sexta-feira, 2 de julho de 2021

Estilos diferentes em Mariano da Conceição e Sabina Santos

 

"Senhora de pezinhos" de Mariano da Conceição (à esq.ª) e de Sabina Santos (à dir.ª).

Na página do Facebook “Bonecos de Estremoz”, afirmei ontem que Sabina Santos (1921-2005) tomou a atitude corajosa de prosseguir com estilo muito próprio, a manufactura dos Bonecos de Estremoz, depois da morte de seu irmão Mariano da Conceição (1903-1959). Por outras palavras e sem desprimor nenhum, afirmei que o estilo de Sabina era diferente do de Mariano, o que alguém contradisse, sem, contudo, apresentar nenhum argumento que servisse de suporte à sua afirmação.
Impõe-se, pois, um esclarecimento aos meus leitores. A afirmação que fiz não foi gratuita, nem por ter lido nalgum lado, nem tão pouco por ter ouvido dizer. Tratou-se de uma afirmação baseada na observação de mais de uma centena de Bonecos de Sabina que tenho na minha colecção, bem como na observação de uma vintena de Bonecos de Mariano que também possuo. A juntar a isso, as dezenas de imagens de Bonecos daqueles barristas, que tenho no meu arquivo de imagens de Barrística de Estremoz.
Para não haver dúvidas que o estilo de Sabina é diferente do de Mariano, socorri-me das imagens da chamada “Senhora de Pezinhos”. A de Mariano é da colecção do Museu Rural de Estremoz e a de Sabina é da minha própria colecção. Da comparação das imagens é possível concluir que:
1- O conceito de proporção de cada um dos barristas é diferente. As figuras de Mariano são mais encorpadas que as de Sabina. As de Sabina são mais esguias e no caso das figuras femininas, a cintura é notoriamente mais fina, constituindo aquilo que se se chama “cintura de vespa”.
2 – A representação do olhar por Mariano e por Sabina são diferentes. Mariano representa o olhar com pestana e sobrancelha, com esta última tangente à menina do olho. Por sua vez, Sabina representa o olhar com a sobrancelha e a pestana, ambas afastadas da menina do olho.
Por outro lado, a análise do conjunto dos Bonecos da minha colecção, permitem-me concluir que:
3 – O cromatismo das figuras apresenta diferenças. As figuras de Sabina apresentam na generalidade, cores mais vivas e garridas que as de Mariano, que em geral são mais sóbrias.
4 – A decoração dos Bonecos de Sabina e de Mariano também é distinta. Sabina utiliza com mais frequência, padrão na representação de algum vestuário feminino, que aquela que Mariano utiliza.
Concluindo: os Bonecos de Mariano e de Sabina apresentam pelo menos 3 características diferentes aqui identificadas. Em Arte, seja ela popular ou erudita, as diferentes características das representações, traduzem a existência de estilos diferentes, já que um estilo é caracterizado por ter determinado tipo de características.

Sem comentários:

Enviar um comentário