Preta florista. Ana das Peles (1859-1945).
Figura antropomórfica feminina, seminua [1], cor de
chocolate, de pé, com as mãos segurando uma canastra com flores, à altura da
cintura. A canastra [2] é amarela e apresenta lateralmente linhas
incisas e inclinadas que se cruzam para parecer que a canastra foi entretecida
com verga [3]. A canastra
comporta flores policromáticas e folhas verdes.
Na cabeça, o cabelo curto é negro e picado para imitar
carapinha.
A cabeça está envolvida superiormente por um
turbante de forma cilíndrica, cor de zarcão e com linhas incisas na horizontal [4]. O turbante
está decorado na parte lateral esquerda com um laço amarelo, do qual pende a
ponta do turbante que cai até ao peito da figura. As linhas incisas do
turbante, apresentaram uma pintura amarela, praticamente toda sumida [5].
Os olhos são dois círculos negros em fundo circular
branco [6]. O nariz é uma
saliência larga e a boca está pintada de vermelho.
Das orelhas pendem duas argolas amarelas de formato
oval, representando brincos. O pescoço é de formato cilíndrico e está envolto
por um lenço cor de zarcão [7] com as pontas pendentes e unidas na
parte frontal superior do tronco.
Os braços são cilindriformes, arqueados para dentro
e na sua extremidade, as mãos apresentam linhas incisas representando os dedos.
Cada um dos ombros está ornamentado com três flores policromáticas, de forma
cónica.
As pernas são cilindriformes e nas suas
extremidades os pés apresentam linhas incisas, configurando os dedos [8].
A figura veste uma saia curta e rodada, cor de zarcão,
ornamentada próximo do fundo com uma barra amarela, de aspecto cordiforme [9]. Na cintura, um
fita amarela [10] que termina num laço de pontas pendentes na
parte posterior.
A figura assenta numa base circular de cor verde,
com círculos entalhados e da mesma cor, junto à orla [11].
[1] A figura está seminua porque usa apenas
saia e tem o tronco a descoberto. A representação é comum aos demais barristas
estudados, exceptuando-se José Moreira, cujo modelo enverga um vestido.
[2] Nos Bonecos de Ana das Peles, de Liberdade
da Conceição e de Maria Luísa da Conceição, a canastra não apresenta pegas,
como acontece nos restantes barristas estudados.
[3] Ana das Peles imita o entretecimento da
verga na canastra recorrendo a incisões. Maria Luísa da Conceição fá-lo
recorrendo a linhas inclinadas cor de laranja, as quais se cruzam. Os
restantes barristas estudados não simulam o entretecimento da verga. Apenas a
canastra de Liberdade da Conceição está decorada no bordo superior com traços
alternadamente azuis e cor de zarcão.
[4] O turbante da imagem de José Moreira, ao
contrário dos demais, é de cor amarela com uma faixa cor de zarcão e não
apresenta linhas incisas na horizontal.
[5] O mesmo acontece nas linhas do turbante do
exemplar de Mariano da Conceição. Já nas figuras de Sabina da Conceição e das
Irmãs Flores, a pintura amarela das linhas incisas do turbante é bem visível.
Por sua vez, nas imagens de Liberdade da Conceição e de Maria Luísa da
Conceição, as linhas incisas do turbante foram pintadas a vermelho.
[6] O mesmo se passa em todos os exemplares
estudados, à excepção do de Maria Luísa da Conceição, no qual os olhos são dois
círculos negros em fundo elíptico branco.
[7] É o que acontece nas restantes figuras
estudadas, à excepção da de Mariano da Conceição, em que o lenço é amarelo com
pintas cor de zarcão, assim como na das Irmãs Flores, na qual o lenço apresenta
uma faixa amarela e outra cor de zarcão, no sentido longitudinal.
[8] Ana das Peles e Mariano da Conceição não
configuraram as unhas, o que não acontece nos restantes barristas estudados.
Nestes, as unhas podem aparecer com diferentes cores: creme (José Moreira),
castanho (Sabina da Conceição), cor de zarcão (Liberdade da Conceição e Maria
Luísa da Conceição) e cinzento claro (Irmãs Flores).
[9] O artefacto de José Moreira, ao contrário
dos restantes, não apresenta junto do fundo, uma barra amarela de aspecto
cordiforme. Apresenta sim, duas barras lisas, uma cor de zarcão na orla do
vestido e outra azul-escuro, mais para cima.
[10] No espécimen de José Moreira, a fita é cor
de zarcão.
[11] Os círculos são da mesma cor verde da base.
Exceptua-se o exemplar de José Moreira, no qual os círculos foram
alternadamente pintados de branco e cor de zarcão. Exceptua-se ainda o artefacto de Liberdade da Conceição, no qual os círculos foram preenchidos a azul- escuro.
Preta florista. Sabina da
Conceição (1921-2005).
Preta florista. Liberdade da Conceição (1913-1990).
Preta florista. Liberdade da Conceição (1913-1990).
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