domingo, 8 de janeiro de 2012

A Adoração dos Pastores na Pintura Universal

NASCIMENTO DE CRISTO (c. 1425-30).
Robert Campin (c. 1380 – 1444).
Óleo sobre painel (86 × 72 cm).
Musée des Beaux-Arts, Dijon.

A Adoração dos Pastores” é o tema central de telas criadas por grandes nomes da pintura universal, dos quais destacamos, associados por épocas/correntes da pintura:
- RENASCENÇA: Robert Campin (c. 1380 – 1444), flamengo; Andrea Mantegna (1431 – 1506), italiano; Hugo van der Goes (c. 1440 – 1482), flamengo; Martin Schongauer (c. 1447 – 1491), alemão; Giorgione (1477 – 1510) italiano; Raphael (1483-1520), italiano; Titian (c. 1485-1576), italiano; Jacopo Bassano (c. 1515-92), italiano.
- MANEIRISMO: Tintoretto (c. 1518-94), italiano; El Greco (1541-1614), espanhol.
- BARROCO: Peter Paul Rubens (1577-1640), flamengo; Caravaggio (1573 – 1610), italiano; Gerrit van Honthorst (1590 – 1656), holandês; Francisco de Zurbarán (1598-1664), espanhol; Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606 – 1669), holandês; Jan Havicksz Steen (c. 1626 – 1679), holandês.
- ROMANTISMO: William Bell Scott (1811-1890), escocês;
- VICTORIANO: James Tissot (1836-1902), francês;
As referências bíblicas à “Adoração dos PASTORES” surgem em LUCAS 2:
“1. Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra.
2. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria.
3. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade.
4. Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de David, chamada Belém, porque era da casa e família de David,
5. para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida.
6. Estando eles ali, completaram-se os dias dela.
7. E deu à luz seu filho primogénito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.
8. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite.
9. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.
10. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo:
11. hoje vos nasceu na Cidade de David um Salvador, que é o Cristo Senhor.
12. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.
13. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia:
14. Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objectos da benevolência divina.
15. Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou.
16. Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura.
17. Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino.
18. Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores.“



ADORAÇÃO DOS PASTORES (c. 1451-53).
Andrea Mantegna (1431 – 1506).
Têmpera sobre tela (40 × 56 cm).
Metropolitan Museum of Art, New York.
ADORAÇÃO DOS PASTORES (1476-1478).
Hugo van der Goes (c. 1440 – 1482).
Óleo sobre painel (253 × 304 cm).
Galleria degli Uffizi, Florence.
NATIVIDADE (c. 1840).
Martin Schongauer (c. 1447 – 1491).
Óleo sobre painel (37×28 cm).
Gemäldegalerie der Staatlichen Museen, Berlin.
ADORAÇÃO DOS PASTORES (C. 1500).
Giorgione (1477 – 1510).
Óleo sobre painel (91 × 110 cm).
National Gallery of Art, Washington DC.
NASCIMENTO DE CRISTO (1518-19).
Raphael (1483-1520).
Fresco.
Palazzi Pontifici, Vatican.
ADORAÇÃO DOS PASTORES (1533).
Titian (c. 1485-1576).
Óleo sobre madeira.
Galleria Palatina, Palazzo Pitti, Florence.
ADORAÇÃO DOS PASTORES (c. 1545).
Jacopo Bassano (c. 1515-92).
Óleo sobre tela.
Musée National du Château de Fontainebleau.
ADORAÇÃO DOS PASTORES (1579-81).
Tintoretto (c. 1518-94).
Óleo sobre tela.
Scuola di San Rocco, Venice.
ADORAÇÃO DOS PASTORES (C. 1608).
Peter Paul Rubens (1577-1640).
Óleo sobre tela.
St.-Pauluskerk, Antwerp.
ADORAÇÃO DOS PASTORES (c. 1609).
Caravaggio (1573 – 1610).
Óleo sobre tela (314 × 211 cm).
Museo Regionale, Messina.
A ADORAÇÃO DOS PASTORES (1612–14).
El Greco (1541-1614).
Oil on canvas (319 × 180 cm).
Museo del Prado, Madrid.
ADORAÇÃO DOS PASTORES (1622).
Gerrit van Honthorst (1590 – 1656).
Óleo sobre tela (164 × 190 cm).
Wallraf-Richartz Museum, Cologne.
ADORAÇÃO DOS PASTORES (1638-39).
Francisco de Zurbarán (1598-1664).
Óleo sobre tela.
Musée de Grenoble.
ADORAÇÃO DOS PASTORES (1646 [1])
Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606 – 1669).
Óleo sobre tela (97 × 71 cm).
Alte Pinakothek, Munich.
ADORAÇÃO DOS PASTORES (1646 [2]).
Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606 – 1669).
Óleo sobre tela (65 × 55 cm).
National Gallery, London.
ADORAÇÃO DOS PASTORES (1660-1679).
Jan Havicksz Steen (c. 1626 – 1679).
Óleo sobre tela (53 × 64 cm).
Rijksmuseum, Amsterdam.
A NATIVIDADE (1872).
William Bell Scott (1811-1890).
Óleo sobre tela.
National Gallery of Scotland, Edinburgh.
ADORAÇÃO DOS PASTORES (1886-94).
James Tissot (1836-1902).
Aguarela opaca sobre grafite em papel cinza.
Brooklyn Museum, New York.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Noite de Natal

 
Preparação da consoada. Ilustração de Raquel Roque Gameiro Ottolini (1889-1970),
para bilhete-postal emitido pelos CTT.

Nos anos 50-60 do século passado, eu e os meus pais passávamos normalmente a noite da missadura em casa da minha tia Estrela, no nº 17, do Largo do Espírito Santo, em Estremoz. Fazíamos o lume de chão para nos aquecermos e para grelharmos a chouriça, o lombinho e o toucinho das sete carnes. O pingo que escorria das missaduras era cuidadosamente aparado com nacos de pão. Até dava para nos lambermos a comer pão assim.
Por cima das nossas cabeças, o fumeiro – espécie de enfermaria para os enchidos – onde luzidias e gulosas chouriças, morcelas e farinheiras ficavam a curar, aguardando a sua vez da gente se poder repimpar com elas.
Ti Manel Alturas, o meu avô materno, tocava ronca e com a sua voz esganiçada, cantava:

"Olha o Deus Menino
Nas palhas deitado,
A comer toicinho
Todo besuntado!"

A mesa estava posta para o ritual da comezaina da noite. Pão caseiro, fruta da época, arroz doce e bolos que as mulheres atarefadas preparavam durante todo o dia. Ele era a boleima, o bolo podre, o bolo de laranja, as filhoses, as azevias as argolinhas que os mais crescidos empurravam com vinho doce ou com vinho abafado, depois de termos despachado a chouriça, o toucinho e os lombinhos. Tudo acompanhado com brócolos ou couve-flor e regado com vinho da adega do Zé da Glória. E sabem o que vos digo? Não me lembro de alguma vez ter ouvido falar em colesterol.
Na lareira, crepitava o madeiro de Natal. Eu passava a noite a brincar ao pé do lume, a ouvir falar e cantar os mais velhos. Só saía dali cerca da meia noite quando me mandavam para a rua, ver o Pai Natal entrar pela chaminé. Durante muitos anos não consegui perceber a razão exacta pela qual, o bom do Pai Natal entrava precisamente na altura em que eu saía. Depois de ter percebido isto, os presentes minguaram a olhos vistos. Para vos falar disto é por que sei qual a diferença exacta que há entre os dois natais.

Publicado inicialmente a 5 de Janeiro de 2012

Texto adaptado do texto anterior "Memórias do Espírito Santo"

Carta ao Menino Jesus. Ilustração de Laura Costa (activa 1920-1950),
para bilhete-postal emitido pelos CTT em 1942.

Cântico do Natal. Ilustração de Laura Costa (activa 1920-1950),
para bilhete-postal emitido pelos CTT em 1942.

 
As Prendas do Menino Jesus. Ilustração de Raquel Roque Gameiro Ottolini (1889-1970),
para bilhete-postal emitido pelos CTT em 1943.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Presépios de barro de Estremoz

Irmãs Flores - Presépio de cantarinha

Conhecem-se presépios de barro de Estremoz desde o séc. XVIII e crê-se que eles terão sido aqui introduzidos pelos monges do Convento de S. Francisco edificado em meados do séc. XIII e cuja tradição presepista é bem conhecida, desde que o fundador da Ordem, S. Francisco de Assis, montou o primeiro presépio do mundo em Greccio (Itália), no Natal de 1223, com a função didáctica de explicar o nascimento de Jesus, ao mesmo tempo que desgostado com as liberdades da Natividade dentro dos Templos, sustinha a adoração do Natal, como nos diz Luís Chaves [1].
As figuras dos presépios de barro de Estremoz são fabricadas por elementos: cabeças, troncos, pernas, braços, que depois são montados de modo a constituir os bonecos. Estes, tal como nós, nascem nus e só depois é que recebem vestidos, capas, safões, cabelos e chapéus. Todas as peças são afeiçoadas à mão, à excepção do rosto dos bonecos, que é feito com moldes e sempre assim foi, devido à dificuldade em o fazer manualmente. As ferramentas que utilizam para trabalhar o barro são a palheta ou teque (de madeira, plástico ou metal, que permite escavar o barro e dar-lhe forma), os furadores (para furar) e o batedor (para estender o barro (embora haja quem o faça com o rolo da maça).
Antes de serem cozidos, os bonecos têm de secar durante vários dias. Depois de cozidos, o que leva um dia, os bonecos levam outro dia para arrefecer. Só então podem ser pintados. Nesta operação são utilizados pincéis finos de várias espessuras e tintas fabricadas com pigmentos minerais: vermelhão (vermelho), almagre (vermelho escuro), zarcão (cor de laranja), terra de sena (castanho), verde bandeira (verde), azul do ultramar (azul), alvaiade (branco) e pó de sapato (preto). As tintas são feitas misturando os pigmentos com água e cola de madeira, um pouco a olho, mas na quantidade adequada para que a tinta agarre bem ao barro e não salte quando se lhe põe verniz, uma vez que depois da pintura estar seca (o que é rápido), os bonecos são envernizados para fixar a tinta.
À criação e venda de presépios bonecos de Estremoz se dedicam na actualidade, barristas como Maria Luísa da Conceição, Irmãos Ginga, Irmãs Flores, Fátima Estróia, Isabel Pires, Célia Freitas, Ricardo Fonseca e Duarte Catela, cada um com o seu toque próprio. 
É de salientar o forte registo etnográfico dos presépios de barro de Estremoz, que ciclicamente permitem reconstituir e comemorar em nossas casas, o nascimento de Cristo Salvador.
BIBLIOGRAFIA
[1] - CHAVES, Luís. O primeiro «Presépio» de Lisboa conhecido (Século XVII). In, O Archeologo Português. Lisboa, Museu Ethnographico Português. S. 1, vol. 21, n.º 1-12 (Jan-Dez 1916), p. 229-230.


Irmãs Flores - Presépio
Irmãs Flores - Presépio de trono ou de altar
Maria Luísa da Conceição - Presépio de assobio
Maria Luísa da Conceição - Presépio
Maria Luísa da Conceição - Presépio
Irmãos Ginja - Presépio
Afonso Ginja - Presépio 
Isabel Pires - Presépio de trono ou de altar 
Fátima Estróia -  Presépio 
Célia Freitas - Presépios
 Duarte Catela - Presépio
Ricardo Fonseca - Presépio 
Ricardo Fonseca - Presépio
Ricardo Fonseca - Presépio alentejano
Jorge da Conceição - Presépio
 Jorge da Conceição - Presépio

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Vem aí o Ano Novo!


A magistral ilustração de Stuart de Carvalhais (1887-1961), com a qual ilustro a presente crónica, tem por título “Cumprimentos do Ano” e foi publicada na capa da revista “Ilustração Portuguesa”, nº 410, de 29 de Dezembro de 1913. Ela sugere a despedida do “Ano Velho”, aí representado por um ancião de ar respeitável, sentado, vencido decerto pelo desgaste e pelas mazelas da vida. Junto a ele, duas crianças, das quais a mais velhinha lhe entrega um ramo de flores, decerto como reconhecimento do legado positivo que o Ano Velho lhes doou.
Não tenho motivo algum que me leve a crer que esta alegoria de Stuart não fosse apropriada em 1913. Todavia, considero que, actualmente, ela carece de sentido. Por isso me despeço de 2011 com mágoa, azedume e revolta, porque os portugueses nunca perderam tanta qualidade de vida e direitos democráticos como no ano de 2011. Pelo menos até agora. E porquê? Por culpa dos políticos que temos, dos políticos que tivemos e dos políticos que não tivemos, ainda que uma maioria significativa de nós, os gostasse de ter tido.
Conhecedor da obra do poeta popular António Aleixo (1899-1949), identifico-me bastante com o seu pensamento, a começar pelo modo como o poeta se enquadra na Sociedade:

“Sou um dos membros malditos
dessa falsa sociedade que,
baseada nos mitos,
pode roubar à vontade.“

Concordo também com o juízo que faz do Poder:

“Acho uma moral ruim
trazer o vulgo enganado:
mandarem fazer assim
e eles fazerem assado.”

Na óptica do poeta, é um juízo que não é nada positivo:

“Há tantos burros mandando
em homens de inteligência,
que às vezes fico pensando,
se a burrice não será uma ciência...”

Por isso o poeta considera ter o direito de protestar:

“Não me dêem mais desgostos
porque sei raciocinar...
Só os burros estão dispostos
a sofrer sem protestar!”

E vai ao ponto de advertir o Poder:

“Vós que lá do vosso império
prometeis um mundo novo,
calai-vos, que pode o povo
q'rer um mundo novo a sério!”

Proclama igualmente que a situação pode (e digo eu, deve) mudar:

“Esta mascarada enorme
com que o mundo nos aldraba
dura enquanto o povo dorme,
quando ele acordar, acaba.”

Perder a vida será na sua opinião, o que menos importa:

“Que importa perder a vida
em luta contra a traição,
se a Razão mesmo vencida,
não deixa de ser Razão? “

Nunca o pensamento de António Aleixo foi tão pertinente como hoje, por congregar duma forma excepcional uma análise da situação com alguma orientação para a acção. E acreditem que eu percebo da poda. Sou da geração do Maio de 68 em Portugal, doutros tempos de luta e porventura o primeiro divulgador de António Aleixo em Lisboa, em sessões de Canto Livre, em que participavam companheiros como o Zeca, o Adriano, o Fanhais ou o Fanha. Eu era um alentejano fininho com um metro e noventa de altura e olhos de carneiro mal morto. Quando ocupávamos a cantina de Ciências para afrontar o Poder, este cagava-se todo e mandava a polícia de choque contra nós. Nós não nos cagávamos, porque tínhamos tudo no sítio. A nossa força era a consciência política, a unidade, a disciplina e a resistência militante. Tínhamos na massa do sangue a poesia do Daniel Filipe (1925-1964) - Pátria Lugar de Exílio:

“(…) Tendes jornais.
usai-os
tendes exércitos
usai-os
tendes polícia
usai-a
tendes juízes
usai-os
usai-os contra nós
procurai esmagar-nos
cantando resistimos.”

Mais de quarenta anos depois, com toda a adrenalina dos meus 65 anos, repudio a política canalha que nos (des)governa e proclamo alto e bom som:


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A Adoração dos Magos na Pintura Universal


A ADORAÇÃO DOS MAGOS (c/ 1320)
Giotto (c/ 1267 – 1337)
Têmpera em painel (45 × 44 cm)
Metropolitan Museum of Art, New York


“A Adoração dos Magos” é o tema central de telas criadas por grandes nomes da pintura universal, dos quais destacamos, associados por épocas/correntes da pintura:
IDADE MÉDIA - Giotto (c/ 1267 – 1337), italiano;
RENASCENÇA - Irmãos Van Limburg (1375 – 1416), holandeses; Fra Angelico (1387 – 1455), italiano; Rogier van der Weyden (1399/1400 – 1464), flamengo; Andrea Mantegna (1431 – 1506), italiano; Hugo van der Goes (c/ 1440 – 1482), flamengo; Sandro Botticelli (c/ 1445 – 1510), italiano; Hans Memling (c/ 1433 – 1494), flamengo; Leonardo da Vinci (1452 – 1519), italiano; Hieronymus Bosch (c/ 1450 – 1516), holandês; Geertgen tot Sint Jans (c/ 1460/65 – c/ 1488/93), holandês; Domenico Ghirlandaio (1449 – 1494), italiano; Filippino Lippi (c/ 1457 – 1504), italiano; Albrecht Dürer (1471 – 1528), alemão; Pieter Bruegel “O Velho” (c/ 1520 – 1569), flamengo; Pieter Aertsen (1507/08 – 1575), flamengo;
BARROCO - Peter Paul Rubens (1577 – 1640), flamengo; Diego Rodriguez da Silva y Velázquez (1599 – 1660), espanhol;
As referências bíblicas à “Adoração dos Magos” surgem em MATEUS 2:
“1. Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.
2. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.
3. A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele.
4. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.
5. Disseram-lhe: Em Belém, na Judeia, porque assim foi escrito pelo profeta:
6. E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo {Miquéias 5,2}.
7. Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exacta em que o astro lhes tinha aparecido.oração
8. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.
9. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.
10. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.
11. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.
12. E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.”

Publicado inicialmente em 28 de Dezembro de 2011

A ADORAÇÃO DOS MAGOS (1408-1409)
Irmãos Van Limburg (1375 – 1416)
Manuscrito iluminado (24 × 17 cm)
Metropolitan Museum of Art, New York
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (c/1445)
Fra Angelico (1387 – 1455)
Têmpera em painel (Diâmetro 137 cm)
National Gallery of Art, Washington DC
A VISÃO DOS MAGOS (c/ 1445 – 1448)
Rogier van der Weyden (1399/1400 – 1464)
Óleo em painel (91 × 40 cm)
Gemäldegalerie der Staatlichen Museen, Berlin
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (c/ 1461)
Andrea Mantegna (1431 – 1506)
Têmpera em painel (76 × 76,5 cm)
Galleria degli Uffizi, Florence
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (c/1470/75)
Hugo van der Goes (c/ 1440 – 1482)
Óleo em painel (150 × 247 cm)
Gemäldegalerie der Staatlichen Museen, Berlin
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (1475)
Sandro Botticelli (c/ 1445 – 1510)
Têmpera em painel (111 × 134 cm)
Galleria degli Uffizi, Florence
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (1479)
Hans Memling (c/ 1433 – 1494)
Óleo em painel (46 × 57 cm)
Memling Museum, St.John's Hospital, Bruges
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (1479)
Hans Memling (c/ 1433 – 1494)
Óleo em painel (46 × 57 cm)
Memling Museum, St.John's Hospital, Bruges
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (1485-1500)
Hieronymus Bosch (c/ 1450 – 1516)
Óleo em painel (138 × 144 cm)
Museo del Prado, Madrid
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (c/1485)
Geertgen tot Sint Jans (c/ 1460/65 – c/ 1488/93)
Óleo em painel (Painel principal: 111 × 69 cm; abas: 71 × 39 cm)
Národní galerie, Sternberg Palace, Prague
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (1488)
Domenico Ghirlandaio (1449 – 1494)
Têmpera em painel (285 × 240 cm)
Ospedale degli Innocenti, Florence
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (1496)
Filippino Lippi (c/ 1457 – 1504)
Óleo em painel (258 × 243 cm)
Galleria degli Uffizi, Florence
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (1504-05)
Albrecht Dürer (1471 – 1528)
Óleo em painel (100 × 114 cm)
Galleria degli Uffizi, Florence
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (1556-62)
Pieter Bruegel “O Velho” (c/ 1520 – 1569)
Têmpera sobre tela (124 × 169 cm)
Royal Museums of Fine Arts of Belgium, Brussels
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (c/ 1560)
Pieter Aertsen (1507/08 – 1575)
Óleo em painel (168 × 179 cm)
Rijksmuseum, Amsterdam
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (1617-18)
Peter Paul Rubens (1577 – 1640)
Óleo sobre tela (245 × 325 cm)
Musée des Beaux-Arts, Lyon
A ADORAÇÃO DOS MAGOS (1619)
Diego Rodriguez da Silva y Velázquez (1599 – 1660)
Óleo sobre tela (203 × 125 cm)
Museo del Prado, Madrid

domingo, 25 de dezembro de 2011

Coroas de plantas usadas no Natal


Azevinho. Imagem recolhida em http://safarigarden.commercesuite.com.br/


Durante a época natalícia, as portas de muitos lares ostentam coroas de Natal, feitas com ramagens entrelaçadas de plantas de cores diferentes:
- O azevinho, um arbusto de folhas afiadas e cortantes, com frutos de cor vermelho-vivo, o qual sobrevive ao mais rigoroso dos invernos europeus;
- O visco branco, arbusto de folhas arredondadas e de textura macia, com frutos brancos;
- A hera, planta trepadeira delicada, flexível, com folhas macias e frutos negros.
Qual a origem de tal tradição?
O azevinho era uma árvore sagrada para os druidas. No calendário celta, o azevinho corresponde ao período compreendido entre 8 de Julho e 4 de Agosto. Devido à dureza da sua madeira, os antigos celtas usavam esta árvore para confeccionar as pontas de seta. Devido a essa característica, o azevinho é considerado como símbolo de firmeza, força e resistência. Na mitologia celta, o azevinho representava o aspecto masculino das divindades e acreditava-se ter o poder de repelir o mal. O visco branco representava o aspecto feminino das divindades (imortalidade e fertilidade) e acreditava-se ser capaz de curar qualquer doença.
Na mitologia escandinava, o azevinho representava Frey (deus belo e forte que comandava o tempo e a prosperidade). O visco branco representava Freya (deusa do amor e da sensualidade). Daí advém a crença que beijar uma pessoa sob uma coroa de Natal, permitirá encontrar o amor da sua vida ou manter de forma saudável uma ligação existente, agraciando o casal com o dom da fertilidade.
A cor invariavelmente verde da hera e o seu carácter aconchegante, tornaram-na um símbolo de imortalidade, amizade e fidelidade, pelo que na antiga Grécia era entregue aos noivos na cerimónia de casamento.
O azevinho, o visco branco e a hera, pelo simbolismo que encerram, são arbustos considerados protectores. Daí serem utilizados para confeccionar coroas natalícias que se colocam nas portas, para trazer boa sorte e protecção
“Boca de hera, coração de azevinho", proclama um provérbio irlandês, repleto de sabedoria celta, provavelmente como registo da “possibilidade de se poder ser simultaneamente suave e resistente”.
Após a cristianização dos antigos cultos pagãos, o azevinho tornou-se um símbolo de Natal, acreditando-se que o azevinho, durante a fuga da Sagrada Família para o Egipto, estendeu os seus ramos para a esconder, impedindo que os soldados de Herodes matassem o Menino Jesus. Então Maria, como sinal de agradecimento, abençoou o azevinho que, desde então, permaneceu sempre verde. O verde permanente das suas folhas representa a vida eterna, as bagas vermelhas simbolizam a crucificação de Jesus e os seus espinhos afugentam os espíritos malignos.

Hernâni Matos
Publicado inicialmente a 25 de Dezembro de 2011


 VISCO BRANCO - Imagem recolhida em: http://www.varbak.com/

HERA – Imagem recolhida em: http://obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.com

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Searinhas do Menino Jesus


Searinha do Menino Jesus. Fotografia de Carlos Dalves (http://olhares.aeiou.pt)

Uma tradição que ainda hoje se cumpre no Alentejo é a sementeira das “Searinhas do Menino Jesus”, já referida por A. Thomaz Pires (2) e que se efectua cerca de um mês antes do Natal.
Consiste esta tradição em lançar, em pequenos recipientes (pires ou chávenas) alguns grãos de trigo que são humedecidos com água para germinar, após o que são diariamente borrifados com a mesma, a fim de os rebentos se manterem viçosos.
As searinhas são utilizadas no presépio e no oratório, assim como são levadas à mesa da Consoada, na crença de que o Menino Jesus abençoe o trigo, de modo que nunca falte pão em casa e na mesa.
A. Thomaz Pires cita D. José Coroleu (Las supersticiones de la humanidad) quando afirma que as searinhas “(…) recordam as sementes semeadas nos testos pelas mulheres Phrygias, e que levavam ao terrado para germinarem aos raios do Sol.”.
Parece não restarem dúvidas que se trata de mais um aproveitamento cristão duma tradição pagã. Na verdade, a festa pagã do solstício de Inverno que comemorava o renascimento do Sol, foi substituída pela festa cristã do Natal, que celebra o nascimento de Cristo. Daí que usos e costumes que lhe estavam associados tenham sido adaptados ao Cristianismo, pelo que são reminiscência das antigas crenças.


BIBLIOGRAFIA
(1) - PESTANA, M. Inácio. Etnologia do Natal Alentejano. Assembleia Distrital de Portalegre. Portalegre, 1978.
(2)  – PIRES, A. Thomaz. A noite de Natal, o Anno Bom e os Santos Reis. 2ª edição. António José Torres de Carvalho. Elvas, 1928

Publicado inicialmente em 19 de Dezembro de 2011