quarta-feira, 20 de junho de 2012

Começou o Verão


Verão" ou "A Ceifa", aguarela de Dordio Gomes (1890-1976).

Em 21 de Junho ou próximo a este dia, o Sol atinge o ponto mais ao norte na sua trajectória pelo céu. É o solstício de Verão, momento em que o Sol, no seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. A duração do dia é então a mais longa do ano.
No Hemisfério Norte o solstício de Verão ocorre cerca do dia 21 de Junho e o solstício de Inverno por volta do dia 21 de Dezembro. Estas datas marcam, respectivamente o início do Verão e do Inverno no Hemisfério Norte. O dia e hora exactos variam de um ano para outro.
Tal como no solstício de Verão a duração do dia é a mais longa do ano, também no solstício de Inverno, a duração da noite é a mais longa do ano.
No Hemisfério Sul, o fenómeno é simétrico: o solstício de Verão ocorre em Dezembro e o solstício de Inverno ocorre em Junho. Os momentos exactos dos solstícios, que assinalam também as mudanças de estação, são determinados mediante cálculos astronómicos.

Hernâni Matos
Publicado inicialmente a 20 de Junho de 2012

2 comentários:

  1. Curioso os adágios do povo, o solstício dos hemisférios norte e sul que dão origem às estações do ano. Para quem já viveu em África para lá do Equador, quando é verão na Europa, é (cacimbo) em África significa inverno, e a Lua não é mentirosa
    porque é vista do lado de lá, em forma de D é quarto minguante e C quarto crescente. No global formas diferentes de ver o solstício, porque em África apenas existe duas estações, cacimbo durante 3 meses e verão 9 meses. Professor Hernâni aprecio imenso os seus conhecimentos e agradeço muito a sua partilha, espero que não fico aborrecido, com esta minha narrativa da diferença do tempo em outras paragens. É mais uma pequena valia a acrescentar ao Verão.
    Com amizade
    Rosa Casquinha

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo teu comentário.
    Irei visitar o teu blogue.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar