quinta-feira, 25 de junho de 2020

“Emojis”, “gifts” “ou stickers” não, obrigado!



À laia de introito
Existe no Facebook um grupo designado “BONECOS DE ESTREMOZ”, destinado à divulgação dos Bonecos de Estremoz e que apoiou a sua Candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Regras do grupo
O grupo rege-se por um conjunto de regras aprovadas pelos seus cinco administradores, das quais consta:
1 - A publicação de posts no grupo carece de aprovação da Administração;
2 - Não serão editados posts que fujam ao tema;
3 - Os posts terão de incluir necessariamente imagens de Bonecos de Estremoz e/ou Barristas de Estremoz, os quais deverão estar identificados;
4 - Cada membro só pode publicar 2 posts por dia;
5 - Não são permitidas partilhas de outros grupos ou páginas do Facebook;
6 - Não são admitidos comentários com imagens que fujam ao tema ou do tipo “emoji”, “gift” “ou sticker”.
7 - São eliminados os posts que fujam aos critérios anteriores.
Comentário ao ponto 6 do Regulamento
O ponto 6 do Regulamento determina que os comentários não tenham expressão gráfica, para as únicas imagens serem dos Bonecos e/ou dos barristas, já que as imagens dos tipos “emoji”, “gift” “ou sticker”, funcionam como distractores daquelas que são objecto do grupo.
Por outro lado, aquele ponto do Regulamento potencia a seriedade que os Bonecos devem merecer e visa fomentar a utilização de mensagens escritas, o que acaba por ser um reforço da utilização da língua portuguesa.
Opinião pessoal
A nível pessoal, penso que a utilização de imagens dos tipos “emoji”, “gift” “ou sticker”, revela muitas vezes algum infantilismo e é revelador de preguiça mental em construir uma ou mais frases apreciativas e/ou valorativas do que se viu e leu. Basta ir aos menus onde está tal bonecada e escolher. Ora, a página do grupo não é de um grupo de banda desenhada. Os barristas e seus trabalhos merecem palavras amigas com calor humano, o qual é sempre personalizado.
Mesmo que alguém escreva com erros ortográficos ou construa mal uma frase, percebe-se o que lhe vai na alma. E a meu ver é isso que importa e é estimulante.
O calor humano tem matizes que não têm tradução gráfica. Utilizar tais símbolos gráficos condiciona a expressão verbal escrita (com a falada é o mesmo) e restringe a liberdade individual, na medida em que se está condicionado ao que vem no menu. Por outro lado, utilizar tais símbolos gráficos conjuntamente com a linguagem escrita, é subalternizar o papel da língua portuguesa. Esta vale por si e não precisa de qualquer tipo de reforço. Por isso:
- “EMOJIS”, “GIFTS” “OU STICKERS” NÃO, OBRIGADO!


4 comentários:

  1. Compreendo a intenção, também acho que deve ser dada a máxima valorização aos barristas e às obras de arte que as suas benditas mãos criam, mas há, pelo menos, uma situação em que se justifica o uso de um "emoji": quando se pretende ser irónico num comentário.

    A ironia não funciona na internet; as pessoas tendem a levar a sério tudo o que leem. Quando se pretender ser irónico num texto ou comentário, deve-se acrescentar um "emoji" que represente um piscar de olho ;-) , por exemplo, para que as pessoas entendam que o texto ou comentário não deve ser tomado à letra.

    Muitos parabéns por este seu blog incomparável.

    Fernando Ribeiro


    P.S. - Não existe o formato de imagem "GIFT", mas sim "GIF", acrónimo de "Graphical Interchange Format". É um formato antiquíssimo à escala da internet, mas que ainda existe porque permite a realização de pequenas animações, mesmo que sejam um bocado toscas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Professor! Espero que esteja tudo bem consigo.

    Os emojis são elementos gráficos que representam ideias ou sentimentos. São ideogramas; podemos considerá-los como equivalentes aos sistemas de escrita usados na China e no Japão; com a vantagem de serem mais facilmente compreendidos.

    Os emojis surgiram no Japão no final dos anos 90. Talvez sejam uma simplificação natural da escrita japonesa para mensagens electrónicas curtas.

    Pelo que encontrei online, emoji é uma palavra japonesa e junta: e (絵 imagem) + moji (文字 letra/escrita).

    É importante estabelecer regras nos grupos de Facebook e cada grupo tem as suas. Apenas me pareceu interessante partilhar um pouco da história dos emojis e dar algum enquadramento à sua utilização actual.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Interessante postagens, nunca tinha reparado nas diferença!

    ResponderEliminar
  4. Embora eu utilize alguns emojis, estou de acordo com a opinião aqui expressa. Na verdade, sinto pudor em usar emojis como reacção à partilha do fruto de trabalho, independente de ser criativo ou técnico. Talvez seja inconscientemente pelo que aqui está dito. Por isso, faço uso dos tais bonecos apenas em circunstâncias de amena cavaqueira.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar