quinta-feira, 14 de outubro de 2021

1º Encontro Regional de Olaria do Alto Alentejo


Fig. 1 - REDONDO - Prato falante com a inscrição “1º ENCONTRO REGIONAL DE
OLARIA DO ALTO ALENTEJO”. Prato covo de média dimensão. Esgrafitado e pintado.


Introdução
Ao continuar a inventariação dos exemplares da minha colecção de cerâmica de Redondo, constatei a existência de um prato falante (Fig. 1) com a inscrição: 1º ENCONTRO REGIONAL DE OLARIA DO ALTO ALENTEJO”, que me faz recuar no tempo.

Identificação e dimensões
Trata-se de um prato covo em barro vermelho de Redondo, esgrafitado, pintado e vidrado. Ostenta no fundo um molho de 3 cravos pintados em tons de verde e ocre, numa clara alegoria à Revolução dos Cravos.
Orla do bordo do prato pintado de verde e bordo com a inscrição “1º ENCONTRO REGIONAL DE OLARIA DO ALTO ALENTEJO”.
As dimensões são as seguintes: diâmetro da base: 21,5 cm; diâmetro da abertura: 29 cm; largura do bordo: 3 cm; Altura: 4 cm.

Significado da inscrição
Entre 4 e 15 de Junho de 1980 (já lá vão 41 anos), teve lugar no terreiro do Paço Ducal em Vila Viçosa, o I Encontro Regional de Olaria do Alto Alentejo (Fig. 2). A Comissão Organizadora do Encontro era integrada pelas seguintes associações culturais: Centro Cultural Popular Bento de Jesus Caraça, Centro Cultural de Borba, Sociedade Filarmónica Municipal de Redondo, Casa da Cultura de Estremoz e Grupo de Cantadores de Redondo.
Eu integrei a Comissão Organizadora do Encontro, em representação da Casa da Cultura de Estremoz, a cuja direcção pertencia na época.
A organização encomendou a um oleiro a produção de alguns exemplares dum prato comemorativo que ficasse a assinalar o evento, o qual foi oferecido a todos os intervenientes no Encontro. Daí eu estar na posse de um desses pratos, que foi objecto do presente estudo.

Autoria do prato
O prato não está assinado, pelo que visando determinar a sua autoria, houve que recorrer a quem percebe da “poda”, neste caso Mestre Xico Tarefa (1951- ), da Olaria XT de Redondo (Fig. 3), que fez parte da Comissão Organizadora do Encontro e foi um operacional no terreno. Mestre Xico Tarefa revelou-me que o trabalho de roda é seu e que a pintura e o esgrafitado são da autoria de Mestre Álvaro Chalana (1916-1983). Bem haja, Mestre Xico, pela inestimável informação prestada.

Fecho
Na altura do Encontro eu tinha 34 anos e já coleccionava Bonecos e louça de barro vermelho de Estremoz. Ao integrar a Comissão Organizadora do Encontro, rasgaram-se os horizontes e abri os olhos a outras olarias. Ao receber de bom grado o prato comemorativo do Encontro, herdei uma pesada responsabilidade e brotou em mim o fascínio pela cerâmica redondense, que nunca mais parou e cuja chama se mantem bem viva. Aquele prato tem para mim especial significado. Foi o primeiro exemplar da minha colecção de cerâmica redondense. Por mais raro e mais valioso que seja outro espécime adquirido ou que venha a adquirir, aquele ocupará sempre um lugar muito privilegiado no meu coração. É que foi o primeiro da minha colecção.

 Hernâni Matos

 
Fig. 2 - I Encontro Regional de Olaria do Alto Alentejo. Cartaz com ilustração
reproduzindo desenho a tinta-da-China de Carlos Alves.

Fig. 3 - Mestre Xico Tarefa a trabalhar na roda, na sua oficina.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário