quarta-feira, 13 de julho de 2022

Exposição "Os Bonecos de Estremoz na vida de Madalena Bilro"



Transcrito com a devida vénia
do comunicado
do Município de Estremoz,
de 13 de Junho de 2023

O Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz vai receber a exposição "Os Bonecos de Estremoz na vida de Madalena Bilro", com inauguração no dia 16 de julho, pelas 11:00 horas.
Madalena Bilro deste criança sempre gostou de fazer trabalhos artesanais. Em 2014 inscreveu-se na Academia Sénior de Estremoz na disciplina de Barrística e ali conheceu a História do Boneco de Estremoz e aprendeu a técnica de modelação e pintura para a produção do mesmo.
Desde então, mostrou-se sempre muito interessada por esta arte popular e assim que começou a sentir mais confiança nos conhecimentos já adquiridos, começou a fazer peças com um notável gosto pela arte e com as quais presenteou alguns familiares e amigos.
Em 2019 frequentou o I Curso de Técnicas de Produção de Bonecos de Estremoz, promovido pelo CEARTE em parceria com o Município de Estremoz, e é aqui que tem a oportunidade de aprofundar a sua aprendizagem com o Mestre Jorge da Conceição.
Terminado o curso, decidiu seguir o desejo que vinha demonstrando há já algum tempo, criou uma pequena oficina na sua casa e iniciou a atividade de produção de Figurado de Estremoz para comercializar. Em 2018 obteve a Certificação da sua produção.
A exposição “Os Bonecos de Estremoz na vida de Madalena Bilro” apresenta o percurso da Barrista no mundo do Figurado em barro de Estremoz. As peças aqui expostas são uma representação do seu trabalho desde o primeiro contacto que teve com o barro nas aulas da Academia Sénior, passando pelas figuras produzidas no Curso com o Mestre Jorge da Conceição, até à produção atual.
Não deixe de visitar esta mostra que estará patente até dia 4 de setembro de 2022.

Hernâni Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário