sábado, 27 de fevereiro de 2010

Os talêgos



Os talêgos eram sacos multicolores confeccionados pelas mulheres com as sobras dos panos usados na confecção de saias, blusas e aventais, ou mesmo de roupa velha que se tinha deixado de usar. Tinham um cordão ou nastro que corria dentro de uma bainha e que os permitia fechar. Simples ou mais rebuscados na sua concepção e manufactura, eram o providencial modo de transportar aquilo que de que precisávamos.
Ia-se às compras de talêgo, o qual era lavado sempre que necessário. Havia um talêgo para ir aviar a mercearia e outro para ir ao pão. Tínhamos também um talêgo para guardar os magros tostões que tínhamos e ainda outro para guardar a existência usada no jogo do botão.
O talêgo era a embalagem reciclável inventada pelo sábio povo alentejano que sempre soube encontrar formas criativas de lutar contra a adversidade e a falta de meios. Depois de puído e roto pelo uso e pelas lavagens sucessivas, era remendado por mãos hábeis de mulheres, que assim lhe prolongavam a longevidade. E mesmo depois de serem abatidos ao serviço como “talêgos”, continuavam ter préstimo. Serviam de rodilha ou de esfregão, até tal ser possível. Só depois se deitavam fora, para serem degradados pela terra-mãe e renascerem sob outra forma.
Actualmente, a luta contra o desperdício e o consumismo, pela melhoria da nossa qualidade de vida e pela salvação do planeta, passa pela implementação da política dos 3 RRR:


- Reduzir o lixo que se produz;
- Reutilizar as embalagens mais que uma vez;
- Reciclar os componentes do lixo, separando-os na origem.
Por isso impõe-se o regresso da utilização do talêgo na nossa vida quotidiana, sempre que formos às compras. O planeta e a melhoria da nossa qualidade de vida, assim o exigem.

2 comentários:

  1. Sabias que quanto mais longe se está do Alentejo, mas temos o Alentejo no coração!? Assim, em tudo o que com o Alentejo se relacione eu meto o bedelho...
    Surpreendi-me ao ver que seguias o meu blog. Claro que, a partir do momento que tive conhecimento deste, passei a segui-lo também. E acrescento tê-lo achado interessante e moldado às minhas preferências.
    Bons tempos aqueles em que algumas vezes fui à alfaiataria...
    Abração.

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo:
    O Alentejo está-nos na massa do sangue. Aqui, em Timor ou na Amazónia.
    Onde há um Alentejano, está o Alentejo, numa qualquer das suas múltiplas vertentes.
    A Alma Alentejana é isso. É essa luz que irradia de nós.
    Um abração para ti também, Companheiro.

    ResponderEliminar