terça-feira, 14 de junho de 2022

ABÍLIO MARÇAL, UM REPUBLICANO DAS BEIRAS – O Homem, o Político e a Obra

 


Este é o título da mais recente obra de Pedro Marçal Vaz Pereira, a lançar pelas dezoito horas da próxima quarta-feira, dia 22 de Junho, na Biblioteca Passos Manuel, da Assembleia da República, em Lisboa. A obra será apresentada pelo Professor Doutor Guilherme de Oliveira Martins.

A obra
A obra abre com uma mensagem de João Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, a que se segue uma outra mensagem de António Simões, Presidente do Clube Bonjardim. O prefácio é de Guilherme de Oliveira Martins e segue-se-lhe um Preâmbulo do autor, no qual este confessa: “Pretendo fazer a biografia do homem republicano, que foi parte activa na história final da nossa Monarquia e depois um dos mais distintos políticos da nossa 1.ª República.”. No Prefácio refere Guilherme de Oliveira Martins: “Pedro Vaz Pereira leva-nos a acompanhar Abílio Marçal, a par e passo, com grande rigor e pormenor, nos diversos compromissos e tarefas de serviço público que o cidadão e político foi assumindo, evidenciando-se uma relação muito próxima e de grande confiança com Afonso Costa”.
A obra foi estruturada e desenvolve-se ao longo de 4 capítulos: 1 - Abílio Marçal, a sua origem e a família; 2 - Abílio Marçal e o seu tempo político; 3 - Actividade social e cultural; 4 – Epílogo.
A obra teve por base, extensa e qualificada bibliografia, com especial destaque para: Arquivo Pedro Vaz Pereira, Arquivo Histórico da Assembleia da República, Arquivo da Universidade de Coimbra, Arquivo do Liceu José Falcão de Coimbra e Arquivo Histórico da Câmara Municipal da Sertã.
O livro, profusamente ilustrado a cores e com design de Ana Paula Silva, tem capa dura, 22 cm x 30 cm, de 478 páginas. A edição é do Clube Bonjardim.

O autor
O autor, membro honorário da Academia Portuguesa de História, é filatelista eminente, escritor e jornalista filatélico e subscreve vasta colaboração em revistas e catálogos de exposições filatélicas, tanto em Portugal como no estrangeiro. É Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia (FPF) desde 1987 e foi Presidente da Federação Europeia de Sociedades Filatélicas (FEPA) no período (2001-2009), assim como director das respectivas revistas “Filatelia Lusitana” e “FEPA News”. Entre as inúmeros prémios e distinções que lhe foram atribuídas, é de salientar a atribuição em 2018 pela FEPA, da Medalha pelos Serviços Prestados à Filatelia Europeia. A sua bibliografia inclui as obras: 2005 - “Os Correios Portugueses entre 1853-1900. Carimbos Nominativos e Dados Postais e Etimológicos” (2 volumes), editado pela Fundação Albertino Figueiredo, de Madrid; 2013 - “Os Correios Portugueses entre 1853-1900. Carimbos Nominativos e Dados Postais e Etimológicos” (Suplemento); 2013 - “As Missões Laicas em África na 1ª República em Portugal” (2 volumes), edição do autor, que foi distinguida com o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian, História Moderna e Contemporânea de Portugal, atribuído pela Academia Portuguesa da História; 2015 - “O Teatro numa aldeia da Beira - Cernache do Bonjardim", editado pelo Clube Bonjardim; 2018 - “As Missões Laicas Republicanas e os Equívocos Missionários e Históricos da Igreja Católica”, edição do autor; 2020 - “ABÍLIO MARÇAL, UM REPUBLICANO DAS BEIRAS – O Homem, o Político e a Obra”, editado pelo Clube Bonjardim; 2021 - “Os Correios Portugueses 1853-1900” (2 volumes), editado pelos Correios de Portugal e pela Federação Portuguesa de Filatelia) e que foi galardoado em 2021 com a Medalha FEPA por estudos e pesquisas extraordinárias, atribuída pela Federação Europeia de Sociedades Filatélicas.

Pedro Marçal Vaz Pereira, o autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário