quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Irmãs Flores completam 50 anos de carreira



Transcrito com a devida vénia de
newsletter do Município de Estremoz,
de 15 de Novembro de 2022


O Município de Estremoz felicita no dia de hoje as Barristas Irmãs Flores pelos seus 50 anos de carreira.
As duas irmãs, Maria Inácia Fonseca e Perpétua Fonseca nasceram em São Bento do Ameixial em 1957 e 1958, respetivamente. No dia 15 de novembro de 1972 começaram a trabalhar na oficina da Mestre Sabina Santos como tarefeiras para pintar as peças modeladas por esta. Aqui tomaram gosto pela arte bonequeira e aprenderam as técnicas básicas de modelação, cozedura e pintura, as quais ainda hoje seguem.
Montaram oficina própria entre 1987/88 e desde então têm participado em inúmeras exposições e feiras de artesanato de norte a sul do país, levando mais longe o nome do Boneco de Estremoz. Têm tido, desta forma, um papel muito importante na divulgação e valorização desta arte.
É de realçar a sua participação e disponibilidade para a colaboração em projetos, sejam eles de caráter educativo, de investigação ou de promoção do Boneco.
Entendendo a importância da candidatura da Produção do Figurado em Barro de Estremoz a Património Cultural Imaterial da Humanidade, disponibilizaram-se desde o início a apoiar e colaborar na iniciativa. Também conscientes do grande problema que é a salvaguarda desta arte têm-se preocupado com a sua transmissão, tendo já passado o seu saber-fazer e formado Ricardo Fonseca como seu seguidor assegurando desta forma que a sua oficina deixa sementes para o futuro. Tal como a Mestra Sabina Santos um dia fez com elas.
O Município de Estremoz apresenta o seu reconhecimento e gratidão para com estas barristas que dedicaram os últimos 50 anos da sua vida a produzir esta arte secular, com apuro técnico e respeito pela técnica e estética tradicionais do Figurado de Estremoz

2 comentários: