sábado, 15 de setembro de 2012

15 de Setembro


Imagem de Rita Gorgulho.


Hoje, foi o primeiro dia do resto das nossas vidas. O povo saiu à rua, porque o governo perdeu o apoio do país. À semelhança das massas populares, eu quero este (des)governo na rua. Todavia, como não tenho memória curta, clamo igualmente:
- Volta Sócrates, para seres julgado!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Setembro, mês das vindimas


Vindimas. Cliché do grande fotógrafo Francisco Pastor (1922-1999),
 natural de Alter do Chão.

Setembro tem 30 dias e é o nono mês do calendário juliano e também do calendário gregoriano, utilizado na maior parte do mundo e que foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro do ano 1582, para substituir o calendário juliano.
Em latim, septem significa "sete" e septimus significa "sétimo". Setembro foi o sétimo mês do calendário romano até 46 a.C., data em que Júlio César, reformou o calendário romano, acrescentando dois meses, Unodecembris e Duocembris, no final do ano de 46 a.C., deslocando assim Januarius e Februarius para o começo do ano de 45 a.C. Os dias dos meses foram fixados numa sucessão de 31, 30, 31, 30... de Januarius a Decembris, à excepção de Februarius, que ficou com 29 dias e que, a cada três anos, teria 30 dias. Com tais mudanças, o calendário anual passou a ter doze meses que perfaziam 365 dias.
Setembro era conhecido como "mês das colheitas" no calendário de Carlos Magno. Setembro corresponde em parte ao Fructidor (18 de Agosto a 16 de Setembro – Período dos frutos) e em parte ao Vindimário (22 de Setembro a 21 de Outubro – Período das vindimas), no calendário republicano criado durante a revolução francesa.
Setembro é o primeiro mês do Outono no Hemisfério Norte e o primeiro mês da Primavera no Hemisfério Sul. O Outono começa com o Equinócio de Outono, que em 2012 ocorre a 22 de Setembro. O Equinócio é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, cruza o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", uma vez que nesta data, o dia têm duração igual à noite.
No Hemisfério Norte, Setembro é o equivalente sazonal de Março no Hemisfério Sul.
Setembro começa no mesmo dia da semana que Dezembro de cada ano, porque 91 dias separam Setembro e Dezembro, que é um múltiplo de sete (o número de dias da semana). Nenhum outro mês do ano termina no mesmo dia da semana que Setembro.
Os Signos do Zodíaco que correspondem ao mês de Setembro são:
- Virgem (23 de Agosto a 22 de Setembro).
- Balança (23 de Setembro a 23 de Outubro).
A pedra zodiacal de Setembro é a safira.
Como noutros meses há datas especiais a assinalar em Setembro. Temos Dias Internacionais:
- Dia 3 - Dia da Herança Europeia do Conselho da Europa.
- Dia 8 - Dia Internacional da Alfabetização.
- Dia 8 - Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial.
- Dia 15 - Dia Internacional da Democracia.
- Dia 16 - Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono.
- Dia 21 - Dia Internacional da Paz.
- Dia 22 - Dia Europeu sem Carros.
- Dia 24 - Dia Internacional da Imprensa.
- Dia 27 - Dia Mundial do Turismo.
Temos ainda datas patrióticas:
- Dia 4 de Setembro (1479). É assinado, em Alcáçovas, entre Afonso V de Portugal e os Reis Católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragão, um tratado pondo fim à Guerra de sucessão de Castela (1479-1480) e contendo cláusulas sobre o domínio do Oceano Atlântico por ambos os países.
-  Dia 12 (de Setembro (1383) - D. Fernando cria, na dependência dos municípios, o Corpo de Quadrilheiros, considerado a primeira organização policial em Portugal.
-  Dia 18 de Setembro (1499) - Vasco da Gama entra solenemente em Lisboa, onde é recebido pela Corte, no regresso da sua viagem à Índia.
-  Dia 20 de Setembro (1276) - O médico, professor e matemático português Pedro Julião, também conhecido por Pedro Hispano, é entronizado como papa, em Viterbo na Catedral de São Lourenço, tomando o nome de João XXI.
No calendário Mariano, Nossa Senhora, Mãe de Deus, é honrada com muitos e muitos títulos e festejada ao longo do ano. No mês de Setembro temos:
- Dia 8 – Dia da Natividade de Nossa Senhora.
- Dia 15 – Dia de Nossa Senhora das Dores.
Na religião católica, Setembro é considerado o “Mês da Bíblia”, em virtude de no dia 30 de Setembro os católicos comemorarem o dia de São Jerónimo, considerado o padroeiro dos estudos bíblicos.
Setembro marca também o início do ano eclesiástico na Igreja Ortodoxa Oriental, bem como o início do ano escolar em grande número de países.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

João de Sousa Carvalho


João de Sousa Carvalho, filho de Paulo de Carvalho e de Ana Maria Angelica, nasceu em Estremoz no dia 22 de Fevereiro de 1745. Começou os estudos musicais aos oito anos, no Colégio dos Santos Reis Magos, em Vila Viçosa. Protegido pelo rei D. José I, aos quinze anos é enviado para Itália por este monarca com o objectivo de se aperfeiçoar na arte dos sons. Aí ingressa no Conservatório de Santo Onofre de Capuana, em Nápoles. Terá tido como mestres, Nicollo Porpora, Carlo Cotumacci e Joseph Dol e contacto com músicos como Paisiello, Piccini e Cimarosa, e com as tendências do classicismo europeu.
Regressa a Portugal em 1767, ocupando primeiro o lugar de professor de contraponto e mais tarde, o de mestre de capela no Seminário da Patriarcal, em Lisboa. Aí teve como discípulos António Leal Moreira, Marcos Portugal, João José Baldi, João Domingos Bomtempo e o cantor e compositor italiano Giuseppe Toti.
Em 1778, João de Sousa Carvalho é nomeado professor de Música da Corte e passa a residir no Palácio Velho da Ajuda. Bem remunerado e casado rico em 1783, leva uma vida desafogada que lhe permite comprar propriedades no Alentejo e no Algarve.
A produção musical autenticada de João de Sousa Carvalho distribui-se por três grandes grupos: Música Dramática, Música Sacra e Música Profana não Dramática.
A Música Dramática é constituída por dezasseis obras: cinco óperas, dez serenatas e uma cantata.
A Música Sacra constas de três hinos Te Deum mais duas árias, sete missas, quatro salmos, uma oratória e um motete.
A Música Profana consta de árias, bem como um dueto e uma cavatina, uma modinha e uma sonata.
Protagonista no triunfo da música italiana em Portugal, a linguagem de João de Sousa Carvalho não abdica de um certo gosto genuinamente lusitano. Da sua vasta produção destacam-se as óperas l'Amore Industrioso (1769), Testoride Argonauta (1780), bem como as serenatas Perseo (1779) e Penelope nella partenza da Sparta (1782).
João de Sousa Carvalho terá falecido entre as Quaresmas de 1799 e 1800, provavelmente no Alentejo.
João de Sousa Carvalho foi sem dúvida um dos maiores compositores de toda a história da música portuguesa e um filho ilustre de que a cidade de Estremoz muito justamente se orgulha.
Com a Mostra Filatélica de Homenagem a João de Sousa Carvalho terminou o ciclo das Comemorações do 250º Aniversário do Nascimento do insigne músico, que iniciadas em 1995 se prolongaram até 1996. Estas comemorações da responsabilidade da Câmara Municipal de Estremoz e dinamizadas pelo então vereador do Pelouro da Cultura, José Varge, contaram com o apoio de uma Comissão Executiva da qual a Associação Filatélica Alentejana fez parte.
Com a Mostra Filatélica de Homenagem a João de Sousa Carvalho terminou o ciclo das Comemorações do 250º Aniversário do Nascimento do insigne músico, que iniciadas em 1995 se prolongaram até 1996. Estas comemorações da responsabilidade da Câmara Municipal de Estremoz e dinamizadas pelo então vereador do Pelouro da Cultura, José Varge, contaram com o apoio de uma Comissão Executiva da qual a Associação Filatélica Alentejana fez parte.



Bilhete postal comemorativo dos 250 Anos do Nascimento de João de Sousa Carvalho,
emitido pelos Correios de Portugal, em 27/3/1995. Obliteração comemorativa de
  Estremoz  da Homenagem a Sousa Carvalho, do dia 15/12/1996.
Enviado sob registo pelo Maestro António Vitorino de Almeida a Hernâni Matos.
  Verso do bilhete postal anterior com uma passagem duma composição de
Sousa Carvalho, transcrita pelo punho do maestro António Vitorino de Almeida.

João de Sousa Carvalho (1745-1798):
Stellae in caelis obscurantur