quinta-feira, 26 de junho de 2014

Que Viva Belmonte!


Terminaram no passado dia 17 de Junho, as filmagens da novela Belmonte no concelho de Estremoz, as quais vinham tendo lugar desde Setembro passado. A cidade e o seu termo passaram desde então a estar atentos às filmagens que depois eram exibidas na TVI, a qual passou a ser o canal obrigatório nos serões familiares. É que além do enredo que também galvanizava o resto do país, Estremoz estava sempre presente no pequeno ecrã.
Ao longo de dez meses foram-se criando laços de empatia entre a população, os actores e a equipa técnica, não só no decurso das filmagens como nos locais por eles frequentados ou onde lhe eram servidas refeições ou pernoitavam.
A novela veio animar algum comércio local, especialmente a restauração e a hotelaria. Não admira pois que este se sinta reconhecido, daí que no passadio dia 17, a gerência do Café Alentejano tenha oferecido um jantar ao ar livre a actores, figurantes, técnicos e demais convidados. Foi uma “Festa de Acabamento” com sabores e saberes regionais. Comeu-se, bebeu-se e pulou-se até ás tantas, já que por ali pontificava a música do DJ  Pedro Fraguedas.
Terminaram as filmagens da novela Belmonte, mas a novela vai estar no ar até meados de Setembro e vai passar noutros países. Nestes a novela irá funcionar como eficaz cartaz turístico do concelho, já que inclui imagens do nosso património e de actividades como a viticultura, a vinicultura, a oleicultura, a pecuária e a extracção de mármore, assim como de eventos como a FIAPE ou a Cozinha dos Ganhões, os quais importa promover.
A novela Belmonte é uma mais valia para a cidade e deve ser encarada como geradora de fluxos turísticos de que Estremoz, cidade de serviços, tanto precisa.
A novela da TVI foi uma boa aposta de marketing da Câmara Municipal de Estremoz, que está de parabéns pela iniciativa.

3 comentários:

  1. Sempre achei que tinhas jeito para contador de anedotas, mas isto é muito à frente :)
    Falemos a sério:
    O Município gere dinheiros públicos (derramas locais e financiamentos nacionais). Qualquer investimento deve ser previamente planeado, estudado e - posteriormente - analisado do ponto de vista da demonstração de resultados.
    Assim seria muito edificante que em vez de se falar com o coração se falasse com a razão (até porque estamos em tempos de vacas magras) e se demonstrasse qual o retorno que o município teve em impostos locais.
    Seria bom investigar quanto gastou a CME com a novela, e quanto pensa arrecadar em termos de derrama devido ao aumento de dormidas, refeições, combustíveis, vendas de artesanato, de produtos da terra, etc...
    Aqui para nós, o que vai acontecer é que a Plural já está a negociar com outro município qualquer a gravação de nova novela. E aí... quem desaparece, esquece.
    Não sejamos ingénuos: Estremoz perdeu mais do que o que ganhou.
    Mas sobre isto ainda a procissão vai no adro.
    Proponho que daqui a uns meses se faça um inquérito aos comerciantes e empresas.
    Basta pensar que por cada 100€ investidos pelo município, a economia local tinha de "vender" mais de 1000€ para haver retorno de impostos a favor dos cofres da Câmara...
    Eu sei que sou um desmancha prazeres. Desculpa lá qualquer coisinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís:
      Acho não amistosa a maneira como estás a lidar comigo e ofensiva a atitude de me considerares com jeito para contar anedotas.
      - PORRA! Pensava que fizesses de mim, melhor conceito. Todavia, enganei-me.
      A partir do momento em que pensas que não estou a falar a sério, dou a conversa por terminada.

      Eliminar