segunda-feira, 27 de maio de 2019

Bonecos de Estremoz: morfologia e cromática dos assobios compostos


No conjunto dos Bonecos da Tradição incluem-se os assobios compostos: Amazona (Fig. 1), Peralta a cavalo (Fig. 2) e Sargento a cavalo (Fig. 3). Procederei aqui ao estudo das formas que os assobios antropomórficos podem ter, bem com a arte de neles combinar as cores.

Fig. 1 - Amazona – Sabina Santos (sd).
Figura composta (antropomórfica e zoomórfica).
A figura antropomórfica feminina está montada de lado num cavalo, com as mãos na anca. Na cabeça, o cabelo é castanho e está parcialmente coberto por chapéu amarelo, levantado do lado esquerdo. Os olhos são dois pontos negros, encimados por dois arcos igualmente negros, simulando as pestanas e as sobrancelhas. A boca está pintada de vermelho e as rosetas são cor-de-rosa. O nariz é uma pequena saliência. Traja um vestido cor de zarcão que apresenta na parte inferior uma linha horizontal azul-escuro, na qual incidem pequenas linhas verticais e paralelas, da mesma cor, simulando uma franja. O lenço do pescoço, a abertura e a abotoadura do peito, os punhos e respectiva abotoadura, são igualmente azul-escuro.
A figura zoomórfica é um cavalo de cor castanha com malhas negras nas patas cilindriformes e com cascos igualmente negros. Na cabeça do animal figuram duas orelhas cónicas, um focinho alongado de forma cilíndrica, no qual é visível uma linha recta incisa a vermelho, que representa a boca e dois buracos dispostos paralelamente, figurando as narinas. Os olhos são duas pintas brancas inscritas em dois círculos negros. O pescoço, de formato espalmado, mostra de cada lado uma série de pintas negras que representam a crina. Na parte traseira do animal é visível uma cauda cilíndrica, de cor castanho-escuro e que constitui o bocal de sopro.
A figura composta assenta numa base rectangular com orla em zarcão, de cor verde e pintalgada de branco, amarelo e zarcão.

Fig. 2 - Peralta a cavalo – Sabina Santos (sd).
Figura composta (antropomórfica e zoomórfica).
A figura antropomórfica masculina está montada num cavalo, com as mãos na anca e botas negras. Na cabeça, o cabelo é castanho e está parcialmente coberto por chapéu amarelo, levantado à frente. Os olhos são dois pontos negros, encimados por dois arcos igualmente negros, simulando as pestanas e as sobrancelhas. A boca está pintada de vermelho e as rosetas são cor-de-rosa. O nariz é uma pequena saliência. Traja um fato-de-macaco azul. O lenço do pescoço, a abertura e a abotoadura do peito, os punhos e respectiva abotoadura, são vermelhas.
A figura zoomórfica é um cavalo de cor castanha com malhas negras nas patas cilindriformes e com cascos igualmente negros.
Na cabeça do animal figuram duas orelhas cónicas, um focinho alongado de forma cilíndrica, no qual é visível uma linha recta incisa a vermelho, que representa a boca e dois buracos dispostos paralelamente, figurando as narinas. Os olhos são duas pintas brancas inscritas em dois círculos negros. O pescoço, de formato espalmado, mostra de cada lado uma série de pintas negras que representam a crina. Na parte traseira do animal é visível uma cauda cilíndrica, de cor castanho-escuro e que constitui o bocal de sopro.
A figura composta assenta numa base rectangular com orla em zarcão, de cor verde e pintalgada de branco, amarelo e zarcão.

Fig. 3 - Sargento a cavalo – Irmãs Flores (2018).
Figura composta (antropomórfica e zoomórfica).
A figura antropomórfica masculina está montada num cavalo, com as mãos na anca e botas negras. Na cabeça, o cabelo é castanho e está parcialmente coberto por barrete circular azul-escuro, com lista castanha com dois botões amarelos nas extremidades e que descai para o lado esquerdo. A farda é azul escura. parcialmente coberto por chapéu amarelo, levantado à frente. Os olhos são dois pontos negros, encimados por dois arcos igualmente negros, simulando as pestanas e as sobrancelhas. A boca está pintada de vermelho e as rosetas são cor-de-rosa. O nariz é uma pequena saliência. Traja um fato-de-macaco cor-de-laranja. A gola, os punhos e a respectiva abotoadura são azuis. A figura assenta numa base circular, de cor branca
A abotoadura do peito e dos punhos é amarela. Os olhos são dois pontos negros, encimados por dois arcos igualmente negros, simulando as pestanas e as sobrancelhas. A boca está pintada de vermelho e as rosetas são cor-de-rosa. O nariz é uma pequena saliência.
A figura zoomórfica é um cavalo de cor castanha com malhas negras nas patas cilindriformes e com cascos igualmente negros.
Na cabeça do animal figuram duas orelhas cónicas, um focinho alongado de forma cilíndrica, no qual é visível uma linha recta incisa a vermelho, que representa a boca e dois buracos dispostos paralelamente, figurando as narinas. Os olhos são duas pintas brancas, encimadas por dois riscos negros, arqueados. O pescoço, de formato espalmado, mostra de cada lado uma série de riscos negros que representam a crina. Na cabeça sobressaem também, linhas de cor castanho-escuro que representam a cabeçada e as rédeas. Na parte traseira do animal é visível uma cauda cilíndrica, de cor castanho-escuro e que constitui o bocal de sopro.
A figura composta assenta numa base rectangular com orla em zarcão, de cor verde e pintalgada de branco, amarelo e zarcão.


Sem comentários:

Enviar um comentário