terça-feira, 12 de novembro de 2013

A balança na Bíblia Sagrada

O prestamista (1664).
Gerrit Dou (1613-1675)
Óleo sobre madeira (29 x 23 cm).
Musée du Louvre, Paris.

O nosso deambular constante sobre por terrenos aparentes estéreis, está na origem de pesquisas e reflexões sobre a balança, o que vai dar origem à publicação sucessiva de posts, cujos títulos são:
- A simbologia da balança
- A balança na Mitologia
- A balança na Bíblia Sagrada
- A balança na Literatura Oral
Começámos por “A balança como instrumento de medida”, a que se segue agora:

A balança na Bíblia Sagrada
São múltiplas as referências bíblicas à balança:
- Se tão-somente pudessem pesar a minha aflição e pôr na balança a minha desgraça! (Jó 6:2)
- Deus me pese em balança justa, e saberá que não tenho culpa. (Jó 31:6)
- Os homens de origem humilde não passam de um sopro, os de origem importante não passam de mentira; pesados na balança, juntos não chegam ao peso de um sopro. (Salmos 62:9)
- Quem mediu as águas na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus? Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos? (Isaías 40:12)
- Na verdade as nações são como a gota que sobra do balde; para ele são como o pó que resta na balança; para ele as ilhas não passam de um grão de areia. (Isaías 40:15)
- Alguns derramam ouro de suas bolsas e pesam prata na balança; contratam um ourives para transformar isso num deus, inclinam-se e o adoram. (Isaías 46:6)
- Assinei e selei a escritura, e pesei a prata na balança, diante de testemunhas por mim chamadas. (Jeremias 32:10)
- Agora, filho do homem, apanhe uma espada afiada e use-a como navalha de barbeiro para rapar a cabeça e a barba. Depois tome uma balança de pesos e reparta o cabelo. (Ezequiel 5:1)
- Como os descendentes de Canaã, comerciantes que usam balança desonesta e gostam muito de extorquir, (Oséias 12:7)
- Quando o Cordeiro abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizer: "Venha!" Olhei, e diante de mim estava um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha na mão uma balança. (Apocalipse 6:5)