhã de Inverno, tarde de verão.
- Março marçagão, pela manhã rosto de cão, à tarde Verão.
- Março marçagão, tarde de Verão.
- Março marçagão: de manhã cara de cão, ao meio dia de rainha e à noite de fuinha.
- Março marceja, pela manhã chove a à tarde calmeja.
- Março marcheia, de manha arreganha o pastor, à tarde desenxameia a colmeia.
- Março molinhoso, São João (24/6) farinhoso.
- Março o cria. Março o fia.
- Março pardo e venturoso traz o ano formoso.
- Março pardo, antes enxuto que molhado.
- Março pelarço as noites como os dias, os meses como os marcos.
- Março queima a dama do paço.
- Março ventoso e Abril chuvoso, do bom colmeal farão astroso.
- Março virado de rabo, é pior que o diabo.
- Março zangado é pior que o diabo.
- Março, aguaço.
- Março, encanar.
- Março, marçagão, de manhã cara de rainha, de tarde corta com a foucinha.
- Março, marçagão, de manhã Inverno, de tarde Verão.
- Março, marçagão, manhã de Inverno, tarde de rainha, noite corta que nem foucinha.
- Março, marçagão, manhãs de Inverno e tardes de Verão.
- Março, queima a dama do paço.
- Março, tanto durmo como faço.
- Nasce a erva em Março, ainda que lhe dêem com o maço.
- Nasce erva em Março, ainda que lhe dêem com um maço.
- No dia vinte e cinco de Março vêm as merendas, abalam os serões.
- No tempo do cuco, tanto está molhado como enxuto.
- O enxame de Março mete-o no regaço.
- O grão em Março, nem em casa nem no saco.
- O grão, em Março, nem na terra nem no saco.
- O sol de Março queima a menina no palácio.
- Páscoa em Março, ou fome ou mortaço.
- Poda em Março, vindima no regaço.
- Poda-me em Janeiro, empa-me em Março e verás o que te faço.
- Podar em Março é ser madraço.
- Podar em Março ou no folhato.
- Pouca água em Março, pouco bagaço.
- Quando em Março arrulha a perdiz, ano feliz.
- Quando Março sai ventoso, sai Abril chuvoso.
- Quando o Março sai ventoso, sai o Abril chuvoso.
- Quando Outubro for erveiro, guarda para Março o palheiro.
- Quando troveja em Março, aparelha os cubos e o baraço.
- Quando troveja em Março, aparelha os cubos e o braço.
- Quando troveja em Março, aparelha os cubos e o sargaço.
- Quando troveja em Março, semeia no alto e no baixo.
- Quando vem Março ventoso, Abril sai chuvoso.
- Quanto vale o carro e o carril? Tanto como a chuva entre Março e Abril.
- Quem em Março assoreou, tarde acordou, mas quem a sua maçaroca fiou, com ela se achou.
- Quem em Março come sardinha, em Agosto lhe pica a espinha.
- Quem em Março não merenda, aos mortos se encomenda.
- Quem em Março relva, não tem pão nem erva.
- Quem em Março seroou, tarde ou mal acordou.
- Quem em Março vê uma farroba, em Abril vê mais de mil.
- Quem não poda até Março, vindima no regaço.
- Quem não poda em Março, vindima no regaço.
- Quem poda em Março, é madraço.
- Quem poda em Março, vindima no regaço.
- Quem tenha força no braço, que cave e pode em Março.
- Queres bom cabaço, semeia-o em Março.
- Sáveis por São Marcos (25/4), enchem-se os barcos.
- Se entre Março e Abril o cuco não vier, o fim do mundo está para vir.
- Se não chover entre Março e Abril, venderá El-rei o carro e o carril.
- Se o cuco não vem entre Março e Abril, ou é morto ou está para vir.
- Se o vires em Março, apanha-o no regaço; se o vires em Abril, deixa-o ir; se o vires em Maio, agarrai-o; se o vires em Junho, nem que seja como um punho
- Se ouvires trovejar em Março, semeia no alto e no baixo.
- Se queres bom cabaço, semeia-o em Março.
- Se queres um bom cabaço, semeia-o em Março.
- Secura de Março, ano de vinho.
- Sol de Março queima a dama no paço.
- Sol de Março, pega como pegamaço, e fere como maço.
- Tardes de Março, recolhe teu gado.
- Temporã é a castanha que em Março arreganha.
- Temporã é a castanha que por Março arrebenta.
- Todos os meses me virás ver, menos em Março que quero crescer.
- Trovoada em Março, semeia no alto e no baixo.
- Uma escarabanada entre Março e Abril, vale mais que a dama no palácio, com seu carro e carril.
- Vai-te aos cubos do moinho; teu braço a novos proveja, quando por Março troveja.
- Vai-te embora Fevereirinho de vinte e oito, que deixaste os meus bezerrinhos todos oito; deixo estes, que aí vem o meu irmão Março que, de oito só deixa quatro.
- Vai-te embora Fevereiro que levaste o meu cordeiro! Aí vem meu irmão Março que de oito te deixa quatro.
- Vai-te embora Fevereiro que levaste o meu cordeiro! Deixa vir o meu irmão Março que de oito te deixa quatro.
- Vai-te embora irmão Fevereiro que cá fica a minha ovelha com o meu cordeiro, mas lá vem o irmão Março que não deixará ovelha nem farrapo, nem o pastor se for fraco.
- Vento de Março e chuva de Abril, fazem o Maio florir.
- Vento de Março e chuva de Abril, vinho a florir.
- Vento de Março, chuva de Abril, fazem o Maio florir.
- Vinho de Março, nem vai ao cabaço.
- Vinho que nasce em Maio, é para o gaio; se nasce em Abril, vai ao funil; se nasce em Março, fica no regaço.

Publicado inicialmente em 27 de Fevereiro de 2011

MARÇO - Iluminura (9,8x13,3 cm) do “Livro de Horas de D. Fernando”
[Século XVI (1530-1534)], manuscrito com iluminuras da oficina Simon
Bening, conservado no Museu Nacional de Arte Antiga. Pintura a têmpera
e ouro sobre pergaminho.

MARÇO - Iluminura do “Livro de Horas do Duque de Berry”
(Século XV), manuscrito com iluminuras dos irmãos Paul,
Jean et Herman de Limbourg, conservado no Museu Condé,
em Chantilly, na França.

MARÇO - Óleo sobre tela (216 x 145,5 cm) de Leandro Bassano (1557–1622), pintada cerca
de 1595/1600. Kunsthistorisches Museum, Viena.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A barrística de Estremoz e os provérbios - 5

Continuamos a associar provérbios da nossa tradição oral, a exemplares da barrística popular estremocense. Todos os bonecos apresentados hoje, são da autoria das Irmãs Flores
0 
MULHER DOS BORREGOS
Quem tem ovelhas tem lã.

AZEITONEIRA
A azeitona é como as formigas: às vezes muita e outras nenhuma.

AGUADEIRA DA CEIFA
Mata a sede ao sequioso, Deus te será caridoso.
PESCADOR
Pelo pôr da isca se conhece o pescador.
CASTANHEIRA
Dia de S. Martinho, castanhas e vinho.

HORTELÃO
Quem planta no S. Miguel, vai à horta quando quer.
Hernâni Matos

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Treze é a dúzia do frade


A DEGUSTAÇÃO - Alessandro Sani (1856-1927). Óleo sobre tela (61,6 x 51,4 cm).
Colecção particular.

Nos meus tempos de criança, desde a mais tenra idade que nos era incutida no espírito a noção de número, associada ao acto de contar.
A informação começava por nos ser dada pelos nossos pais que nos ensinavam que tínhamos um nariz, dois olhos, quatro membros, cinco dedos em cada membro e vinte dedos ao todo. Começávamos assim, desde muito cedo, a associar uma quantidade às coisas e deste modo aprendíamos a contar.
Certas brincadeiras infantis, como é o caso do jogo dos “amalhões” exigiam que soubéssemos contar, senão éramos excluídos. Tínhamos pois que aprender a contar, depressa e bem.
Na Escola Primária ensinavam-nos lengalengas para aprender e reforçar a contagem. Primeiro, de um a quatro:

“Um, dois, três, quatro
A galinha mais o pato
Fugiram da capoeira
Foi atrás a cozinheira
Que lhes deu com um sapato
Um, dois, três, quatro ……”

Depois, de um a onze:

“Um atum,
Dois bois,
Três inês,
Quatro pato,
Cinco brinco,
Seis anéis,
Sete filete,
Oito biscoito,
Nove chove,
Dez lava os pés,
Onze os sinos de Mafra são de bronze.”

Havia também lengalengas para reforçar a aprendizagem da tabuada, como é o caso desta:

"A criada lá de cima
É feita de papelão,
Quando vai fazer a cama
Diz assim ao patrão:
Sete e sete são catorze,
Com mais sete vinte e um,
Tenho sete namorados
E não gosto de nenhum.”

E a brincar, a brincar, aprendíamos a fazer contas e a contar. O próprio cancioneiro popular, que conheci mais tarde, ensina-nos a contar:

“Tenho 1 amor, tenho 2,
tenho 3, e tenho 4.
Tenho 5, esse, é firme,
Tenho 6, não me retracto.“ [2]

Ensina igualmente a contar em sentido inverso à sequência natural dos números:

“Puz-me a contar às avessas
As pedras d’uma columna:
Contei 7, 6 e 5,
4, 3, duas e uma.“ [2]

Ensina também a tabuada:

“4 com 5 são nove,
A conta não quer mentir;
Bem tolo é quem se mata
Por criadas de servir. [2]

Como o povo sabe contar, a toponímia portuguesa regista topónimos que têm a ver com a acção de contar. A título de exemplo, cito:

- “DOIS PORTOS - Freguesia do concelho de Torres Vedras.“ [1]
- “TRÊS LAGARES - Lugar da freguesia de Arroios, concelho de Vila Real.“ [1]
- “QUATRO AZENHAS - Lugar da freguesia de Ribeira de Nisa, concelho de Portalegre.“ [1]
- “CINCO VILAS - Freguesia do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.“ [1]
- “SETE ESPIGAS - Lugar da Freguesia de Gomes Aires, concelho de Almodôvar.“ [1]
- “OITAVA - Lugar da Freguesia de Pias, concelho de Lousada.“ [1]

Porque o povo sabe contar, as alcunhas alentejanas registam múltiplos exemplos que envolvem números. Indico algumas:

- "DOIS CÚS - alcunha outorgada a indivíduo com o rabo muito grande (Mora)." [3]
- "TRÊS PERNAS – epíteto aplicado a indivíduo com o órgão sexual muito desenvolvido (Nisa)." [3]
- "QUATRO MÃOS – o receptor só se deixava subornar por quantias elevadas (Reguengos de Monsaraz)." [3]
- "CINCO RÉIS - cognome atribuído a um indivíduo que é baixo e magro (Odemira)." [3]
- "SEIS DEDOS – o alcunhado tem seis dedos numa mão (Campo Maior, Ferreira do Alentejo, Ourique, Redondo e Sousel)." [3]
- "SETE SAIAS - alcunha atribuída a um indivíduo que é muito mulherengo (Moura e Arraiolos)." [3]- "NOVE DEDOS - o nomeado só tem nove dedos (Moura)." [3]
- "DEZ CENTÍMETROS - designação atribuída a um indivíduo de baixa estatura." [3]
- "CEM À HORA - apodo atribuído a um indivíduo que anda muito depressa (Elvas, Estremoz e Ourique)." [3]
- "QUATROCENTOS CORNOS - O visado trabalhava com chifres (Mora)." [3]
- "MIL HOMENS – alcunha conferida a indivíduo possante (Marvão)." [3]

O povo, contador, registou as suas contas no adagiário popular que faz parte da nossa memória colectiva, parte do qual eu destaco aqui:

- “Mais vale um ovo hoje que uma galinha amanhã.“
- “Dois narigudos nunca se beijam.“
- “Às três é de vez.“
- “Quatro olhos vêem mais do que dois.“
- “Sobre cornos, cinco soldos.“
- “Juntaram-se três para o peso de seis.“
- “Homem de sete ofícios, em todos é remendão.“
- “O preguiçoso, para não dar um passo dá oito.“
- “Às nove, deita-te e dorme.“
- “Entre dez homens, nove são mulheres.”
- “Doze galinhas e um galo comem como um cavalo.“
- “Aos quarenta, ou vai ou arrebenta.“
- “Depois dos cinquenta tudo apoquenta.“
- “Mais caga um boi que mil mosquitos. “
- “De tostão em tostão vai-se ao milhão. “

Porém, há quem não saiba contar. Quem?
- O frade! Porquê? Perguntam, porquê? Está registado no adagiário:

TREZE É A DÚZIA DO FRADE.”

BIBLIOGRAFIA
[1] – FRAZÃO, A. C. Amaral. Novo Dicionário Corográfico de Portugal. Editorial Domingos Barreira. Porto, 1981.
[2] - PIRES, A. Tomaz. Cantos Populares Portuguezes. Vol. IV. Typographia e Stereotipía Progresso. Elvas, 1912.
[3] - RAMOS, Francisco Martins; SILVA, Carlos Alberto da. Tratado das Alcunhas Alentejanas. 2ª edição. Edições Colibri. Lisboa, 2003.

Publicado inicialmente em 21 de Fevereiro de 2011
Publicado no meu livro Memórias do Tempo da Outra Senhora

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ontem foi dia de aniversário


Este blogue fez ontem anos, pois surgiu a 19 de Fevereiro passado, como blogue pessoal, com posts originais, fruto da criação literária e da recolha etnográfica do seu autor.
Aqui assumi “A escrita como Instrumento de Libertação do Homem” e centrei a escrita em conteúdos que têm a ver com a Cultura Portuguesa, bem como com o Alentejo, muito particularmente os Usos e Costumes, a Arte Popular e a Identidade Cultural Alentejana. O meu campo de acção, centra-se nas coisas “DO TEMPO DA OUTRA SENHORA”. Não todas, mas aquelas que me tocam a alma.
Decorrido um ano de vida, é altura de fazer um balanço, pelo que faz sentido apresentar alguns números relativos a este blogue:


Como comentário pessoal seja-me permitido dizer o seguinte:
1) O número de comentários revela interactividade com o leitor;
2) O número de visitas, bom para um blogue de âmbito local, é fraco para um blogue que se assume como de âmbito nacional.
O blogue tem como rectaguarda de apoio:
1) Uma página pessoal no Facebook com 4.030 amigos;
2) No Facebook um Grupo de Fãs homónimo do blogue, integrado até ao presente por 1.599 membros;
3) A divulgação dos posts editados no blogue é realizada através de postagens efectuadas naquelas páginas do Facebook, bem como no Twitter.
O blogue tem 128 seguidores através do “Google Rede Social” e 41 através dos “Networked Blogs”, o que muitos blogues de âmbito nacional não têm.
O blogue aposta forte na selecção de links para outros blogues e tem ao longo do tempo solicitado permuta de links, visando suscitar a conectividade, a fim de facilitar a divulgação da sua existência, a circulação de informação e a interactividade. Tem sido uma tarefa difícil e mal sucedida. A esmagadora maioria dos blogues de âmbito nacional contactados, nem sequer se dignaram responder. A sua resposta foi um petulante e olímpico silêncio. É uma atitude que pode ser classificada como bloqueio de informação e que em termos éticos é deselegante. O se poderá ser compreensível em blogues que falam “politiquez”, é menos compreensível em blogues da área cultural como este. Mas eles lá saberão porquê.
Este blogue é trasnsversal à política, ao regime e às capelinhas estético-literárias que por aí há. E assim continuará com o apoio crescente dos amigos e leitores que nos estimulam através dos seus comentários. É pela motivação que temos dentro de nós e pensando neles, que continuaremos o caminho iniciado.
A todos vós, amigos e leitores, o meu muito obrigado.