quinta-feira, 30 de março de 2023

Mestre Emídio Viana (1869-1954), ceramista estremocense

 


É sabido que sou um coca bichinhos que cumpre o fado de andar metido no barro. Numa das minhas mais recentes incursões no digital, descobri e acabei por adquirir o objecto olárico, cuja descrição passo de imediato a fazer.

Escultura modelada em barro vermelho, representando um pastor junto ao tronco de uma árvore ou melhor parte dela, visto que só está representado o tronco que se bifurca em dois ramos abertos nas extremidades, as quais nos revelam ser oco o seu interior.

A observação pormenorizada do tronco revela que a sua modelação procurou representar a ausência de casca junto á base da árvore, pelo que se trata dum sobreiro que sofreu extracção de cortiça.

O pastor é representado como calçando botas e vestindo calças e camisa, sobre os quais enverga respectivamente safões e pelico, representados com todos os seus componentes. Na cabeça usa um chapéu com fita, de aba e copa, ambas normais, mas esta última com duas “amolgadelas“ á frente, como é usual.

Os pés do pastor estão representados na bem conhecida posição de “10 para as 2” e os braços de tal modo que o cajado (de madeira) é seguro a meio pela mão esquerda e a extremidade superior pela mão direita.

A observação da cabeça do pastor revela uma modelação cuidada nos seus pormenores, os quais se encontram todos representados.

A escultura tem uma altura de 34 cm e assenta numa base materializada por uma placa de forma elíptica com 20 cm de eixo maior e 16 cm de eixo menor.

Na modelação foram representadas texturas:  cabelo (cabeça), lã (pelico e safões), cortiça (tronco do sobreiro), solo (base da escultura).

Na base e colada frente ao pé direito, uma placa com as iniciais “E V”, iniciais de Mestre Emídio Viana (1869-1954), proprietário da extinta Cerâmica Estremocense Lda, situada na Rua do Lavadouro, nº ?, em Estremoz. Um homem polifacetado: desenhador, caricaturista, ceramista, empreendedor, comerciante, editor de postais ilustrados, ciclista, praticante de desportos motorizados, filatelista, coleccionador de Bonecos de Estremoz e prestigiado estremocense. Um homem com H grande, a quem tiro o chapéu e de quem tenho o prazer de, a partir de agora, ter uma escultura sua na minha colecção. Uma escultura que não foi criada com finalidade meramente decorativa, embora a tivesse. É que Mestre Emídio Viana tinha não só alma de artista, como era também um grande empreendedor. Por isso, a escultura tinha também uma funcionalidade: era a base de um candeeiro eléctrico, como é revelado pelos restos de fio condutor que assomam nas extremidades abertas das ramificações do tronco. As aberturas serviriam, como é fácil de concluir, para encaixe de casquilhos de lâmpadas. “Deus disse: Haja luz e houve luz” (Génesis 1:3).





Mestre Emídio Viana (1869-1954), ceramista estremocense.

Sem comentários:

Enviar um comentário