No conjunto dos Bonecos da Tradição incluem-se os assobios zoomórficos: Pomba (Fig. 1),
Galo (Fig. 2), Galo no disco (Fig. 3), Galo na árvore (Fig. 4), Galo no
pinheiro (Fig. 5), Galo no arco (Fig. 6), Galo no poleiro (Fig. 7), Galinha no choco
(Fig. 8) e Cesto com ovos (Fig. 9). Procederei aqui ao estudo das formas que os assobios zoomórficos podem ter, bem com a arte de neles combinar as cores.
Fig. 1 - Pomba – José Moreira (sd).
Pomba branca com corpo
ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico cor de zarcão, de geometria
cónica. Os olhos circulares são negros e o pescoço ostenta atada uma fita azul
claro, com duas pontas pendentes. As asas recolhidas estão definidas por dois
traços negros e a cauda igualmente pintada de negro, apresenta incisões para
definição das penas. As patas são dois pedaços de arame, os quais assentam na
base circular, de cor branca e pintalgada de amarelo, verde e zarcão. A orla da
base apresenta incisões, alternadamente pintadas a verde e a zarcão. Bocal de sopro cor de barro.
Fig. 2 - Galo – José Moreira (sd).
Galo branco com corpo
ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo, de geometria cónica. Os
olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de zarcão,
apresentando a última incisões. As asas recolhidas estão definidas por um traço
negro, perpendicularmente ao qual se observam três traços negros para definição
das penas. A cauda erguida ostenta igualmente três traços negros para definição
das penas. As patas são dois pedaços de arame, os quais assentam na base
circular, de cor branca e pintalgada de amarelo e zarcão. Bocal de sopro cor de
barro.
Fig. 3 - Galo no disco – José Moreira (sd).
Galo branco com corpo
ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo e empinado, de geometria
cónica. Os olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de
zarcão. As asas recolhidas estão definidas por um traço negro e
perpendicularmente ao qual se observam quatro traços negros para definição das
penas. A cauda igualmente pintada de negro, apresenta incisões para definição
das penas. O peito apresenta também quatro pontos negros para definição das
penas. As patas são dois pedaços de arame apoiados num tronco cilindrico e
branco, em cujo topo se observam as patas pintadas a amarelo. O tronco está
assente numa peanha circular da mesma cor, alternando na orla, riscas a verde e
a zarcão, bem como incisões, alternadamente pintadas de cada uma dessas cores.
Bocal de sopro cor de barro.
Fig. 4 - Galo na árvore – José Moreira (sd).
Galo branco com corpo
ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo, de geometria cónica. Os
olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de zarcão. As asas
recolhidas estão definidas por um traço e três pontos negros para definição das
penas. A cauda igualmente pintada de negro, apresenta incisões para definição
das penas. O peito apresenta também quatro pontos negros para definição das
penas. As patas são dois pedaços de arame apoiados no topo de uma
árvore estilizada em forma de tronco cilindrico
e branco, encimado por quatro elementos elípticos e a verde, para simbolizar a
folhagem. Por sua vez, o tronco assenta numa base circular, de cor branca e pintalgada de
amarelo, verde e zarcão. A orla da base apresenta incisões, alternadamente
pintadas a verde e a zarcão. Bocal de
sopro cor de barro.
Fig. 5- Galo no pinheiro – José Moreira (sd).
Galo branco com corpo
ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo, de geometria cónica. Os
olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de zarcão. As asas
recolhidas estão definidas por um traço que encima três pontos negros para definição das penas. A
cauda apresenta incisões e traços negros para definição das penas. O peito
apresenta igualmente quatro pontos negros para definição das penas. As patas são dois pedaços de arame apoiados no topo de um
pinheiro estilizado em forma de
tronco cilindrico e branco, coberto à frente por catorze elementos elípticos e
a verde, para simbolizar a folhagem. Por sua vez, o tronco assenta numa base circular, de cor
branca e pintalgada de amarelo, verde e zarcão. A orla da base apresenta
incisões, alternadamente pintadas a verde e a zarcão. Bocal de sopro cor de barro.
Fig. 6 - Galo no arco – Maria Luísa da Conceição (sd).
Galo branco com corpo
ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo, de geometria cónica. Os
olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de zarcão. As asas
recolhidas estão definidas por traços negros para definição das penas. A cauda
igualmente pintada de negro, apresenta incisões para definição das penas. O
peito apresenta também traços negros para definição das penas. As patas são
dois pedaços de arame apoiados no topo de um arco cor de zarcão e em forma de U invertido,
que apresenta de cada lado três elementos
elípticos, verdes e pintalgados de amarelo, sugerindo folhagem. O arco assenta
numa base
circular, de cor branca e pintalgada de amarelo, verde e zarcão. Bocal de sopro cor de barro.
Fig. 7 - Galo no poleiro – Sabina Santos (sd).
Galo branco com corpo
ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo, de geometria cónica. Os
olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de zarcão. As asas
recolhidas estão definidas por um traço negro, perpendicularmente ao qual se
observam quatro incisões e três traços negros para definição das penas. A cauda
apresenta igualmente três incisões e traços negros para definição das penas. As
patas são dois pedaços de arame apoiados no topo de
um poleiro castanho, constituido por
duas barras paralelepipédicas, inclinadas em relação à vertical e terminadas em
bico, sobrepostas a outras duas barras. A inferior é paralelepipédica e
encontra-se na posição horizontal. A superior configura um sector circular
tridimensional. A junção dos quatro componentes do poleiro é assegurada por
quatro discos amarelos que sugerem rebites. O poleiro assenta numa numa base circular, de cor branca e pintalgada de
amarelo, verde e zarcão. Bocal de sopro castanho.
Fig. 8 - Galinha no choco – Maria Luísa da Conceição (sd).
Galinha branca com corpo
ovóide, pescoço de forma tronco-cónica e bico amarelo, de geometria cónica. Os
olhos circulares são negros e a barbela e a crista são cor de zarcão. As asas recolhidas estão definidas por uma mancha negra. A cauda erguida ostenta igualmente traços negros e incisões para definição das penas. A galinha simula chocar ovos dentro de uma cesta de vime, de cor creme e com uma asa entrançada. A cesta assenta numa base circular, de cor branca e pintalgada de verde, amarelo e zarcão. Bocal de sopro cor de barro.
Fig. 9 - Cesto com ovos – Jorge da Conceição (2017).
Cesta de cor creme com
incisões simulando vime e com uma asa entrançada da mesma cor. A cesta contem
ovos de cor creme e assenta numa base circular, de cor verde e pintalgada de
branco, amarelo, laranja e zarcão. Bocal de sopro verde-escuro.
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