quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Começou o Inverno


COSTUMES ALENTEJANOS (1923) – Aguarela sobre cartão (37 cm x 26, 5 cm).
Jaime Martins Barata (1899-1970). Museu Grão Vasco, Viseu.

No hemisfério norte, o Inverno tem início com o solstício de Inverno, que acontece cerca do dia de 21 de Dezembro e termina com o equinócio de Primavera, que ocorre perto de 20 de Março.
O solstício de Inverno corresponde ao menor dia do ano, a partir do qual os dias começam a crescer. Nas religiões pagãs simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão e era comemorado como tal. Com o cristianismo essas celebrações foram incluídas no culto do Natal. 
O Inverno é a estação do ano que estabelece a transição do Outono para a Primavera. É caracterizada por chuva, neve, nevoeiro e temperaturas muito baixas. Como consequência destas e da falta de alimentos, há animais que hibernam. Caso dos ursos, musaranhos, ouriços, esquilos, marmotas e morcegos. A hibernação é caracterizada por um estado de sonolência e inactividade, em que as funções vitais do organismo são reduzidas ao estritamente necessário à sobrevivência. Ocorre então uma redução da actividade metabólica, a respiração quase que pára e o número de batimentos cardíacos abranda.
As temperaturas baixas e a escassez de alimentos no Inverno estão também na origem de migrações. Estas ocorrem quando os seres vivos se deslocam de uma região para outra, à procura de melhores condições de vida, em termos de temperatura e de alimentação. É o que se passa com aves, caribús, baleias, borboletas, vespas, gafanhotos e roedores.

 Publicado inicialmente a 20 de Dezembro de 2012

6 comentários:

  1. Bom inverno. Os solesticios recordam tambem o Deus Janus, e as suas duas faces, o passado e o futuro, a porta dos homens e a porta dos Deuses. Enquanto na superficie a natureza enfrenta as suas proprias dificuldades ja nas profunfezas da terra burbulham os primeiros sopros de vida a renascer - a Primavera.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu comentário, que é um complemento importante àquilo que escrevi.
    Os meus melhores cumprtimentos.

    ResponderEliminar
  3. Sempre interessante ler este blogue.
    Aproveito para desejar umas BOAS FESTAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário.
      Igualmente para si, Terezinha

      Eliminar
    2. Boas Festas amigo Hernâni! Temas sempre muito interessantes e que em alguns casos tomo a liberdade de partilhar com outros amigos.

      Eliminar
    3. Amigo Feliciano:
      Um Bom Natal e um ainda melhor Ano Novo.
      Partilhe sempre.
      Um grande abraço.

      Eliminar