segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Os ganchinhos da Madalena


Peralta e Senhora de pezinhos.

Os Bonecos de Estremoz não são só figuras vistosas e alegóricas, como ”O Amor é cego” e a “Primavera”, nem só imagens devocionais como o “Santo António” e o “Milagre das Rosas”. São também isso, mas são muito mais.
São Bonecos de outras tipologias e funcionalidades, contextualizados em termos de passado e/ou de presente.
Alguns têm dimensões minúsculas como o caso dos “Ganchos de meia”, cujo tamanho ronda os 5 cm. Por isso fazem arregalar a vista, que simultaneamente se encanta com a sua visualização. Mas também despertam ternura, já que como diz o Povo, “Tudo o que é pequeno tem graça”.
Hoje chegou a vez de vos mostrar os “Ganchinhos da Madalena”, que bem perto de nós, na Freguesia de Arcos, modela com amor os Bonecos que tanto amamos e que nos fazem sonhar. São parte de uma encomenda que lhe fiz e que aqui mostro com orgulho semelhante ao da Barrista que os modelou e decorou a partir duma massa informe de barro, com a mestria das suas mãos e a sensibilidade da sua alma, que cria Poesia que nos faz sentir bem.
Parabéns Madalena pela beleza e graça dos Bonequinhos que criou. E sabe o que lhe digo? Fico à espera do resto da encomenda.

Nota biográfica
Madalena Bilro (1959-  ) é uma barrista que frequentou o Curso de Formação sobre Técnicas de Produção de Bonecos de Estremoz, que no ano transacto teve lugar em Estremoz, no Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte.
Anteriormente já tivera formação na Academia Sénior de Estremoz, orientada por Isabel Água, do Museu Municipal de Estremoz.
Neste momento já tem “Carta de Artesão” e aguarda a todo o momento a sua Certificação como Produtora de Bonecos de Estremoz.


Nossa Senhora e Freira de Malta.

Padre e Sacristão.

Sargento.

Sem comentários:

Enviar um comentário