sábado, 28 de setembro de 2013

Hoje é dia de reflexão

Pensador (1939). Escultura em bronze de Mestre Leopoldo de Almeida
(1898-1975). Dimensões (cm): altura: 33; largura: 22; profundidade: 18; 
Centro de Arte  Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

Reflexão é uma palavra do léxico português, mais precisamente um substantivo feminino que tem o significado preciso de “meditação”.
A reflexão pressupõe que nos debrucemos de uma forma crítica sobre o passado que tivemos, o que gostaríamos de ter tido, o que poderíamos ter tido e o que não tivemos.
A reflexão exige igualmente que olhemos o presente com olhar de gente, visando concluir onde é que estamos e porque é que aqui chegámos e não a outro ponto qualquer.
A reflexão impõe finalmente que equacionemos o futuro comprometido e que urge resgatar.
Hoje é dia de reflexão para todos aqueles que não venderam a alma ao diabo. Daí que seja um dia importante no exercício da cidadania. Se todos a exercermos em liberdade e sem constrangimentos, talvez não haja fatalidades.

4 comentários:

  1. Bom dia Hernâni,
    Hoje é dia de ver que o povo português mesmo após 40 anos a votar nos mesmos de sempre, tem dificuldade em ver mais além.
    Claro que existiram algumas excepções, e ainda bem! Foi pena este exemplo não se ter verificado na generalidade dos casos! os partidos têm de aprender de uma vez por todas, que eles são eleitos para governarem para o povo, e não para se governarem a eles e aos amigos!
    Abraço
    Abilio

    ResponderEliminar
  2. Nestes últimos anos, tenho exercido o meu direito de cidadania e civismo; denunciando e escrevendo documentos de intervenção social, crítica construtiva, cultura e experiência pessoal, sem imposição de opinião; fui traído, vivi uma crise de identidade existencial e espiritual…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos de nós fomos traídos. Uns de uma maneira, outros de outra.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar