quinta-feira, 16 de abril de 2015

Bonecos de Estremoz em selo


Na próxima 3ª feira, dia 21 de Abril, os Correios de Portugal vão pôr em circulação uma emissão filatélica subordinada ao tema “Barros de Portugal”, ilustrada por bonecos das regiões mais importantes do figurado português: Barcelos, Vila Nova de Gaia, Ribolhos (Castro de Aire), Estremoz, Açores e Madeira.
Naquela emissão, Estremoz foi presenteada com um selo de 0,55 €, destinado ao correio azul nacional. Nele aparecem duas figuras pertencentes ao núcleo tradicional dos bonecos de Estremoz.
Em grande plano “O cirurgião”, também conhecido por “Barbeiro-sangrador”, conjunto de duas figuras trajando à moda do séc. XVIII, em que um é o sangrador e outro o sangrado. Existia na época a convicção arreigada de que a sangria tinha resultados terapêuticos. No séc. XIX ainda se sangrava e o ofício de sangrador só foi extinto por lei de 13 de Julho de 1870.
Presente ainda no selo, a imagem de uma “Primavera”, figura de Entrudo, envolvida em rituais de vegetação, que anunciava e saudava a proximidade da Primavera, na qual a natureza e muito em especial a flora, refloresce.
As características técnicas do selo são as seguintes: Design: Atelier B2; Tiragem: 120 000; Impressão: papel FSC 110 g/m2; Formato: 40 x 36 mm; Perfuração: Cruz de Cristo 13 x 13; Impressão: offset; Impressor: Cartor; Folhas com 50 exemplares.
Os Correios editaram ainda um sobrescrito de 1º dia, formato C6 e uma pagela anunciadora da emissão com texto de Joaquim Pais de Brito, Director do Museu Nacional de Etnologia, Museu a que pertencem as peças reproduzidas no selo.
O selo pode ser adquirido na estação dos CTT de Estremoz, bem como o sobrescrito ilustrado de 1º dia, que pode ser utilizado no envio de correspondência a familiares e amigos, com a obliteração de Estremoz, do 1º dia de emissão.


 Carimbo de 1º dia de Estremoz

 Barbeiro-sangrador. Museu Nacional de Etnologia, Lisboa.

Primavera. Museu Nacional de Etnologia, Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário