quinta-feira, 26 de junho de 2014

Que Viva Belmonte!


Terminaram no passado dia 17 de Junho, as filmagens da novela Belmonte no concelho de Estremoz, as quais vinham tendo lugar desde Setembro passado. A cidade e o seu termo passaram desde então a estar atentos às filmagens que depois eram exibidas na TVI, a qual passou a ser o canal obrigatório nos serões familiares. É que além do enredo que também galvanizava o resto do país, Estremoz estava sempre presente no pequeno ecrã.
Ao longo de dez meses foram-se criando laços de empatia entre a população, os actores e a equipa técnica, não só no decurso das filmagens como nos locais por eles frequentados ou onde lhe eram servidas refeições ou pernoitavam.
A novela veio animar algum comércio local, especialmente a restauração e a hotelaria. Não admira pois que este se sinta reconhecido, daí que no passadio dia 17, a gerência do Café Alentejano tenha oferecido um jantar ao ar livre a actores, figurantes, técnicos e demais convidados. Foi uma “Festa de Acabamento” com sabores e saberes regionais. Comeu-se, bebeu-se e pulou-se até ás tantas, já que por ali pontificava a música do DJ  Pedro Fraguedas.
Terminaram as filmagens da novela Belmonte, mas a novela vai estar no ar até meados de Setembro e vai passar noutros países. Nestes a novela irá funcionar como eficaz cartaz turístico do concelho, já que inclui imagens do nosso património e de actividades como a viticultura, a vinicultura, a oleicultura, a pecuária e a extracção de mármore, assim como de eventos como a FIAPE ou a Cozinha dos Ganhões, os quais importa promover.
A novela Belmonte é uma mais valia para a cidade e deve ser encarada como geradora de fluxos turísticos de que Estremoz, cidade de serviços, tanto precisa.
A novela da TVI foi uma boa aposta de marketing da Câmara Municipal de Estremoz, que está de parabéns pela iniciativa.