segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Uma vida ao serviço da Cultura Portuguesa


 Pedro Marçal Vaz Pereira. Presidente da FPF - Federação Portuguesa de Filatelia.
Presidente Honorário da FEPA - Federação Europeia de Sociedades Filatélicas. 
 

Hernâni Carmelo de Matos é um dos homens mais brilhantes, que conheci ao longo da minha vida.
Homem culto, competente, empreendedor, ama o seu Alentejo e dedicou-lhe toda a sua vida.
Autor de excelentes obras de grande valor histórico e social, como “Memórias do Tempo da Outra Senhora” e “Franco-Atirador”, que são o culminar de muitos anos de uma vida cheia de experiências e tendo a “Escrita como Instrumento da Libertação do Homem”. Hernâni Matos passou para o papel essas suas vivências sociais e culturais de outros tempos e outros modos, para que estas memórias fiquem presentes no futuro, como a força e experiência de vida deste alentejano multifacetado e multicultural.
Apaixonado pela arte do barro, pelos bonecos de Estremoz, pela olaria, Hernâni de Matos reuniu umas das maiores coleções, dedicada a esta soberba arte de fazer bem e bonito com o barro.
Para imortalizar esta sua paixão, escreveu um extraordinário livro dedicado ao tema, a que deu o título de “Bonecos de Estremoz” e que apresentou em Janeiro de 2019, na cidade de Estremoz.
Hernâni Matos é também um apaixonado pela etnografia alentejana.
Depois é vê-lo aos sábados na feira de Estremoz, realizada em frente da Câmara Municipal, à procura de objectos que lhe interessem e a receber dos feirantes peças que estes guardaram para a sua colecção. Primeiro está o Dr. Hernâni e depois estão os outros, se o Dr. Hernâni não quiser, assim me confessou uma vez um desses feirantes.
E assim a sua colecção, tornou-se numa das mais ricas do país.
Adora a história e a literatura oral, tendo promovido diversas sessões onde esta última teve um papel importantíssimo.
O seu envolvimento cívico na vida de Estremoz e do seu Alentejo, é notável e merecedor dos maiores elogios e agradecimentos. Sem ele, Estremoz e o Alentejo não seriam os mesmos.
E deixei para o fim, um dos aspectos culturais mais ricos de Hernâni de Matos. Trata-se da Filatelia.
Hernâni de Matos é um dos melhores filatelistas de Portugal e um dos mais distintos a nível nacional, sendo reconhecido a nível internacional.
Com as suas colecções de Inteiros Postais e Maximafilia, apresentadas em exposições filatélicas nacionais e internacionais, foi classificado com altíssimos prémios.
É um jornalista filatélico de corpo inteiro, sendo um excelente articulista, tendo escrito brilhantes artigos, para muitas revistas filatélicas.
Foi membro da Direcção da Federação Portuguesa de Filatelia.
Integra como Jurado o quadro nacional de jurados da Federação Portuguesa de Filatelia e integra igualmente como Jurado o quadro de jurados internacionais da FIP - Federação Internacional de Filatelia.
A Federação Portuguesa de Filatelia atribuiu-lhe em 2004, a Ordem de Mérito Filatélico, pelos excepcionais serviços prestados à Filatelia.
Foi ainda membro da Comissão de Inteiros Postais da Federação Internacional de Filatelia e Delegado Nacional da Federação Portuguesa de Filatelia, a essa Comissão.
A FEPA-Federação Europeia de Associações Filatélicas teve o seu primeiro website em 2001, tendo sido Hernâni Matos o responsável pela sua criação e manutenção até 2009.
Teve um período da sua vida, que dedicou à juventude filatélica, tendo captado muitos jovens para a Filatelia Portuguesa.
No associativismo filatélico foi Presidente da Associação Filatélica Alentejana, que desenvolveu a nível nacional uma acção de grande prestígio, mérito e competência.
Fundou o Correio do Alentejo, revista da Associação Filatélica Alentejana, revista difusora das iniciativas daquela agremiação e da Filatelia de Portugal.
Foi ainda o fundador da ANJEF - Associação Nacional de Escritores e Jornalistas Filatélicos, da qual foi Presidente, tendo instituído os prémios anuais para os melhores trabalhos de Literatura Filatélica e fundado uma revista de grande qualidade, com o título “Convenção Filatélica”.
Foi o organizador de muitas exposições em Estremoz, algumas de grande porte e importância, como foi a de 2004, comemorativa dos 50 anos da Federação Portuguesa de Filatelia, onde Brasil e Espanha estiveram presentes.
Brilhante conferencista, proferiu imensas conferências tanto filatélicas como de outros temas.
O Alentejo e a cultura de Portugal devem muito a Hernâni de Matos, que de forma altruísta, dedicada e competente, mas sempre desinteressada, muito tem dado a Portugal e ao seu Alentejo.
Hernâni de Matos é daqueles amigos que sabe bem ter na nossa vida, pelo seu enorme estatuto cultural, pela sua competência, pela sua lealdade, pela sua verticalidade e acima de tudo pelo gosto de termos amigos como ele.
Aqui fica este meu sincero testemunho, que transportado para a vida real e cultural, dá uma enorme obra de Hernâni de Matos, para o seu amado Alentejo e para Portugal.
Contamos com Hernâni de Matos para muitas mais.
Bem-haja meu Amigo por tudo que nos tem dado e tem realizado.
 
Pedro Marçal Vaz Pereira
Lisboa, 3 de Fevereiro de 2021


Hernâni Matos no desempenho das funções de jurado FIP de Inteiros Postais na
Exposição Mundial de Filatelia ESPAÑA 2006 (Málaga, 7 a 14 de Outubro).

Sem comentários:

Enviar um comentário