terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Onde as Ciências Exacta e Humana se complementam


António Marcos Galopim de Carvalho. Geólogo. Professor jubilado, Escritor,
Divulgador de Ciência.

Perdi a conta aos anos que me ligam ao Facebook. Há muitos, talvez mais de uma dezena, e foi aqui que conheci e estabeleci a chamada “amizade virtual” com o Professor Hernâni Matos e que, ao longo desse tempo, pude aprender com a sua permanente e diversificada obra de investigação e divulgação, abarcando temas em que somos, por assim dizer, irmãos.
O Facebook é como a grande maioria das empresas, das organizações ou dos países. Tem o muito bom e o muito mau. Há que saber “separar o trigo do joio”, e a página deste ilustre estremocense situa-se no conjunto das que, neste universo virtual, prestam enorme serviço à divulgação do conhecimento e à cidadania.
Homem de ciência e pedagogo por formação académica, este professor de física aposentado, jornalista, escritor e conferencista pelo coração, desenvolve, no seu blogue “Do Tempo da Outra Senhora”, uma variedade de temas, que vão da história à defesa do património, passando pela etnografia, literatura escrita e oral, provérbios, arte popular, com destaque para a barrística local, temática que já tratou em livro “Bonecos de Estremoz”, fruto de uma persistente e aturada investigação de décadas, saído a público em 2019, em Edições Afrontamento.
Bem-haja, amigo, pelo muito que nos tem ensinado.

António Marcos Galopim de Carvalho
4 de Fevereiro de 2021

2 comentários:

  1. Sou leitora e apreciadora dos conteúdos de ambos. Homens da ciência, também podem ser humanistas, poetas . Veja - se Antônio Gedeão. Lê-los será sempre um prazer e um orgulho alentejano. Bem hajam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário.
      Também Fernando Pessoa proclamou: "O binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo".

      Eliminar