segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Presépio de três figuras


Fig. 1 - Presépio de 3 figuras (2019). Ricardo Fonseca (1986- ).

O meu amigo Elói Pardal, que muito prezo, encomendou ao barrista Ricardo Fonseca,
vários exemplares de um minúsculo presépio de 3 figuras,
a oferecer a amigos seus durante um jantar de Natal.
A mim pediu-me a elaboração de um texto que acompanhasse o presépio.
 Daí nasceu o presente texto.
A partir dele editei um folheto de 4 páginas, cuja imagem de capa aqui reproduzo (Fig. 2).

O PRESÉPIO
Entrámos no período de Natal. Este é a festividade cristã que enaltece o nascimento de Jesus Cristo. A data da sua celebração ocorre a 25 de Dezembro (Igreja Católica Apostólica Romana) ou a 7 de Janeiro (Igreja Ortodoxa). O Natal é, de resto, mundialmente encarado por pessoas de diferentes credos, como o dia consagrado à família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.
Um dos grandes símbolos religiosos, que retrata o Natal e o nascimento de Jesus é o presépio. De acordo com Rafael Bluteau (1) e Cândido de Figueiredo (3), a palavra “presépio” provem do latim “praesepium”, que genericamente significa curral, estábulo, lugar onde se recolhe gado e que, numa outra óptica designa qualquer representação do nascimento de Cristo, de acordo com os Evangelhos.
PRESÉPIOS DE ESTREMOZ
Conhecem-se presépios de barro de Estremoz desde o séc. XVIII e crê-se que eles terão sido aqui introduzidos pelos monges do Convento de S. Francisco, edificado em meados do séc. XIII e cuja tradição presepista é bem conhecida, desde que o fundador da Ordem, S. Francisco de Assis, montou o primeiro presépio do mundo em Greccio (Itália), no Natal de 1223, com a função didáctica de explicar o nascimento de Jesus, ao mesmo tempo que desgostado com as liberdades da Natividade dentro dos Templos, sustinha a adoração do Natal, como nos diz Luís Chaves (2).
BONECOS DE ESTREMOZ
A manufactura de Bonecos de Estremoz é uma manufactura “sui-generis”, baseada numa técnica ancestral de produção que desde as bonequeiras de setecentos se transmitiu ao longo dos séculos e chegou até nós. Distingue-se de tudo aquilo que se faz em Portugal e no resto do mundo. Nela, o todo é criado a partir das partes, recorrendo à combinação de três geometrias distintas: a placa, o rolo e a bola. São elas que, com dimensões variáveis, são utilizadas na gestação de cada Boneco. Depois de modelados, os Bonecos sofrem sucessivamente as operações de secagem, cozedura, arrefecimento, envernizamento e pintura. Em resumo, um Boneco de Estremoz é uma figura modelada à mão, em barro vermelho, cozida e policromada, usando técnicas das quais há indícios de remontarem ao séc. XVII.
PRESÉPIO DE 3 FIGURAS
A Sagrada Família assenta numa base rectangular de cor castanha, simbolizando a terra. A cabeça de cada uma das figuras é aproximadamente esférica e revela cabelo castanho. O rosto e as mãos têm uma cor que configura a cor da pele. Os olhos são dois pontos negros, encimados por dois arcos paralelos, igualmente negros, configurando sobrancelhas e pestanas. As bocas são pontos vermelhos, representando a boca.
O menino Jesus tem à sua direita a Mãe e à esquerda o Pai. Está deitado numa cesta cuja textura da superfície e cor, evocam a verga. Encontra-se coberto por uma manta branca, orlada de dourado. Os braços estão abertos, parecendo querer dizer: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28-30) (4). 
Tanto Nossa Senhora como São José têm sobre a cabeça um resplendor dourado, símbolo de santidade e envergam trajes que configuram vestes bíblicas.
Nossa Senhora está de pé e tem as mãos unidas e postas ao alto, numa atitude de oração, gesto de humildade, de confiança e de submissão à autoridade de Deus. Veste um vestido azul claro comprido, com bainha e punhos azuis. Sobre a cabeça um manto castanho com orla dourada. Repare-se no pormenor de Nossa Senhora ter a cabeça e com ela o cabelo coberto pelo manto. Para além da natural contextualização em termos de usos e costumes da época em que nasceu Jesus, a esta representação não será também estranho o reconhecimento da realidade vigente entre nós na primeira metade do século XX e que impedia qualquer mulher de entrar num local de culto, de cabeça descoberta.
São José veste uma túnica branca com bainha e punhos castanhos. Sobre os ombros enverga uma capa castanha com orla dourada. Nas mãos segura um bordão de caminheiro. Esta representação configura ainda caber-lhe a responsabilidade de ter a seu cargo a defesa da sua Família.
RICARDO FONSECA, BONEQUEIRO DE ESTREMOZ
Ricardo Fonseca nasceu em 1986 na freguesia de Santa Maria do concelho de Estremoz, onde fez a instrução primária e cursou Artes na Escola Secundária, adquirindo saberes no âmbito da Pintura, da Escultura e da História de Arte. Sobrinho de peixe sabe nadar. O seu tio Ilídio foi oleiro na Olaria Alfacinha. As irmãs Flores, suas tias, são bonequeiras. Não admira pois que se tenha sentido fascinado pela plasticidade do barro e pelas transmutações que ele permite já que, como diz o poeta António Simões: “Barro incerto do presente, / Vai moldar-te a mão do povo / Vai dar-te forma diferente, / Para que sejas barro novo.” Daí que Ricardo tenha começado a manusear o barro aí pelos catorze anos, fazendo a aprendizagem com as suas tias. Aos quinze anos já fazia pequenos presépios e algumas imagens que vendia aos turistas, assegurando assim a mesada para os seus gastos juvenis.
Ao sair da Escola, em 2005, começou a trabalhar com as tias na oficina-loja do Largo da República. Foi então que a manufactura de Bonecos deixou de ser uma brincadeira e passou a ser o seu mester. A execução das figuras continuou, todavia, a ser feita com imenso prazer e igual paixão, pois como diz o adagiário “O trabalho é o mestre do ofício” e “O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra”. Trabalha muitas vezes por encomenda, o que é caso para dizer “A boa obra, se vai pedida, já vai comprada e bem vendida”. Confecciona espécimes dentro e fora do conjunto dos “Bonecos da Tradição”. Entre os modelos que registam maior procura figuram: “O Amor é Cego”, “Primavera”, “Rainha Santa Isabel” e “Presépios”.
A procura de coleccionadores leva-o a criar variantes de muitos exemplares, o que acontece sobretudo com “Presépios”, mas também com imagens como “Santo António”, “Nossa Senhora da Conceição” e “Rainha Santa Isabel”, o que se torna estimulante, sob um ponto de vista criativo. De resto e por auto-desafio vai criando peças cada vez mais complexas, sem abandonar porém os preceitos inerentes à manufactura dos Bonecos de Estremoz. É caso para dizer que: “Aprende por arte e irás por diante”.
É sabido que cada barrista tem o seu próprio modo de observar o mundo que o cerca e de o interpretar, legando traços de identidade pessoal nas peças que manufactura e que são marcas indeléveis que permitem identificar o seu autor. Lá diz o adagiário: “As obras mostram quem cada um é” e “Pela obra se conhece o artesão”. No caso de Ricardo, o perfeccionismo está-lhe na massa do sangue, o que o leva a dedicar-se aos pormenores, não só na pintura, como na própria manufactura do rosto, das mãos, dos pés e dos enfeites que adornam as figuras.

BIBLIOGRAFIA
(1) – BLUTEAU, Raphael. Vocabulario Portuguez & Latino. Real Colégio das Artes da Companhia de Jesus. Coimbra, 1713.
(2) - CHAVES, Luís. O primeiro “Presépio” de Lisboa conhecido (Século XVII). In, O Archeologo Português. Lisboa, Museu Ethnographico Português. S. 1, vol. 21, n.º 1-12 (Jan-Dez 1916), p. 229-230.
(3) – FIGUEIREDO, Cândido de. Novo Diccionário da Língua Portuguesa. Editora T. Cardos & Irmão, 1899.
(4) – SÃO MATEUS. Evangelho segundo São Mateus.

Fig. 2 - Capa do folheto editado, referido no texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário