quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

A recuperação da olaria tradicional de Estremoz está na ordem do dia

 

A recuperação da olaria tradicional de Estremoz está na ordem do dia 

 “OLARIA NO CORAÇÃO…E MÃOS À OBRA” é o lema da ADOE-Associação Dinamizadora da Olaria de Estremoz, que no passado sábado, dia 8 de Fevereiro, pelas 16 horas, inaugurou as instalações da sua sede, acomodada na chamada Casa da Câmara na vila de Évora Monte.

 

Fachada do edifício dos Paços do concelho de Évora Monte,
em cujo 1º andar ficou instalada a sede da ADOE. 

Acto inaugural
Ao acto inaugural compareceram cerca de 5 dezenas de pessoas entre associados, familiares e convidados que ali foram testemunhar o apreço que nutrem pela ADOE, face à nobre missão que esta se propõe, a qual está implícita na sua própria designação e que no essencial consiste em recuperar a olaria tradicional de Estremoz. De salientar, a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Évora Monte, António Serrano, dos vereadores da Câmara Municipal de Estremoz, Nuno Rato e Joaquim Crujo (MIETZ) e do Presidente da LACE - Liga dos Amigos do Castelo de Évora Monte, Eduardo Basso.
O evento foi iniciado por Inês Crujo, Presidente da Direcção da ADOE, a qual agradeceu a presença de todos e justificou algumas ausências. Congratulou-se seguidamente pelo facto de a instalação da ADOE em sede própria ter chegado a bom termo, o que facilitará de futuro àquela associação a prossecução dos seus objectivos estatutários. Agradeceu a todos os que tornaram possível aquele momento e citou nomes, com especial relevo e palavras muito carinhosas para o Mestre Oleiro Xico Tarefa, considerado por todos a alma da ADOE e a quem esta muito deve a sua existência, não só pela formação já realizada e que terá continuidade, como pelo impulso e estímulo conferido à própria constituição da ADOE. A terminar, agradeceu à Junta de Freguesia de Évora Monte a disponibilização das instalações, fruto do protocolo com ela celebrado.
Seguiu-se no uso da palavra, o presidente da Junta de Freguesia de Évora Monte, António Serrano, o qual igualmente se congratulou com a instalação da ADOE no edifício administrado pela Junta, uma vez que as actividades aí desenvolvidas irão contribuir para a animação cultural da Freguesia, conforme está previsto no protocolo celebrado entre ambas as partes.
O acto inaugural terminou com um beberete e convívio entre os presentes.
No evento foi divulgado um folheto desdobrável, através do qual a ADOE dá conta das razões da sua constituição, da missão a que se propõe, do que pretende realizar daqui para a frente e do que poderá ser encontrado na sede.

O Presidente da Junta de Freguesia de Évora Monte, António Serrano, no uso da palavra.

Um aspecto parcial da assistência.

Outro aspecto parcial da assistência. 

Sorrisos que espelham satisfação pela inauguração da sede social da ADOE.

A recuperação da tradição oleira de Estremoz
Visando recuperar a antiga tradição oleira, o Município de Estremoz em parceria com o CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, promoveu a partir de 2021 um Curso de Olaria por módulos, o qual decorreu no Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz e teve continuidade em 2022.
Em 2021 foi ministrado um módulo (de 50 horas) e em 2022 três módulos (de 75 horas). A formação, num total de 275 horas, esteve a cargo do Mestre Oleiro Francisco Rosado (Xico Tarefa).

A criação da ADOE
Em 21 de Janeiro de 2023 foi criada por escritura notarial, uma associação cultural sem fins lucrativos e por tempo indeterminado, a qual recebeu a designação de ADOE - Associação Dinamizadora da Olaria de Estremoz, a qual é inteiramente estranha a toda a espécie de actividades de índole político-partidária.
”A ADOE tem como objecto recuperar, preservar, valorizar e divulgar a Olaria de Estremoz, bem como promover o desenvolvimento artístico, aprimoramento técnico e expansão criativa dos associados. São objectivos da ADOE: a) Estreitar e incentivar o relacionamento e a solidariedade pessoal e profissional entre os associados; b) Promover a formação dos associados; c) Fomentar o desenvolvimento de encontros, conferências, seminários que contribuam para a actualização dos associados; d) Recolher, tratar e divulgar informação relacionada com os objectivos da Associação; e) Cooperar com outras entidades que promovam objectivos idênticos aos da Associação.”

Corpos Sociais da ADOE
A composição dos Corpos Sociais da ADOE para o biénio 2023-2025 é a seguinte: - MESA DA ASSEMBLEIA GERAL: Vera Magalhães (Presidente), Luís Rosa (Secretário), Fátima Lopes (Vogal), Jorge Carrapiço (Vogal); - DIRECÇÃO: Inês Crujo (Presidente), Ana Calado (Secretária), Maria Leonor Carapinha (Tesoureira); - CONSELHO FISCAL: Luísa Tejo (Presidente), Pedro Cardoso (Secretário), Sara Sapateiro (Redactora), Madalena Meireles (Vogal), Francisco Rosado (Vogal).

Actividades da ADOE (2023 e 2024)
Realizaram-se Oficinas de Olaria no decurso dos seguintes eventos: 2023 - FIAPE 2023; 2023 - COZINHA DOS GANHÕES 2023; 2023 - BOM DIA CERÂMICA - Integradas nas Jornadas Europeias das Cidades Cerâmicas; 2023 – FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO DE LISBOA 2023; 2024 - FIAPE 2024; 2024 - FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO DE VILA DO CONDE 2024.

Actividades da ADOE em 2025
No Plano de Actividades da ADOE para 2025, assumem especial importância as seguintes actividades: - Aprofundamento da formação em olaria com o Mestre Francisco Rosado e decoradoras que trabalharam nas extintas olarias de Estremoz; - Produção de peças oláricas; - Realização de oficinas de olaria em Feiras, Exposições e no Mercado Municipal de Estremoz; - Cooperação com Instituições do concelho, da região e de outras regiões.

A Sede da ADOE
A sede da ADOE encontra-se instalada no 1º andar do vetusto edifício dos Paços do concelho de Évora Monte, situado na Rua da Convenção daquela vila. O edifício é administrado pela Junta de Freguesia de Évora Monte e foi objecto de um protocolo celebrado entre aquela Junta e a direcção da ADOE.
As instalações constam de 3 salas amplas e arejadas, providas de janelas rasgadas que fornecem a sempre preciosa luz natural. Existem também instalações sanitárias situadas no topo da escada de acesso ao 1º andar.
Do lado esquerdo de quem sobe, situa-se uma sala provida de chaminé e poial para arrumos, na qual funcionará a oficina de olaria. Ali estão para já instaladas 2 rodas de oleiro eléctricas, cedidas pelo CEARTE, às quais em devido tempo se seguirão outras. Na mesma sala está ainda instalado um cilindro eléctrico para aquecimento de água utilizada na lavagem das rodas e dos utensílios de modelação.
Do lado direito de quem sobe, existem duas salas na continuação uma da outra. A primeira é uma sala de exposições, na qual será feita a recepção aos visitantes e na qual será feita também a comercialização das peças oláricas produzidas pelos associados da ADOE e expostas em estantes aí localizadas. Ao longo das paredes desta sala estão expostos 8 painéis de grandes dimensões, profusamente ilustrados, que sob a epígrafe OLARIA TRADICIONAL DE ESTREMOZ, procuram caracterizar o estado da arte. Nesse sentido, começam por inventariar as principais referências histórico-literárias aos barros de Estremoz. De seguida caracterizam a tradição oleira local e referem a tragédia cultural que culminou com a extinção da olaria de Estremoz em 2016, por morte de Mário Lagartinho sem deixar continuadores. Em continuação é salientada a importância de que se revestiu a realização de um Curso de Formação de Olaria por iniciativa do Município de Estremoz em parceria com o CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património. A finalizar é historiada a criação da ADOE, referidos os seus objectivos e relatada a actividade desenvolvida no biénio 2023-2024.
A segunda sala é destinada à decoração de peças oláricas e para tal dispõe de bancadas e assentos para esse efeito. Existem aí também estantes para armazenagem de stocks e é nesta sala que está instalada a mufla eléctrica onde será cozida a produção.

Uma mensagem de esperança
No painel com que finaliza a abordagem do tema OLARIA TRADICIONAL DE ESTREMOZ, a ADOE considera que: “O legado que nos foi deixado pela antiga tradição oleira de Estremoz é em grande parte observável no Museu Municipal de Estremoz. A excelência das peças oláricas aí patentes ao público, é reveladora da dureza da tarefa hercúlea que constitui a recuperação e preservação da extinta tradição oleira de Estremoz. Propomo-nos com humildade e muito trabalho e dedicação atingir esses objectivos, através da formação continuada a ministrar pelo Mestre Oleiro Francisco Rosado (Xico Tarefa), visando o aperfeiçoamento técnico e artístico dos nossos associados. Para tal contamos com o apoio indispensável e insubstituível do Município de Estremoz e do CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.
É uma tarefa árdua a que nos propomos, mas é simultaneamente um desafio estimulante, já que a tradição oleira de Estremoz constitui indiscutivelmente Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal cuja necessidade de recuperação e preservação é indissociável da salvaguarda da identidade cultural estremocense.
Com todo este trabalho iremos crescendo enquanto artesãos, ao mesmo tempo que procuramos divulgar e valorizar a tradição oleira de Estremoz através do nosso trabalho.
Tudo isto constitui uma missão gratificante que já faz parte integrante do nosso percurso de vida.”

Contactos da ADOE
ENDEREÇO: Associação Dinamizadora da Olaria de Estremoz / Casa da Câmara / Rua da Convenção / 7100-308 ÉVORA MONTE; TELEFONE: 962 919 427; EMAIL: adoestremoz@gmail.com .

Publicado no jornal E nº 350, de 14 de fevereiro de 2025 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Inspiração maçónica em bilha de Estremoz

 


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Bilha de grandes dimensões, com base circular e plana. Corpo cilindróide com um gargalo na parte superior, terminando por uma abertura afunilada para entrada e saída de água, a qual é provida de tampa.
Uma asa de secção cilíndrica, que configura um tronco de sobreiro, liga o gargalo ao tronco. Neste são visíveis três faixas polidas a toda a volta da bilha
Decoração mista, polida e relevada. A decoração polida é de natureza geométrica. A decoração relevada é, por um lado, fitomórfica, com ramos, folhas e frutos de sobreiro. E é, por outro lado, antropomórfica, na qual uma figura feminina (supostamente a República) ergue um facho de luz (razão) com a mão esquerda, enquanto que com a mão direita empunha uma espada (defesa). A alegoria parece ser óbvia “Numa mão a espada e na outra a razão” e será provavelmente de índole maçónica, dada a importância de que se reveste a espada e a luz nos rituais maçónicos. Fabrico da Olaria Alfacinha. 2º quartel do séc. XX.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Resposta a quem elogiou a minha escrita

 

Hernâni Matos (2023). Desenho a carvão de Filipa da Silveira.

Mesteiral das palavras, lá isso sou. Mão de obra gratuita à disposição da comunidade, eventualmente usada para zurzir os que se portam mal e me fazem chegar a mostarda ao nariz. Todavia, prefiro filigranar palavras que traduzem sentimentos e emoções que têm a ver com a matriz identitária alentejana. E o que eu gosto de transmitir uma visão polifacetada das coisas... Creio firmemente que a realidade possa ser no limite o resultado da sobreposição dum número considerável de visões de diferentes actores no palco da vida. Como tal, a minha visão global sobre qualquer coisa é fruto do modo como eu vejo essa qualquer coisa sobre múltiplos pontos de vista. O Homem não é uma alimária que tenha que estar sujeita a ver numa única direcção. Isso é o que querem os manipuladores de consciências. Mas com eles, há muito que perdi a paciência ou melhor, as paciências.

- PIM! O TEXTO CHEGOU AO FIM!
- PAM! A PALAVRA NÃO É CORTESÃ!
- PUM! (É que não há nenhum).

Hernâni Matos

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Falar de poesia


Luta pela sobrevivência. Cortesia de Manuela Mendes.


A poesia é uma forma de expressão artística que utiliza habitualmente a linguagem escrita ou falada para transmitir emoções e pensamentos. Todavia, a poesia manifesta-se doutras maneiras: através da dinâmica do movimento, do silêncio ou pelo impacto visual duma imagem como é o caso presente.
A árvore central despojada de folhagem e implantada em plena rocha, encontra-se ladeada de outras duas com folhagem abundante. Luta pelo direito à sobrevivência e parece erguer os braços em direcção a um deus cósmico que configura parecer indiferente a todo o poema de protesto, contextualizado na imagem.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Praça de toiros de Estremoz



Praça de toiros de Estremoz

Luís Brito da Luz  *

  

"Queria ser toureiro mas só cheguei a Prémio Nobel"
 Camilo José Cela

Artigo reproduzido com a devida vénia da
Callipole – Revista de Cultura n.º 30 – 2024, pp. 151-162


Resumo: Este artigo trata da história da actual Praça de Toiros de Estremoz desde a sua fundação, no ano de 1904, passando pelo seu apogeu, declínio e renascimento assim como da comemoração da sua centúria e mais vinte anos de vida.

Palavras-chave: Efeméride; Praça de Toiros de Estremoz; Equipamento; Associação de Beneficência de Estremoz; Centro de Bem-Estar Social de Estremoz.

* Economista e Mestre em Economia – Especialidade em Estudos Europeus pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico.

Este artigo foi escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

*****

No passado dia 3 de Setembro uma importante efeméride estremocense foi efusivamente celebrada e comemorada na cidade, os cento e vinte anos de um dos edifícios mais icónicos, a Praça de Toiros de Estremoz, outrora, aquando da sua inauguração, a Praça de Toiros de Santa Catarina, vizinha à porta com o mesmo nome, uma das entradas seiscentistas pertencentes à fortificação abaluartada de Estremoz, e edificada no baluarte do Reguengo.
Desde o berço que foi vista como um melhoramento de extraordinário alcance para a então vila, particularmente para o seu comércio e um empreendimento que há muito se impunha como indispensável, a nova praça andou de braço dado com os ventos do progresso.
Até se estabelecer definitivamente neste local onde actualmente pontifica, saltitaram por vários sítios as corridas de touros nos séculos XVIII e XIX.
O primeiro passo para o nascimento da actual praça dá-se no ano de 1899, no dia 19 de Julho, dia em que se dá a arrematação ao Ministério da Fazenda de um terreno[1] e suas dependências denominado Baluarte do Reguengo, junto às Portas de Santa Catarina, adquirido por Manuel Vicente da Graça Zagalo e sua mulher D. Maria da Graça da Natividade Hunter Reynolds, compra que teve direito a parangonas no jornal local e a elogios aos protagonistas[2].
A ideia subjacente a esta aquisição seria a constituição de uma comissão organizada[3] com a finalidade de construir a praça de touros, comissão essa que depois entregaria a mesma praça à Associação de Beneficência de Estremoz, para com o seu produto fazer face às despesas com o seu estabelecimento de caridade, há pouco tempo inaugurado. Em dezassete de Março de 1900, segundo o Jornal d’Estremoz, já estava constituída a comissão e realizado o projecto e respectiva planta para a nova praça, a qual seria construída de ferro e alvenaria devendo comportar aproximadamente cinco mil pessoas, estando orçada entre doze e treze contos de réis.
Após o anúncio com a devida publicidade, da arrematação por empreitada das obras de alvenaria, carpintaria e serralharia inerentes a tal construção sob as condições do caderno de encargos respectivo, e, tendo terminado o prazo no dia 29 de Fevereiro para a recepção das propostas em carta fechada, abertas que foram as mesmas nesse mesmo dia, por escritura de um de Março de 1904[4], foi celebrado o contrato de empreitada entre Manuel Vicente da Graça Zagalo na qualidade de presidente da direcção da empresa construtora da praça de touros, representando ele toda a direcção[5], e os empreiteiros a quem foram adjudicadas essas tais obras.
A Joaquim Miguel Anastácio e António Luís Coelho, carpinteiros de profissão, entregou a empresa a obra de carpintaria, nos termos da sua proposta, obrigando-se para além disso os empreiteiros a construírem a trincheira de madeira com um metro e sessenta centímetros de altura por cinco centímetros de extensão e com a distância de dois metros entre os pés direitos e cuja secção seria de vinte centímetros por vinte centímetros, formando painéis móveis que se fixariam aos prumos entrando em ranhuras cavadas nos mesmos para esse efeito. Cada prumo destes teria que estar enterrado no solo pelo menos noventa centímetros e seria assente em pedra para permitir maior solidez e estabilidade. Ao longo de toda a trincheira, quer na parte interior, quer na exterior da mesma, um estribo de altura conveniente seria colocado, assentando o mesmo sobre chapuzes ligados aos respectivos prumos e aparafusados aos painéis respectivos. Assumiu o encargo de fiador desta empreitada o empregado público e industrial José Nunes Adegas[6].
A empreitada de alvenaria foi adjudicada a Jacinto José Cachudo, também nos termos da proposta apresentada, com a alteração do preço inicial apresentado de seis contos quatrocentos vinte cinco mil réis, saldando-se a adjudicação final em seis contos de réis. Adicionalmente, obrigava-se este a adquirir o material já existente na praça pelo preço que tinha sido fornecido, cuja importância lhe seria descontada na última prestação, aceitar ainda a cal que havia de fornecer Joaquim José de Rosa Bastos até à quantia de duzentos mil réis na qual seria incluída a já entretanto fornecida, pagando a que viesse de futuro ao preço corrente na altura e a fazer uma parede de tijolo ao alto na parte inferior das abobadilhas a fim de substituir o enchimento de alvenaria indicado no projecto. Finalmente, caso fosse necessário, mudar as duas pequenas portas existentes uma de cada lado da porta principal, trabalho que seria por conta do empreiteiro. As mesmas teriam que ser colocadas de forma a que o eixo correspondesse em linha recta ao eixo das escadas de acesso para as bancadas do sol e sombra respectivamente. Assumiram o encargo de fiadores desta empreitada os proprietários Francisco Fragoso e Venceslau Vieira[7].
Já a empreitada de serralharia, que compreendia toda a obra em ferro, foi confiada a João Francisco Rodrigues nos termos da sua proposta que se socorreu do comerciante desta vila e também proprietário, Narciso da Silva Ribeiro, para fiador da mesma[8].
Foram testemunhas deste contrato de empreitada, que se saldou no montante total de 7:930$000 réis, mais 555$526 réis que o valor inicial orçamentado em 7:374$474, dois estremocenses, António Maria de Almeida, casado e barbeiro de profissão e José Francisco da Silva Capeto solteiro e alfaiate[9].
Os trabalhos tinham começado com extraordinária actividade logo no dia seguinte, na quarta-feira dia 2 de Março, perspectivando-se logo aí a conclusão da obra para finais de Agosto. Nessa altura já existiam trabalhos realizados que ajudavam e muito a rápida conclusão da arena, em particular toda a parede exterior assim como os curros com capacidade para doze touros.
Na rua da Rainha D. Amélia[10], na casa de residência de Manuel Vicente Graça Zagalo e D. Maria da Graça da Natividade Hunter Reynolds, aos seis dias do mês de Maio e com os trabalhos de construção da nova praça em grande desenvolvimento, antecipando mesmo a conclusão das obras antes do prazo estipulado[11], teve lugar a escritura de doação[12], no valor de dez contos de réis, do Baluarte do Reguengo que fizeram este casal de beneméritos à Associação de Beneficência de Estremoz[13]. Tratava-se de uma doação pura e condicional na medida em que esta associação donatária só entrava na posse do prédio mediante três condições que tinham que ser realizadas simultaneamente. Em primeiro lugar, tinha que ser construída uma praça de touros, a qual já estava em andamento, depois tinha que estar integralmente pago ou reembolsado o capital empregado nesta construção e, finalmente, também tinham que estar definidos os direitos dos subscritores que para tal fim concorreram com quantias. Manuel Vicente ficou encarregado de angariar estes investidores por meio de obrigações, com valor de cinco mil réis cada uma, até ter a importância suficiente (nunca superior a doze contos de réis) para a construção da praça[14].
Definiram-se os sócios subscritores em duas categorias, a dos fundadores, que seriam todos aqueles cujos nomes constassem do registo da empresa ou comissão administrativa até à data da distribuição das respectivas obrigações e a dos secundários que eram todos aqueles que adquirissem obrigações à posteriori, não gozando estes últimos dos direitos que assistiam aos primeiros, com excepção apenas do reembolso do capital que as suas obrigações representassem.
Depois, hierarquizaram-se os fundadores em função da importância subscrita, aqueles que subscrevessem obrigações com importância total não inferior a um conto de réis teriam o direito de propriedade a um camarote e por cada parcela de cem mil réis, além daquela quantia, mais um lugar reservado nas bancadas de sombra. Para os que subscrevessem obrigações com importância total não inferior a quinhentos mil réis teriam direito a três lugares de cadeira e mais um lugar de sombra nas bancadas por cada adicional de cem mil réis. Para aqueles subscritores cujas quantias eram inferiores a quinhentos mil réis teriam à mesma um lugar reservado nas bancadas de sombra por cada cem mil réis realizados, tendo os que realizassem metade dessa quantia um lugar reservado nas bancadas de sol e os de vinte cinco mil réis realizados a meia entrada nestas bancadas. Todos estes lugares de direito ficavam pertença dos subscritores fundadores podendo os mesmos ser unicamente transmissíveis aos seus herdeiros ou sucessores.
Estava também estipulado que todos estes subscritores proprietários de lugares tinham direito em todos os espectáculos a trocar os lugares por outros de categoria superior pagando a diferença de preço, bastando avisar com antecedência de, pelo menos um dia, a comissão.
Todos os subscritores seriam reembolsados do capital representados pelas suas obrigações por amortização que todos os anos se realizava por sorteio única e exclusivamente com o rendimento líquido e disponível da praça.
Ainda estava previsto a alienação das obrigações, por parte dos subscritores fundadores e seus herdeiros ou sucessores, sem perda dos seus direitos aos lugares que lhes pertenciam, mas caso optassem pela venda da propriedade desses lugares a associação donatária teria preferência em igualdade de circunstâncias, caso já estivesse na posse da praça, pois se a transmissão ainda não estivesse efectuada seria a comissão que estivesse encarregada da sua exploração a exercer essa preferência. Ainda havia um caderno em duplicado para a inscrição e apuramento dos subscritores fundadores, essencial, para de pronto se conhecerem os direitos que tinha cada subscritor. Quando depois de reembolsado o capital dos subscritores e se ter transmitido à Associação de Beneficência de Estremoz a posse da praça de touros, dada por esta escritura, foi entregue a esta um dos livros ficando o outro depositado no Arquivo da Administração do Concelho desta então vila verificando a direcção desta associação, nesta ocasião, a exactidão dos dois livros[15].
Para além disto tudo, se, no futuro deixassem de existir os estabelecimentos de caridade, a cargo da Associação de Beneficência, ou os que esta pudesse vir a fundar, reverteria a praça de touros a favor dos subscritores fundadores ou seus herdeiros na proporção para cada um correspondente ao capital que tivessem subscrito[16]. Se esta associação donatária também decidisse não continuar na posse do objecto doado podia livremente devolver o mesmo aos subscritores fundadores ou aos seus sucessores que seriam obrigados a aceitar sem que tivessem direito a exigir qualquer indemnização.
Enquanto não se realizou a transmissão da praça foi encarregada da sua administração e exploração uma comissão composta pelo próprio Manuel Vicente Graça Zagalo e também por José Rodrigues Tocha, Roberto Rafael Reynolds, João Augusto Silvério Carapeta e Francisco das Dores Rosado, estes dois últimos também bastante louvados pela imprensa local devido ao empenho e persistência neste projecto, os quais iriam escolher entre si quem iria exercer os cargos que entendessem dever distribuir. Daria esta comissão anualmente, em reunião de assembleia geral, contas aos subscritores, os quais deliberavam por maioria de dois terços do capital representado pelos subscritores presentes[17]. Testemunharam este acto notarial os proprietários estremocenses Rui de Sande Menezes e Vasconcellos e Carlos Frederico Luna.
Em meados do mês de Maio, ainda com a inscrição aberta a todos aqueles que até àquele momento não tinham subscrito qualquer obrigação, os trabalhos da praça estavam em colossal desenvolvimento, surgindo adicionalmente algumas inovações que iriam contribuir para a solidez e embelezamento da praça, cujo aumento de despesa foi justificado pela sua necessidade. Começavam a ser conhecidos dos estremocenses alguns pormenores da arena. Os camarotes em número de sessenta ficavam arrumados em meia circunferência da praça e directamente sobre a bancada dos cento e cinquenta e cinco fauteuils com as dimensões de 1,63m de largura por 1,80m de fundo, tendo a coxia 1,20m de largura. Os fauteuils ocupavam as doze bancadas inferiores aos camarotes. Nos lugares do sol as bancadas eram em número de dezassete, medindo 0,50m de largura por 0,40m de altura. Tanto estas bancadas como as dos fauteuils eram cobertas de lajes pretas (xisto) cujo fornecimento já estava contratado na empreitada de alvenaria, enquanto o pavimento dos camarotes era em mosaico (mosaico hidráulico). Por esta altura, a gradaria que havia de circundar a praça já estava quase concluída, as colunas de ferro que sustentariam a cobertura em toda a sua circunferência, os tabuleiros de zinco e outros aprestos estavam em vias de chegar[18], trabalhando nesta azáfama setenta operários[19].
Por esta altura, com os trabalhos em velocidade de cruzeiro e vislumbrando-se no horizonte a obra concluída, reuniu a assembleia geral de accionistas no dia 4 de Junho, onde, para além de tratar dos negócios relacionados com os trabalhos em curso, também se concentrou nas duas corridas inaugurais, decidindo para o efeito que essas mesmas corridas fossem dadas por conta da comissão, apesar das propostas existentes para o arrendamento da praça. Ficou aquela autorizada a despender as quantias necessárias, depois de esgotadas as verbas pagas pelos accionistas para completa conclusão da praça, sendo a diferença saldada pelo resultado dos primeiros eventos[20].
Já com o mês de Julho bem adiantado, pela primeira vez foram anunciados com exactidão os dias 3 e 4 de Setembro[21] para os dois espectáculos inaugurais, por ocasião das grandiosas festas à Exaltação da Santa Cruz. Estipulou-se que as portas da praça abriam às duas da tarde e que pelas quatro horas entraria na arena a azémola das farpas conduzida pelos moços de forcado seguindo-se os artistas contratados, primeiro os cavaleiros Manuel Casimiro e Francisco Simões Serra coadjuvados pelos bandarilheiros Teodoro e Carlos Gonçalves, Francisco Saldanha, José Martins e J. Ribeiro Tomé. Participariam também, para além do grupo de forcados da praça, o grupo da praça do Campo Pequeno, liderado pelo cabo Manuel Alcorriol. Nesta altura, ainda estava em contratação um matador espanhol e sua quadrilha, o qual só a meados de Agosto se soube ser Manuel González, El Rerre com seus bandarilheiros, Vicente Vegas e José Garcia (Moreno). Para além destes artistas ainda figurariam nas cortesias todo o pessoal da arena e touril, campinos a cavalo, quatro cavalos de combate rigorosamente ajaezados e conduzidos à mão por outros tantos criados dos cavaleiros. Os dois curros de dez touros cada um seriam pertença da Companhia das Lezírias do Tejo e Sado e de D. Caetano de Bragança (Lafões). A banda de música escolhida para abrilhantar os dois eventos foi a de Infantaria 2, de Lisboa, que para esse fim, chegou a Estremoz na noite de sexta-feira 2 de Setembro, a direcção técnica desta nova arena ficava a cargo de J. Carlos Martins e estavam previstos comboios a preços reduzidos de Setúbal, Évora e outras estações. E tudo isto no meio de uma azáfama devido à progressão tremenda dos trabalhos, para além do habitual boicote dos Velhos do Restelo, criaturas mesquinhas que através da política tudo faziam, ingloriamente, para que esta aspiração dos estremocenses não tivesse êxito[22].
A meados de Agosto com os trabalhos exteriores em estado muito adiantado, o trabalho de alvenaria no interior do recinto já estava concluído, estando nessa altura em acção as execuções nos gradeamentos, camarotes e madeiramentos[23]. A tal respeito o jornal lisboeta A Arena, especializado na arte da tauromaquia, falando da praça de touros de Estremoz dizia num artigo alongado “Está em via de conclusão n’esta villa uma nova praça de touros que comportará umas sete mil pessoas e ficará sendo uma das melhores de quantas existem em Portugal. A nova praça é construída com toda a solidez e elegancia, e os materiaes que entram principalmente na construção, alem da cal e areia, são a pedra e o ferro. A madeira entra apenas como adorno, à semelhança do que acontece com a praça do Campo Pequeno[24]. O conjuncto dá uma ideia da bonita praça de Villa Franca,…”[25].
Os vinte touros seleccionados para serem lidados na inauguração, acompanhados dos respectivos cabrestos, tinham iniciado a sua viagem rumo a Estremoz, desde os campos de Vila Franca, na manhã do dia 24, uma quarta-feira. Ficariam até ao dia dos eventos nos terrenos da herdade do Chalrito, na coutada, propriedade de Manuel Vicente Graça Zagalo, a poucos quilómetros de Estremoz. Entretanto, por esta altura, os trabalhos no interior da praça já se encontravam concluídos, estando apenas as lavagens das lajes das bancadas e dos mosaicos nos camarotes em realização[26].
Na segunda-feira dia 29, pelas cinco horas da tarde teve lugar a inspecção à praça com presença do Administrador do Concelho Domingos Joaquim da Silva, acompanhado pelo seu secretário Carlos Frederico Luna e também pela comissão de vistoria composta pelo engenheiro civil e de minas António Maria da Silva, pelo técnico de obras públicas, João Filipe Pereira Pinho e pelo técnico de obras municipais Francisco Maria de Campos Torres, sendo esta de parecer favorável à abertura do recinto pois o mesmo gozava de condições de resistência e estabilidade sem o mais pequeno risco para o público[27].
Finalmente chega o tão ansiado dia da inauguração com uma animação delirante por parte dos aficionados. As embolações principiaram pelas nove horas da manhã tendo entrada livre aqueles que tivessem bilhete para a corrida, pagando os que não possuíssem ingresso e quisessem assistir a este acto um bilhete especial que estava à venda por cinquenta réis. Para além das entradas poderem ser adquiridas nas bilheteiras da praça no dia da corrida, a partir das oito horas da manhã, também se poderiam comprar em mais outros três espaços comerciais consoante o tipo. Assim, para os Camarotes e Fauteuils as mesmas eram encontradas na ourivesaria Carapeta & Irmãos enquanto as da Sombra estavam à venda na loja de Joaquim Lourenço Costa e as de Sombra-Sol e Sol na drogaria de Francisco Fragoso. No geral foram brilhantes e entusiásticas as duas corridas que marcariam para sempre esta praça e a então vila de Estremoz. A de Domingo, sem sombra para dúvidas, foi muito melhor que a inaugural de sábado pois os touros assim o ditaram. No primeiro dia o gado da Companhia foi em geral fraco não se prestando à lide, impossibilitando os artistas de brilharem[28]. Mesmo assim, os artistas com a fraca matéria prima que lhes calhou em sorte conseguiram satisfazer suficientemente o público. Já no dia seguinte tivemos umas das melhores corridas, daquelas de primeira linha que nos enchem as medidas. O gado de D. Caetano de Bragança era bravíssimo prestando-se com destreza ao desafio dos artistas que, com denodo e arte, os lidaram, especialmente os cavaleiros que foram muito felizes com uma prestação magnífica nos ferros curtos sendo muito ovacionados pelo público. Dos bandarilheiros, que em geral trabalharam bem, destacaram-se José Martins na sorte de cadeira, Ribeiro Tomé no salto de vara, Teodoro Gonçalves e Francisco Saldanha nas farpas. Também o matador espanhol deixou boa impressão de um artista razoável[29]. Quanto aos forcados causaram também muito boa impressão nas sortes arriscadas que fizeram com pegas de valor que lhes valeu muitos aplausos. As duas touradas com muito boa direcção, confiada a J. Carlos Martins, que vestiu a pele de inteligente, estiveram muito bem concorridas com a de sábado com poucos lugares vagos enquanto a de domingo esteve literalmente à cunha[30].
A meados de Setembro estavam já quase terminados os trabalhos de aformoseamento no exterior do muro do lado norte e sul, os quais, infelizmente, não tinham podido ser concluídos antes da inauguração[31].
Tal como acontece com tudo nesta vida, naturalmente, nasce-se, vive-se e morre-se, assim se passou também com esta infraestrutura, que após o seu nascimento registou aqui momentos de glória durante décadas, passando por este tauródromo as principais figuras do toureio, a elite da tauromaquia nacional assim como espectáculos musicais e outros mais bizarros para este tipo de recinto, como combates de boxe, realizados no ano de 1935. Este recinto esteve sempre umbilicalmente ligado à renomada dinastia de cavaleiros tauromáquicos estremocenses, a conhecida família Maldonado Cortes, liderando a mesma João Maria de Almeida de Matos Cortes que foi cavaleiro amador, seguido por seus filhos Mestre José Francisco Maldonado Cortes, figura de primeiro plano da tauromaquia, que tal como seu pai foi empresário desta praça, e seu irmão Afonso Manuel Maldonado Cortes exímio equitador, os dois cavaleiros de alternativa. Seu neto José Francisco Macedo Maldonado Cortes (Kiko), filho mais velho do Mestre José Maldonado Cortes, e, também ele, cavaleiro de alternativa fez aqui os seus primeiros treinos assim como seus filhos e bisnetos do patriarca, o mais velho, Francisco Maria Marouço Maldonado Cortes, cavaleiro praticante que aqui toureou pela primeira vez em público e seu irmão José Maria Marouço Maldonado Cortes (Pepe), bandarilheiro praticante aí também se vestiu de toureio. As homenagens gravadas no mármore estremocense e cravejadas na entrada principal desta praça atestam esta antiga relação de cumplicidade com esta família[32]. Definhou este espaço ficando desactivado por muitos anos, encontrando-se em 2011 em muito mau estado de conservação. Com a finalidade de recuperar a histórica praça, o Centro de Bem-Estar Social de Estremoz, proprietário do edifício, cedeu gratuitamente por vinte e cinco anos a arena ao município estremocense para que este promovesse obras de restauro com vista à sua reabertura. O edifício foi reconvertido e adaptado a espaço multifunções, ficando as obras concluídas no ano de 2013, tendo a sua reabertura ao público ocorrido em 30 de Agosto de 2013 com uma corrida de touros nocturna onde foi lidado um curro de sete touros da ganadaria Pinto Barreiros para os cavaleiros António Ribeiro Telles, João Salgueiro, Rui Fernandes, Vítor Ribeiro, João Moura Caetano, João Ribeiro Telles Jr. e João Maria Branco, acompanhados pelos grupos de forcados Amadores de Montemor e Monforte.
Para a celebração dos cento e vinte anos deste recinto tauromáquico teve lugar no passado dia 30 de Agosto, pelas vinte e duas horas, a corrida de comemoração desta efeméride. Lidaram-se seis touros da ganadaria Veiga Teixeira para os cavaleiros João Moura, José Francisco Cortes (Kiko), Filipe Gonçalves, João Moura Caetano, Tiago Carreiras e David Gomes. Também foi corrido um novilho dos irmãos Moura Caetano pelo amador Tomás Moura, filho do prestigiado cavaleiro João Moura, figura principal deste cartaz. Marcaram também presença nesta festa os grupos de forcados amadores de Alcochete e Monforte, capitaneados respectivamente por António José Cardoso e João Maria Falcão. Abrilhantou esta festa a banda estremocense, Sociedade Filarmónica Luzitana.
Não podendo ter assistido ao seu nascimento por razões óbvias, marquei orgulhosamente presença na sua renascença assim como neste centésimo vigésimo aniversário.

Bibliografia

Fontes Manuscritas
Arquivo Distrital de Évora
Fundo: Cartório Notarial de Estremoz – Livro de Notas de João Baptista Pires de Campos, Livro 1113, 1904-02-08 a 1904-05-05 – PT/ADEVR/NOT/CNETZ/001/0649
Arquivo Municipal de Estremoz
Fundo: Câmara Municipal de Estremoz - Série: 019 - Autos de Inspecção às Escolas Primárias, 1902 – 1904 - PT/AMETZ/CMETZ/Q-C/019/0001
Monografias
ALMEIDA, Jayme Duarte de - Enciclopédia Tauromáquica ilustrada. - Lisboa: Editorial Estampa, 1962.
ALMEIDA, Jayme Duarte de - HISTÓRIA DA TAUROMAQUIA. Técnica e Evolução Artística do Toureio. - Lisboa Artis Lda, 1951-1953. - 2 vol.
Publicações em série
JORNAL D' ESTREMOZ, O - Semanário Político, Imparcial, Literário e Noticioso / Fund. José Maria da Silva. – Estremoz : Tipografia de José Maria da Silva, 1887-1922. – Publicação semanal referente aos n.ºs 642, 22 de Julho 1899; 676, 17 de Março 1900; 855, 15 de Agosto 1903; 871, 27 de Fevereiro; 872, 5 de Março; 877, 9 de Abril; 882, 14 de Maio; 883, 21 de Maio; 886, 11 de Junho; 891, 16 de Julho; 892, 23 de Julho; 893, 30 de Julho; 895, 13 de Agosto; 896, 20 de Agosto; 897, 27 de Agosto; 898, 3 de Setembro; 899, 10 de Setembro e 900, 17 de Setembro de 1904.

Agradecimentos

O autor agradece ao Arquivo Distrital de Évora, pela mão da assistente técnica de arquivo, Srª Célia Malarranha, ao Arquivo Municipal de Estremoz na pessoa da directora Drª Paula Gonçalves e à Biblioteca Municipal de Estremoz cuja directora é a Drª Maria Helena Mourinha.
A João Malta pelos acutilantes detalhes, sempre bem-vindos.
Finalmente, a João Ruas, por tudo.

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[1] Registado na Conservatória do Registo Predial de Estremoz sob o n.º 6511 a folhas 105 do Livro B – dezassete.
[2] Informava O Jornal d’Estremoz do dia 22 de Julho de 1899, n.º 642, que o baluarte em praça tinha sido adquirido por Manuel Vicente da Graça Zagalo e Roberto Reynolds (Roberto Rafael Reynolds, irmão de D. Maria da Graça e cunhado de Manuel Vicente) com a finalidade de ser reconstruída a antiga praça de touros, de que ainda existia uma parte importante, sendo por isso louvável “o procedimento dos dois distinctos cavalheiros, que toda a gente que se interessa pelo progresso d’esta povoação applaude e elogia”.
[3] N'O Jornal d’Estremoz de sábado 17 de Março de 1900, n.º 676, vem a notícia “Sabemos que se acha constiuida uma comissão composta dos srs. dr. João da Silveira Couto Leitão, presidente, Roberto Reynolds, tesoureiro, José Rodrigues Tocha, secretario, e Manoel Vicente Graça Zagallo e dr. Francisco Maria Namorado, como vogaes, comissão que tomou a seu cargo o empreendimento da realização do melhoramento aludido”.
[4] Livro n.º21 - Para as notas dos actos e contractos entre vivos. Notário J. B. P. de Campos – Estremoz, de 8 de Fevereiro a 5 de Maio de 1904, folhas 6 v. e seguintes.
[5] Informava O Jornal d’Estremoz do dia 27 de Fevereiro de 1904, n.º 871 que no dia 17 deste mesmo mês e sob a presidência de Manuel Vicente Graça Zagalo se tinha reunido a comissão que tinha a seu cargo a reconstrução da praça, onde foi resolvido proceder imediatamente aos trabalhos que deviam ser feitos por meio de empreitadas já anunciadas a concurso.
[6] A respeito desta empreitada noticiava O Jornal d’Estremoz do dia 5 de Março de 1904, n.º 872 que a adjudicação tinha sido feita por 1:280$000 réis, menos 47$400 réis que o montante inicial de 1:327$400.
[7] Em relação à empreitada de alvenaria O Jornal d’Estremoz do dia 5 de Março de 1904, n.º 872 referia que a adjudicação, para além de ter sido feita ao empreiteiro Jacinto José Cachudo também tinha sido entregue a António Luís Coelho e Carlos Faleiro. Mencionava ainda uma diferença para mais de 865$930 réis em relação aos 5:134$070 réis iniciais, muito diferente do que foi escriturado.
[8] O Jornal d’Estremoz do dia 5 de Março de 1904, n.º 872 refere que o valor deste contrato se situou em 650$000 réis, menos 263$000 réis que o valor inicial de 913$000 réis.
[9] Informação prestada por O Jornal d’Estremoz do dia 5 de Março de 1904, n.º 872. O valor correcto dos orçamentos iniciais, segundo este periódico, seria de 7:374$470 e a diferença para mais de 555$530 réis.
[10] Actualmente rua 5 de Outubro.
[11] O Jornal d’Estremoz do dia 9 de Abril de 1904, n.º 877.
[12] Livro nº21 - Para as notas dos actos e contractos entre vivos. Notário J. B. P. de Campos – Estremoz, de 8 de Fevereiro a 5 de Maio de 1904, folhas 45 e seguintes.
[13] Compareceram na escritura em representação desta Associação, José Rodrigues Tocha na qualidade de Provedor, o padre António Joaquim Neves Vieira como secretário, João Augusto Silvério Carapeta na qualidade de tesoureiro e os vogais Roberto Rafael Reynolds, Malaquias José Cardoso Ramos e Francisco Inácio Costa.
[14] O Jornal d’Estremoz do dia 15 de Agosto de 1903, n.º 855 vem registar com agrado a tenacidade de dois homens que “conseguiram d’esta vez fazer vingar”, à custa dos seus esforços o velho desejo de construção de uma praça de touros. Acrescenta que dos dez contos de réis, quantia necessária para a edificação do edifício apenas faltava subscrever a quantia de setecentos mil réis, sendo digno do maior louvor o esforço, iniciativa e zelo diligenciados por estes dois homens de nome João Augusto Silvério Carapeta e Francisco das Dores Rosado. O mesmo jornal na sua edição de 5 de Março do ano seguinte, n.º 872, volta a tecer elogios a estes dinâmicos estremocenses referindo-se aos mesmos “Este importante melhoramento é sem duvida de extraordinário alcance para Estremoz… o que muito se deve aos esforços, iniciativa e zelo de dois cavalheiros…são elles os srs. Francisco das Dores Rosado e João Augusto Silverio Carapeta…”.
[15] Este caderno em duplicado e em poder da comissão administrativa continha termos de abertura e encerramento, estavam as suas folhas devidamente numeradas e rubricadas por todos os vogais da dita comissão, devendo no último dia para a inscrição dos subscritores fundadores, lavrar-se um termo de encerramento imediatamente a seguir à inscrição do último subscritor desta categoria. Dos mesmos cadernos seriam dados a cada subscritor fundador certidões, assinadas por todos os membros da comissão administrativa, das quais constasse a sua categoria, número de obrigações subscritas pelos próprios e quais os direitos que lhe assistiam por tal facto. Estas certidões constituíam para todos os efeitos os títulos que garantiam aos subscritores os direitos que por esta escritura lhes eram consignados.
[16] Em conformidade com o preceituado no artigo 1473 do Código Civil.
[17] Para a assembleia geral se constituir em primeira convocatória era necessário que estivessem presentes ou devidamente representados, subscritores que representassem pelos menos cinquenta por cento do capital que estivesse à data por amortizar. Não concorrendo número de subscritores, na primeira reunião, suficientes para as condições expostas, poderia reunir a assembleia geral em segunda convocatória e deliberar com qualquer número de subscritores presentes, fosse qual fosse o capital que representassem.
[18] O Jornal d’Estremoz dos dias 14 de Maio, 11 de Junho e 16 de Julho de 1904, n.ºs 882, 886 e 891. Acrescentava o periódico de Maio que “Se a subscripção dos dez contos não fôr coberta por mais subscriptores, e por esse motivo a praça não possa ficar concluída, no seu todo, até fins d’agosto, ficará, todavia, nas condições de poder funccionar n’esse tempo.”.
[19] O Jornal d’Estremoz do dia 21 de Maio de 1904, n.º 883 mencionava “33 alvenéos (pedreiros), 36 trabalhadores e 1 canteiro”.
[20] O Jornal d’Estremoz do dia 11 de Junho de 1904, n.º 886.
[21] No, O Jornal d’Estremoz do dia 14 de Maio n.º882 ainda era referido com previsão os dias 4 e 5 de Setembro, domingo e segunda-feira respectivamente, para as corridas de inauguração.
[22] O Jornal d’Estremoz dos dias 23, 30 de Julho e 20 de Agosto de 1904, n.ºs 892, 893 e 896 e cartaz da corrida.
[23] O Jornal d’Estremoz do dia 13 de Agosto de 1904, n.ºs 895.
[24] Inaugurada a 18 de Agosto de 1892.
[25] O Jornal d’Estremoz do dia 20 de Agosto de 1904, n.ºs 896.
[26] O Jornal d’Estremoz do dia 27 de Agosto de 1904, n.ºs 897. Na notícia aparece o termo popular “chocas” em vez de “cabrestos”. Como esta expressão não é utilizada no Alentejo e Ribatejo optei por não a utilizar.
[27] Fundo: Câmara Municipal de Estremoz - Série: 019 - Autos de Inspecção às Escolas Primárias, 1902 – 1904 - PT/AMETZ/CMETZ/Q-C/019/0001 e O Jornal d’Estremoz do dia 3 de Setembro de 1904, n.ºs 898.
[28] A distribuição dos touros para este primeiro espectáculo, segundo o cartaz das corridas foi o seguinte: o primeiro touro foi para Manuel Casimiro, o segundo para Teodoro Gonçalves e José Martins, o terceiro para Saldanha e Carlos Gonçalves, o quarto para Simões Serra e o último antes do intervalo para os bandarilheiros espanhóis. Manuel Casimiro abriu a segunda parte, enquanto Teodoro Gonçalves e Ribeiro Tomé lidaram o sétimo e Martins, Saldanha e Carlos Gonçalves tourearam o oitavo. O nono saiu para Simões Serra finalizando a corrida os bandarilheiros espanhóis.
[29] Para a segunda corrida e segundo o mesmo cartaz a distribuição dos touros foi a seguinte: Manuel Casimiro abriu o torneio seguindo-se os bandarilheiros Teodoro Gonçalves e Francisco Saldanha que tourearam o segundo enquanto o terceiro coube a José Martins e Ribeiro Tomé. Simões Serra e os bandarilheiros espanhóis fecharam a primeira parte lidando o quarto e quinto da tarde respectivamente. Abriu a segunda parte novamente Manuel Casimiro, seguindo dos irmãos Gonçalves e dos bandarilheiros espanhóis. O nono da tarde coube a Simões Serra encerrando o espectáculo Saldanha, Carlos Gonçalves e Ribeiro Tomé.
[30] O Jornal d’Estremoz do dia 10 de Setembro de 1904, n.ºs 899.
[31] O Jornal d’Estremoz do dia 17 de Setembro de 1904, n.ºs 900.
[32] Actualmente, encontram-se nas paredes oito placas de homenagem: os vinte e cinco anos de alternativa de Mestre José Maldonado Cortes e de seu filho José Francisco Macedo Maldonado Cortes (Kiko), a despedida do Mestre José Maldonado Cortes, os vinte e cinco, quarenta e quarenta e cinco anos de alternativa do Maestro João Moura, a homenagem a José Maria Cortes, antigo cabo do Grupo de Forcados de Montemor-o-Novo, figura ímpar da forcadagem, por ocasião da abertura da praça e a homenagem póstuma aos antigos forcados do Grupo de Lisboa, António Lapa e José Caraças.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Aclénia Pereira e um certo olhar…


Fig. 1 - Pastor de tarro e manta. Aclénia Pereira (1927-2012)

LER AINDA

Aclénia Pereira (1927-2012) é uma barrista de Estremoz cujo perfil biográfico tracei em 2018 [1] , o qual pode ser lido na hiperligação acima indicada.
Aclénia frequentou a Escola Industrial António Augusto Gonçalves entre 1940 e 1943. Aí foi aluna de Mestre Mariano da Conceição (1903-1959) na disciplina de “Oficina”, durante 3 anos lectivos consecutivos. Com ele aprendeu a modelar e a decorar Bonecos de Estremoz, podendo tal como Armando Alves (1935 - ), ser considerada discípula daquele Mestre. É de sua autoria o “Pastor de tarro e manta” da Fig. 1, que ostenta na base duas das suas bem conhecidas marcas de autor. (Fig. 2). A data 22-5-50 escrita verticalmente na base com lápis de grafite, é por mim interpretada como sendo a data de aquisição registada por quem adquiriu a figura à barrista, que teria então 23 anos. Significa isto que ao fim de 7 anos de ter deixado de ser aluna de mestre Mariano da Conceição já produzia figuras com marcas individuais diferenciadas das do Mestre. Com efeito, à semelhança de Ana das Peles (1869-1945) na sua primeira fase de produção, a representação do olhar utilizada por Aclénia é feita através da menina do olho e da sobrancelha. Já Mestre Mariano da Conceição, utilizava a menina do olho, a sobrancelha e a pestana na representação do olhar. Esta, enquanto marca identitária dum determinado barrista, integra conjuntamente com outras marcas identitárias, aquilo que se pode designar como o estilo desse barrista. Por outras palavras: o estilo pode ser definido como o conjunto de marcas identitárias de cada barrista.
Como diferentes barristas têm, naturalmente, algumas marcas identitárias distintas das de outros barristas, resulta daí que cada um deles tem o seu próprio estilo, o que não é impeditivo de qualquer deles, no decurso da produção, seguir os cânones subjacentes à Estética do Boneco de Estremoz, a qual tem a ver com a modelação e com a decoração, mas não com a representação do olhar, que ao longo da História do Boneco de Estremoz é diversificada e plural.
É inteiramente desprovido de sentido, considerar, como alguns o fazem, que as figuras que não apresentam “duas riscas por cima dos olhos”, não obedecem à Estética do Boneco de Estremoz. Além de ser uma afirmação inteiramente desprovida de sentido, não fica bem fazer essa afirmação, porque não é uma afirmação séria, visto que não corresponde à realidade histórica.
Por outro lado, produzir intencionalmente uma tal afirmação, corresponde na prática a pretender valorizar o trabalho daqueles que seguem uma dada forma de representação do olhar, em detrimento de outros, o que considero lamentável porque preconceituoso.


Fig. 2 - Carimbo “Tanagra”[2] dentro de um rectângulo  de
3 cm x 1 cm, seguido de carimbo “ESTREMOZ / PORTUGAL”,
dentro de um  rectângulo de 2,7 cm x 1 cm. 



[1] MATOS, Hernâni. Bonecos de Estremoz. Edições Afrontamento. Estremoz / Póvoa de Varzim, Outono de 2018. 

[2] “Tanagra” é o pseudónimo de Aclénia Pereira como barrista de Estremoz. 

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Testamento herético

 


Hereticamente, através de ideias e de palavras próprias solidamente fundamentadas, ousei ao longo da minha vida ser diferente, mantendo-me igual a mim próprio ao fazer frente a alguns que ilusoriamente julgam ter a faca e o queijo na mão, ad eternum.

A minha heresia condenou-me a futuramente ser apagado dos registos que os revisionistas da História do Presente irão manipular a soldo de qualquer uma dessas nomenklaturas em que esbarro a torto e a direito, mas que nem por um instante me fazem vacilar.

Congratula-me a consciência da minha heresia, convicto da existência de justos criadores de mudanças de paradigma, os quais em devido tempo se encarregarão de reavivar a minha Memória e recambiar os revisionistas e seus mandantes para o caixote do lixo da História.

Hernâni Matos