quarta-feira, 22 de maio de 2019

Bonecos de Estremoz: morfologia e cromática dos assobios zoomórficos


No conjunto dos Bonecos da Tradição incluem-se os assobios zoomórficos: Pomba (Fig. 1), Galo (Fig. 2), Galo no disco (Fig. 3), Galo na árvore (Fig. 4), Galo no pinheiro (Fig. 5), Galo no arco (Fig. 6), Galo no poleiro (Fig. 7), Galinha no choco (Fig. 8) e Cesto com ovos (Fig.  9). Procederei aqui ao estudo das formas que os assobios zoomórficos podem ter,  bem com a arte de neles combinar as cores.


 Fig. 1 - Pomba – José Moreira (sd).
Pomba branca com corpo ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico cor de zarcão, de geometria cónica. Os olhos circulares são negros e o pescoço ostenta atada uma fita azul claro, com duas pontas pendentes. As asas recolhidas estão definidas por dois traços negros e a cauda igualmente pintada de negro, apresenta incisões para definição das penas. As patas são dois pedaços de arame, os quais assentam na base circular, de cor branca e pintalgada de amarelo, verde e zarcão. A orla da base apresenta incisões, alternadamente pintadas a verde e a zarcão.  Bocal de sopro cor de barro.

Fig. 2 - Galo – José Moreira (sd).
Galo branco com corpo ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo, de geometria cónica. Os olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de zarcão, apresentando a última incisões. As asas recolhidas estão definidas por um traço negro, perpendicularmente ao qual se observam três traços negros para definição das penas. A cauda erguida ostenta igualmente três traços negros para definição das penas. As patas são dois pedaços de arame, os quais assentam na base circular, de cor branca e pintalgada de amarelo e zarcão. Bocal de sopro cor de barro.

Fig. 3 - Galo no disco – José Moreira (sd).
Galo branco com corpo ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo e empinado, de geometria cónica. Os olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de zarcão. As asas recolhidas estão definidas por um traço negro e perpendicularmente ao qual se observam quatro traços negros para definição das penas. A cauda igualmente pintada de negro, apresenta incisões para definição das penas. O peito apresenta também quatro pontos negros para definição das penas. As patas são dois pedaços de arame apoiados num tronco cilindrico e branco, em cujo topo se observam as patas pintadas a amarelo. O tronco está assente numa peanha circular da mesma cor, alternando na orla, riscas a verde e a zarcão, bem como incisões, alternadamente pintadas de cada uma dessas cores. Bocal de sopro cor de barro.

 Fig. 4 - Galo na árvore – José Moreira (sd).
Galo branco com corpo ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo, de geometria cónica. Os olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de zarcão. As asas recolhidas estão definidas por um traço e três pontos negros para definição das penas. A cauda igualmente pintada de negro, apresenta incisões para definição das penas. O peito apresenta também quatro pontos negros para definição das penas. As patas são dois pedaços de arame apoiados no topo de uma árvore estilizada em forma de tronco cilindrico e branco, encimado por quatro elementos elípticos e a verde, para simbolizar a folhagem. Por sua vez, o tronco assenta numa base circular, de cor branca e pintalgada de amarelo, verde e zarcão. A orla da base apresenta incisões, alternadamente pintadas a verde e a zarcão.  Bocal de sopro cor de barro.

Fig. 5- Galo no pinheiro – José Moreira (sd).
Galo branco com corpo ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo, de geometria cónica. Os olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de zarcão. As asas recolhidas estão definidas por um traço que encima três  pontos negros para definição das penas. A cauda apresenta incisões e traços negros para definição das penas. O peito apresenta igualmente quatro pontos negros para definição das penas.  As patas são dois pedaços de arame apoiados no topo de um pinheiro estilizado em forma de tronco cilindrico e branco, coberto à frente por catorze elementos elípticos e a verde, para simbolizar a folhagem. Por sua vez, o tronco assenta numa base circular, de cor branca e pintalgada de amarelo, verde e zarcão. A orla da base apresenta incisões, alternadamente pintadas a verde e a zarcão.  Bocal de sopro cor de barro. 

Fig. 6 - Galo no arco – Maria Luísa da Conceição (sd).
Galo branco com corpo ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo, de geometria cónica. Os olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de zarcão. As asas recolhidas estão definidas por traços negros para definição das penas. A cauda igualmente pintada de negro, apresenta incisões para definição das penas. O peito apresenta também traços negros para definição das penas. As patas são dois pedaços de arame apoiados no topo de um arco cor de zarcão e em forma de U invertido, que apresenta de cada lado três elementos elípticos, verdes e pintalgados de amarelo, sugerindo folhagem. O arco assenta numa base circular, de cor branca e pintalgada de amarelo, verde e zarcão. Bocal de sopro cor de barro.   

Fig. 7 - Galo no poleiro – Sabina Santos (sd).
Galo branco com corpo ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo, de geometria cónica. Os olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de zarcão. As asas recolhidas estão definidas por um traço negro, perpendicularmente ao qual se observam quatro incisões e três traços negros para definição das penas. A cauda apresenta igualmente três incisões e traços negros para definição das penas. As patas são dois pedaços de arame apoiados no topo de um poleiro castanho, constituido por duas barras paralelepipédicas, inclinadas em relação à vertical e terminadas em bico, sobrepostas a outras duas barras. A inferior é paralelepipédica e encontra-se na posição horizontal. A superior configura um sector circular tridimensional. A junção dos quatro componentes do poleiro é assegurada por quatro discos amarelos que sugerem rebites. O poleiro assenta numa numa base circular, de cor branca e pintalgada de amarelo, verde e zarcão. Bocal de sopro castanho. 

Fig. 8 - Galinha no choco – Maria Luísa da Conceição (sd).
Galinha branca com corpo ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo, de geometria cónica. Os olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de zarcão. As asas recolhidas estão definidas por uma mancha negra. A cauda erguida ostenta igualmente traços negros e incisões para definição das penas. A galinha simula chocar ovos dentro de uma cesta de vime, de cor creme e com uma asa entrançada. A cesta assenta numa base circular, de cor branca e pintalgada de verde, amarelo e zarcão. Bocal de sopro cor de barro.

Fig. 9 - Cesto com ovos – Jorge da Conceição (2017).
Cesta de cor creme com incisões simulando vime e com uma asa entrançada da mesma cor. A cesta contem ovos de cor creme e assenta numa base circular, de cor verde e pintalgada de branco, amarelo, laranja e zarcão. Bocal de sopro verde-escuro.

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