sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Bonecos de Estremoz, de Joaquín Morales Leyva



Joaquín Morales Leyva é um dedicado coleccionador de Bonecos de Estremoz e membro bastante activo da página BONECOS DE ESTREMOZ, por mim criada no Facebook, em 2016. Aí vem há muito divulgando as suas aquisições e interactuando com outros coleccionadores com os quais partilha a sua grande paixão.
A sua colecção espraia-se por exemplares que lhe “aqueceram a alma” e que vão desde criações de barristas do presente até outras que se situam num passado que se pode considerar remoto. A amplitude de tal intervalo temporal é ainda reforçada pela intenção de coleccionar a mesma figura manufacturada por diferentes barristas, o que lhe permite ter consciência plena das marcas identitárias de cada um e do modo como tem evoluído a representação de cada figura pelos diferentes barristas, não só em termos de modelação como em termos cromáticos.
O entusiasmo que nutre pelos Bonecos de Estremoz tem o levado a adquirir e a ler a bibliografia disponível sobre o assunto, o que lhe tem permitido tomar conhecimento com a História dos Bonecos de Estremoz e com a biografia dos nossos barristas, alguns dos quais já conheceu pessoalmente nas suas deslocações a Estremoz.
Uma forte motivação, associada a uma rara sensibilidade artística e uma bem apetrechada capacidade oficinal, levaram-no sob orientação do barrista Jorge da Conceição, de quem é cliente e amigo, a atirar-se para a frente e a procurar voar mais alto. Começou por produzir assobios zoomórficos, dos quais vos deixo aqui algumas imagens, reproduzidas com a devida vénia da sua página do Facebook (Assobios de Joaquín Morales Leyva). Revelam-nos um trabalho pautado por uma modelação primorosa e bem dimensionada e um cromatismo vivo e apelativo. Creio que o Joaquín não ficará por aqui. Tem ganas de fazer figuras mais complexas. E eu sou um dos que aguardam com expectativa mais esse passo em frente e por isso lhe digo:
- Força companheiro! Para a frente é que é caminho!
É que de Estremoz para a Galiza vai a distância de um grande abraço.








 

Sem comentários:

Enviar um comentário