sábado, 19 de março de 2022

Varre, varre, vassourinha

 


Um prato de truz
Recentemente comprei um prato no Mercado das Velharias de Estremoz, prato esse que me encheu as medidas. Sabem porquê? Porque quando o vi, me apercebi que ele tinha muito para me contar. É o que passo a explicar.

Estudo do prato
É um prato raso, de médias dimensões, de aba larga, ligeiramente côncava. Decoração esgrafitada e pintada com base em tricromia verde-amarelo-ocre castanho, sobre fundo creme.
Aba decorada com sucessivos arcos pintados de castanho, com a concavidade dirigida para a parte superior da aba. Nas concavidades assentam porções daquilo que configuram ser girassóis, em verde, amarelo e ocre castanho. Dos pontos de encontro dos arcos partem aquilo que conformam ser porções de folhas, igualmente naquelas três cores.
O fundo está decorado com uma vassoura em ocre castanho, centrada e na posição vertical.
A vassoura encontra-se encimada pela inscrição “ARPI / MONT-O-NOVO / 14-4-97, distribuída por 3 linhas. Por debaixo da vassoura a inscrição “LIMPEZA”. Qualquer das inscrições é em ocre castanho.
Gravado no tardoz, a marca manuscrita “XT REDONDO”, que me revela ser o prato uma criação de Mestre Xico Tarefa (1951 - ).
Colado no tardoz, um autocolante aqui reproduzido, que me revelou o conteúdo parcial da inscrição superior: ASSOCIAÇÃO DE REFORMADOS, PENSIONISTAS E IDOSOS DE MONTEMOR-O-NOVO. A consulta do sítio daquela associação, revelou-me que a mesma foi fundada em Abril de 1979, pelo que a data que integra a inscrição superior, é a data do 18º aniversário daquela Associação.
Restava investigar o porquê da vassoura a decorar o fundo do prato, encimando a inscrição “LIMPEZA”. Para o efeito, contactei aquela associação via email, tendo recebido do seu Presidente de Direcção, José Vicente Grulha, o seguinte esclarecimento, o qual muito agradeço: “Em 1997 foram mandados fazer cerca de 60 pratos para oferecer ao pessoal do trabalho voluntário, cada um deles com o desenho da tarefa que executavam. Entre os quais foram mandados fazer cerca de 15 pratos com o desenho da vassoura, para oferecer às pessoas que faziam a “'Limpeza” das instalações.”

Simbolismo da vassoura
O motivo central de decoração do prato é a vassoura, pelo que creio ser do maior interesse passar aqui em revista, alguns dos simbolismos que lhe estão associados.
A VASSOURA É UM SÍMBOLO DO PODER SAGRADO: Nos templos e santuários de outrora, a varredura era um serviço de culto, através do qual eram eliminados do chão, todos os elementos provenientes do exterior e que vieram conspurcá-lo. Uma tal tarefa só podia ser desempenhada por mãos puras.
A VASSOURA É UM INSTRUMENTO DE MALEFÍCIO: Invertendo-se o papel protector da vassoura, esta transforma-se num instrumento de malefício, símbolo das forças que a vassoura devia ter vencido, mas que se apoderaram dela e pelas quais ela se deixa conduzir. É montadas em cabos de vassoura, que as bruxas se dirigem para o Sabath, reunião de todos aqueles que praticam bruxaria.

Literatura de Tradição Oral
Será interessante destacar aqui a presença da vassoura nos múltiplos domínios da literatura de tradição oral: superstições, provérbios, gíria popular, alcunhas alentejanas, adivinhas, lengalengas e cancioneiro. É o que passo de imediato a fazer:
- SUPERSTIÇÕES: Varrer os pés de uma pessoa faz com ela nunca se case. Varrer a casa ao meio-dia e deitar cisco fora é muito mau, porque se deita fora a fortuna. É mau ter em casa uma vassoura voltada para cima, porque é sinal de bulhas. Colocar uma vassoura ao contrário atrás da porta faz com que uma visita chata vá embora.
- PROVÉRBIOS: A eira grande é que tem que varrer. Quem se esconde pelos cantos é vassoura. Vassoura de casa varre a toda a hora; vassoura de fora, varre e vai-se embora. Vassoura nova sempre varre bem.
- GÍRIA POPULAR: - VARRER A FEIRA (Armar uma grande desordem), - VARRER A TESTADA (Afastar de si toda a culpa), - VARRER DA MEMÓRIA (Esquecer-se completamente), - VARRER DO MAPA (Destruir sem deixar vestígios).
- ALCUNHAS ALENTEJANAS: - VASSOURA DOS PENICOS – A visada tem este nome porque é muito vaidosa (Redondo); - VASSOURINHA – A receptora adquiriu esta alcunha do seu avô, por em criança ser muito irrequieta (Arraiolos); - VASSOURINHA ELÉCTRICA – Epíteto atribuído a mulher muito dinâmica (Portel).
- ADIVINHAS: Destaco duas, cuja solução é “vassoura”. Primeira: “O que é que corre pela casa toda e depois dorme num canto?” Segunda: Uma senhora delicada, / Com a saia rodadinha, / Ao dançar numa casa / Deixa-a muito asseadinha.”
- LENGALENGAS: É bem conhecida a lengalenga intitulada “VASSOURINHA”: "Varre, varre, vassourinha / Varre bem esta casinha / Se varreres bem / Dou-te um vintém / Se varreres mal / Dou-te um rei .” [i]
- CANCIONEIRO: Do cancioneiro poveiro, destaco uma quadra que refere a igualdade perante a morte: “Ai! a morte quando vem, / Com a vassoura, varre a eito;/ Varre pobre, varre rico, / A ninguém guarda respeito.” 
Do Cancioneiro da Serra de Arga, destaco uma quadra de cunho religioso: “Igreja de Arga de Baixo, / Hei-de mandar-te varrer / Com uma vassoura de prata, / Que de ouro não pode ser.” Separo ainda uma de índole brejeira: “O meu amor de brioso / Foi à romaria a Coura; / Lá não havia giestas, / Fizeram dele vassoura.”
É muito popular a “BALADA DAS 7 SAIAS” que integra o reportório da banda de rock portuguesa “Trovante”. Nela há uma estrofe que proclama: “Sete bruxas se encontraram / No monte das sete olaias / Sete vassouras montaram / Menina das sete saias.”

Um prato de se lhe tirar o chapéu
Que dizer do prato que foi objecto do presente texto? Em primeiro lugar, a perfeição na modelação e na decoração, que são timbre de Mestre Xico Tarefa.
Em segundo lugar, que é um prato falante, ilustrado, datado, com marca de oleiro, comemorativo de uma efeméride e oferecido como reconhecimento ao mérito do voluntariado. Por outras palavras: é um prato de se lhe tirar o chapéu.

BIBLIOGRAFIA
CHEVALIER; Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. 6ª ed. José Olímpio. Rio de Janeiro, 1992.
CONSIGLIERI PEDROSO. “Supertições Populares”, O Positivismo: revista de Filosofia, Vol. III. Porto, 1881.
COUTINHO, Artur. Cancioneiro da Serra d'Arga.4ª ed. Artur Coutinho. Viana do Castelo, 2007.
MARQUES DA COSTA, José Ricardo. O livro dos provérbios portugueses. 1ª ed. Editorial Presença. Lisboa, 1999.
NEVES, Orlando. Dicionário de Expressões Correntes. 2º ed. Editorial Notícias. Lisboa, 2000.
RAMOS, Francisco Martins & SILVA, Carlos Alberto da. Tratado das Alcunhas Alentejanas. 2ª edição. Edições Colibri. Lisboa, 2003.
SANTOS GRAÇA, A. O Poveiro – Usos, Costumes, Tradições, Lendas. Publicações Dom Quixote. Lisboa, 2005.



[i]  “Rei” da moeda da altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário