terça-feira, 11 de maio de 2021

Assobios ”à Jorge da Conceição”

 
Assobios de Jorge da Conceição.

Até há algum tempo atrás, os assobios de barro de Estremoz manufacturados por diferentes barristas tinham marcas identitárias próprias que muito os valorizavam. Distinguiam-se pela forma, tamanho e cor da base, pela variedade, tamanho e distribuição das pintas na mesma e pelo tubo de sopro. É o que se passa entre outros, com os assobios de Mariano da Conceição, Ana das Peles, Sabina Santos/Olaria Alfacinha, José Moreira, Irmãs Flores, Maria Luísa da Conceição, Jorge da Conceição e Duarte Catela. Exceptuando Mariano da Conceição, tenho assobios de todos os outros barristas que referi e gosto igualmente muito de todos eles, porque têm marcas identitárias próprias que os leva a associar de imediato aos seus criadores.
Verifico que os novos barristas resolveram fazer assobios à “Jorge da Conceição”, com os quais, dado o seu grau de perfeição, naturalmente não há risco de confusão, mas que revelam falta de originalidade por os procurarem imitar na geometria e cor da base, coloração das pintas e forma do tubo de sopro.
Creio que cada um dos novos barristas, deverá encontrar o seu próprio caminho que os leve a criar assobios com marcas identitárias próprias que os levem a diferenciar dos demais barristas. Se o conseguiram na execução das outras figuras, também o conseguirão no domínio dos assobios. E é por acreditar nisso que estou a chamar aqui a atenção desse facto com a frontalidade e a verticalidade que me são reconhecidas. Para todos, um grande abraço.  

Hernâni Matos 

Sem comentários:

Enviar um comentário