quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

O que gostaria de ver em Estremoz em 2025?

 


“Estremoz é uma cidade que me dói,
por tudo aquilo que lhe falta”

Cai o pano para 2024 e entra 2025. Lançámos um desafio aos nossos colaboradores pedindo-lhes que nos fizessem chegar os seus votos para o novo ano, respondendo a uma pergunta: “O que gostaria de ver (ou ter) em Estremoz para o ano de 2025?” Hernâni Matos respondeu ao repto.

Jornal E

 

Estremoz é uma cidade que me dói, por tudo aquilo que lhe falta. O que é não só consequência da falta de visão estratégica de algumas edilidades, como pela definição de prioridades questionáveis ao longo dos tempos.

Estremoz carece de uma resposta urgente a problemas prementes que na minha óptica são de priorizar sequencialmente assim: rede de abastecimento de água, rede de esgotos, requalificação urbana, construção habitacional, rede de ecopontos, mobilidade e acessibilidade urbanas.

2025 é ano de eleições autárquicas a ocorrer em Setembro. Neste momento, os cabeças de lista das várias formações em confronto já terão obtido o beneplácito dos estados maiores partidários ou o acordo pró-forma dos seus apaniguados. Já terão, decerto, constituído as suas equipas ou estarão em vias de as concretizar.

Será que o Executivo Municipal gerado pelas eleições setembrinas, elaborou uma lista de faltas semelhante à minha? Não sei, mas provavelmente não. Apenas sei que qualquer dia começam a meter-nos papelinhos debaixo das portas, a contactar-nos pessoalmente com o seu melhor sorriso e a azucrinar-nos com os seus hinos, enquanto apregoam bacalhau a pataco. E as artimanhas são muitas. Lá diz o rifão: “Com papas e bolos se enganam os tolos”. Convém aguentar as investidas a pé firme e mesmo de pé atrás. Pela minha parte não se admirem, se eu não estiver nos meus dias e lhes atirar à cara com esta do Aleixo: “Vós que lá do vosso império / prometeis um mundo novo, / calai-vos, que pode o povo / q'rer um mundo novo a sério!”


Publicado inicialmente em 1 de Janeiro de 2025
Publicado no jornal E, nº 347, de 2 Janeiro de 2025

sábado, 7 de dezembro de 2024

Aconteceu há 7 anos: Inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade

Parte da delegação portuguesa que se deslocou à República da Coreia. Da esquerda
para a direita: Luís Mourinha (Presidente da Câmara Municipal de Estremoz), Manuel
António Gonçalves de Jesus (Embaixador de Portugal na República da Coreia), António
Ceia da Silva (Presidente do Turismo do Alentejo) e Hugo Guerreiro (Director do Museu
Municipal de Estremoz e Responsável Técnico da Candidatura). Fotografia reproduzida
com a devida vénia, a partir do Facebook de António Ceia da Silva.


Importa aqui e mais uma vez, salientar o mérito daqueles a quem se deve o êxito de uma candidatura que se viria a tornar vitoriosa:
1º) Hugo Guerreiro, Director do Museu Municipal de Estremoz, que despoletou e argumentou a candidatura, a qual veio a ter êxito e que corresponde ao primeiro figurado do mundo a merecer a distinção de Património Cultural Imaterial da Humanidade.
2º) Os barristas do passado e do presente, que com o labor e criatividade das suas mãos mágicas e desde as bonequeiras de setecentos, transmitiram de geração em geração e até à actualidade, uma produção sui generis de Bonecos em barro, dita ao “modo de Estremoz”.
3.º) O escultor José Maria de Sá Lemos, que nos anos 30 do séc. XX e recorrendo à velha bonequeira Ana das Peles primeiro e ao Mestre oleiro Mariano da Conceição depois, deu um contributo decisivo para a revitalização da produção de Bonecos de Estremoz, considerada extinta desde 1921.
4º) Os estudiosos, investigadores, escritores e publicistas que com o seu esforço não deixaram morrer a memória dos Bonecos de Estremoz: Luís Chaves, D. Sebastião Pessanha, Virgílio Correia, Azinhal Abelho, Solange Parvaux, Joaquim Vermelho e outros.
5.º) Os coleccionadores, dos quais o mais destacado é Júlio dos Reis Pereira, que ao longo de décadas foram reunindo, catalogando, estudando, comparando e interpretando espécimes que viabilizaram a apresentação de uma candidatura pelo Município de Estremoz.
- BEM HAJAM!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

XVIII Exposição de Presépios de Artesãos de Estremoz

 

Jorge da Conceição


Transcrito com a devida vénia do
em 4 de Dezembro de 2024.

A Galeria Municipal D. Dinis recebe a XVIII Exposição de Presépios de Artesãos de Estremoz, uma referência no Alentejo.

Esta mostra conta com mais de 30 Presépios, produzidos com diversos materiais, dos artesãos: Afonso Ginja, Ana Catarina Grilo, Ana Godinho, António Moreira, Carlos Alberto Alves, Carlos Pereira, Conceição Perdigão, Fátima Lopes, Francisca Carreiras, Henrique Painho, Inocência Lopes, Irmãs Flores, Isabel Pires, Jorge Carrapiço, Jorge da Conceição, José Vinagre, Luís Parente, Luísa Batalha, Madalena Bilro, Maria José Camões, Pedro Vinagre, Perfeito Neves, Ricardo Fonseca, Sara Sapateiro, Sandra Cavaco, Sofia Luna, e Vera Magalhães.

A exposição poderá ser visitada até dia 6 de janeiro de 2025, com entrada gratuita, numa organização da Câmara Municipal de Estremoz.

Hernâni Matos

Luísa Batalha

Ana Catarina Grilo

Luís Parente

Sandra Cavaco

Jorge Carrapiço

Ana Godinho

Afonso Ginja

Madalena Bilro

Madalena Bilro

Ricardo Fonseca

Irmãs Flores

Sofia Luna

Maria Isabel Pires

ara Sapateiro

Inocência Lopes

Vera Magalhães

Carlos Alves



MAIS FOTOGRAFIAS AQUI



7º Aniversário dos Bonecos de Estremoz enquanto Património Unesco

 



Transcrito com a devida vénia do
em 4 de Dezembro de 2024


No sábado, dia 7 de dezembro de 2024, comemora-se o 7.º aniversário da Inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz, na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Para celebrar a data, o Município de Estremoz organizou as seguintes atividades:

SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESTREMOZ

- 𝟏𝟖:𝟎𝟎 𝐡𝐨𝐫𝐚𝐬 - Discursos Institucionais;

- 𝟏𝟖:𝟐𝟎 𝐡𝐨𝐫𝐚𝐬 - Entrega de Certificações aos barristas recentemente reconhecidos;

- 𝟏𝟖:𝟑𝟎 𝐡𝐨𝐫𝐚𝐬 - Concerto celebrativo da Inscrição da Lista Representativa UNESCO, pelo Vox Aurea Ensemble.

CENTRO INTERPRETATIVO DO BONECO DE ESTREMOZ

- 𝟏𝟗:𝟒𝟓 𝐡𝐨𝐫𝐚𝐬 - Inauguração da renovação da sala de exposições dos Barristas.

Venha celebrar connosco!

Entrada gratuita.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Os Bonecos de Estremoz e a representação do olhar

 

Senhora de pezinhos. Ana das Peles (1869-1945). A representação do olhar
é feita através da menina do olho e da sobrancelha. Já Mestre Mariano da
Conceição (1903-1959), que lhe sucedeu na recuperação da extinta tradição
dos Bonecos de Estremoz, empreendida a partir de 1933 pelo escultor José
Maria de Sá Lemos (1892–1971), utiliza a menina do olho, a sobrancelha e a
pestana na representação do olhar. Colecção do autor.

A representação do olhar na barrística de Estremoz ao longo dos tempos é diversificada, como nos revela a observação atenta dos inúmeros exemplares existentes no Museu Municipal de Estremoz.

A menina do olho está sempre presente. Alguns exemplares só representam a menina do olho encimada pela sobrancelha. Todavia há outros nos quais a menina do olho está coroada pela sobrancelha e pela pestana, que podem revelar-se rectilíneas ou encurvadas, podendo a sobrancelha ser ou não tangente à menina do olho. Para além disso, há exemplares que apresentam a menina do olho inserida num globo ocular, que pode ou não ter fundo branco.

A representação do olhar na barrística de Estremoz tem a ver com o estilo próprio de cada barrista, que é o mesmo que dizer que tem a ver com as marcas identitárias que lhe são inerentes e os diferenciam doutros barristas. De resto, um mesmo barrista na procura do seu próprio caminho, pode recorrer a representações distintas do olhar ao longo da sua actividade.

Pode-se gostar mais duma representação do olhar que doutra, mas todas são igualmente legítimas, porque todas integram o “corpus” da representação do olhar ao longo do período multisecular de produção dos Bonecos de Estremoz. Como tal não é aceitável que alguém, seja quem for, em nome de não sei quê, queira proscrever as representações do olhar que não sejam do tipo “dois riscos por cima da menina do olho”. Digo-o como coleccionador e investigador dos Bonecos de Estremoz, com a autoridade que advém da colecção que até hoje consegui reunir e dos estudos efectuados até ao presente. É essa autoridade que me leva a respeitar o estilo próprio de cada barrista, fruto das suas próprias marcas identitárias e a gostar do estilo de cada um, logo de todos. Por outras palavras, gosto dos Bonecos de Estremoz de todos os nossos barristas.

Sá Lemos trocando impressões com Ana das Peles numa sala de aulas da Escola Industrial
António Augusto Gonçalves. Fotografia de Rogério de Carvalho (1915-1988), publicada no
semanário estremocense “Brados do Alentejo” nº 250, de 10 de Novembro de 1935. Arquivo
fotográfico do autor.

Apresentação do livro OS MISTÉRIOS DE OLIVENÇA de Carlos Luna



CONVITE
Carlos Eduardo da Cruz Luna, autor do livro "Os Mistérios de Olivença", vem, por este meio, convidá-lo(a) ]a estar presente no lançamento do seu novo trabalho literário, com o título referido, no dia 1 de dezembro de 2024, às 15:30, na Sociedade de Artistas Estremocense, Largo General Graça [Gadanha], 37 - Estremoz.
Certo que já ouviu falar muito de Olivença. Um mito da nossa História. Uma causa nacional. Uma anedota ocasional. Será tudo isso e muito mais. Ou não.
Pelo menos que conheça as maravilhas arquitetónicas de Olivença, todas elas portuguesas É essa informação que este livro lhe procura transmitir.
Agradeço a sua presença.

SINOPSE
Um grupo de jovens estudantes oriundos de Lisboa dirige-se a Mérida, numa excursão, a fim de visitar as suas ruinas romanas. Um engano na organização deixa um grupo de fora desse destino. Os organizadores, em Elvas, conseguem, com a ajuda de autoridades locais, encontrar uma alternativa. E eis um autocarro a caminho de Olivença, sem saber o que ia encontrar.
Olivença revela-se uma surpresa. Os seus monumentos e o traçado das suas ruas revelam a grandiosidade de um passado português pouco falado e menos ainda conhecido. Numa área relativamente reduzida, sucedem-se um museu, uma torre de menagem, um castelo dionísio e duas igrejas, uma das quais em puro estilo manuelino. Tudo isto e mais alguns marcos históricos são descobertos por um surpreendido grupo de estudantes, que não cabem em si de espanto.
No meio de tanta monumentalidade, haverá ainda um crime por desvendar e caberá aos jovens da capital.

sábado, 16 de novembro de 2024

Estórias do autor

 

Hernâni Matos (1946 - ). Desenho a carvão de Filipa da Silveira.


O presente texto integra o meu livro
publicado pelas Edições Afrontamento
no Outono de 2018


Recolector
Desde os longínquos tempos do bibe e do pião que sou recolector de objectos materiais que fazem vibrar as tensas cordas de violino da minha alma. Nessa conjuntura, tornei-me filatelista, cartofilista, bibliófilo, ex-librista e seareiro nos terrenos da arte popular, muito em especial a arte pastoril e a barrística popular de Estremoz.
Respigador nato, cão pisteiro, farejador de coisas velhas, o meu olhar cirúrgico procede sistemática e metodicamente ao varrimento de scanner no Mercado das Velharias em Estremoz, no qual sou presença habitual e onde recolecto objectos que, duma forma virtual, pré-existiam no meu pensamento.

Coleccionador
Desde os dez anos de idade que transporto na massa do sangue o espírito de coleccionador. Marca genética ou atávica, não sei, mas que veio ao de cima lá por essa idade, veio. E é um facto tão real como o odor da flor de esteva ou o castanho da terra de barro.
Coleccionar é reunir num todo, objectos que têm, pelo menos, uma característica ou funcionalidade comum. A motivação para o fazer pode ser diversa, como distintas podem ser as consequências de uma colecção. Pode ficar guardada numa caixa ou arrumada numa prateleira de estante ou mesmo numa vitrina, como também pode ser objecto de estudo numa procura de respostas, desde sempre procuradas pela alma humana.
Há objectos que, pelos mais diferentes motivos, somos levados a coleccionar. E nenhuma colecção é estática, mas antes bem pelo contrário, dinâmica, uma vez que com o porvir há que a reformular, pelo aumento do grau de exigência imposto e mesmo fruto de uma certa especialização, os quais diminuem o espectro daquilo que se colecciona.

A cartofilia como trampolim para a Etnografia.
Sou cartófilo desde que me reconheço como coleccionador e tenho-me dedicado a tópicos como a Etnografia Portuguesa, com especial incidência na Etnografia Alentejana. A Cartofilia servir-me-ia de trampolim para outros voos como a Etnografia, uma vez que a Cartofilia é um poderoso auxiliar daquela, visto os bilhetes-postais ilustrados registarem para a perpetuidade, elementos recolhidos num dado contexto geográfico, social e temporal, relativos às características de uma determinada comunidade, rural ou urbana: o seu traje, a sua faina, os seus usos e costumes, as suas festas e romarias. De resto, colecciono postais topográficos de todo o país, muito especialmente do Alentejo e predominantemente de Estremoz. O meu interesse pela Cartofilia estendeu-se à Fotografia, pelo que acabei por adquirir colecções de fotografias antigas, as quais servem para ilustrar temas sobre os quais me debruço e investigo.

Coleccionar Bonecos de Estremoz
Uma das coisas que colecciono são os Bonecos de Estremoz, os quais descobri há mais de quarenta anos. E digo que descobri, porque efectivamente, nado e medrado em Estremoz, tinha os olhos abertos, mas não via, como acontece a muito boa gente. Até que um dia, os meus olhos foram para além da missão elementar de observar o óbvio. Então a minha retina transmitiu às redes neuronais um impulso nervoso que se traduziu numa emoção com um misto de estético e de sociológico. Foi tiro e queda a minha atracção pelos Bonecos de Estremoz.
Bonecos que duplamente têm a ver com a nossa identidade cultural estremocense e alentejana, Bonecos que antes de tudo são arte popular, naquilo que de mais nobre, profundo e ancestral, encerra este exigente conceito estético-etnológico.
Bonecos moldados pelas mãos do povo, a partir daquilo que a terra dá - o barro com que porventura Deus terá modelado o primeiro homem e as cores minerais já utilizadas pelos artistas rupestres de Lascaux e Altamira no Paleolítico, mas aqui garridas e alegres, como convém às claridades do Sul.

A Bibliofilia como suporte para a Escrita
Sou bibliófilo há cerca de 50 anos, com interesses focalizados na Cultura Portuguesa, ainda que espraiados por uma vasta gama de sub-domínios: Arte Popular, Arte Erudita, Etnografia, Literatura de Tradição Oral, Poesia Popular, Poesia Erudita, Teatro, História de Portugal, História de Arte, História Local, Regionalismo, Monografias, Agricultura, Dicionários, Publicações Periódicas Nacionais, Imprensa local. Daí que possua na minha biblioteca pessoal a quase totalidade da bibliografia referida no presente livro.

Um corolário natural
Sou um homem de escrita e esta é um meio de que me sirvo para dar conta de tudo aquilo que me estimula a alma. Por isso, este livro é um corolário natural de um dos meus múltiplos percursos de vida, o de coleccionador e investigador da barrística popular de Estremoz. 

Publicado inicialmente a 16 de Novembro de 2024