sexta-feira, 4 de junho de 2021

Santo António, uma História de Amor - Colecção Alexandre Correia



Em vésperas do Dia de Santo António, ou seja, a 12 de junho, pelas 11:00 horas, na Galeria Municipal D. Dinis, vai ser inaugurada a exposição "Santo António, uma história de Amor" da coleção pessoal de Alexandre Correia.
Esta é uma história de Amor entre um neto, um Avô e um Santo: o Santo António.
A coleção inicia-se e desenvolve-se como forma de perpetuar a memória do avô do colecionador. E é também a prova de que se consegue colecionar amor e afetos.
Em certo momento da vida do avô, tinha o neto 4 anos, deu-se um milagre: o Santo apareceu ao avô e salvou-o da morte. Um homem agnóstico tornou-se, assim, um profundo e convicto devoto de Santo António.
Desde então, e até aos 29 anos de idade, o colecionador andou de mão dada com o avô e com o Santo - e, assim, tornou-se também ele um devoto de Santo António.
Após a ida do avô para o céu, o neto herdou a imagem de Santo António que o avô tinha na mesa de cabeceira. Imagem essa que surge publicamente, pela primeira vez, nesta exposição e está em destaque no cartaz.
A coleção expandiu-se e, atualmente, tem mais de 800 obras. Mais do que acrescentar peças, pretende-se divulgar e partilhar esta história de amor e o milagre de Santo António que salvou o avô da morte.
A coleção é composta, sobretudo, por obras feitas à mão, muitas delas peças únicas e feitas em exclusivo para a coleção.
Existem obras feitas em diversos materiais, mas, essencialmente, prevalecem os costumes e ofícios do nosso país, das nossas gentes.
O neto, melhor dizendo, o colecionador, vai estar presente na cerimónia de inauguração e até ao final do dia, para acompanhar os visitantes e explicar a história e o valor sentimental de cada peça da exposição, que vai estar patente até ao dia 4 de setembro de 2021.

Transcrição com a devida vénia de newsletter do Município de Estremoz,
divulgada a 4 de Junho de 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário