segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Sócrates, filósofo.


SOCRATES PHILOSOPHORUM FONS (SÓCRATES FONTE DOS FILÓSOFOS)
Esta a inscrição latina que encima o painel de azulejos barrocos joaninos (1744-1749) da Aula de Filosofia Grega do Colégio do Espírito Santo, inaugurado em 1553. Actualmente é a sala 119 da Universidade de Évora. Sócrates ocupa o eixo central da composição, numa clara alusão ao papel fundamental que desempenhou na tradição filosófica grega. A seu lado, o discípulo Platão e grupos de ouvintes discutindo.

Sócrates (470 a.C.-399 a.C) foi um filósofo ateniense que em determinado momento da sua vida terá começado a interessar-se sobre o conhecimento de si próprio e do homem em geral, o que o leva a proclamar a célebre máxima: “Só sei que nada sei”.
Em torno de si gravita um grupo de discípulos e amigos, dos quais sobressai Platão (428/427 a.C. - 348/347 a.C.).
Depois de uma vida inteira votada a questionar os seus concidadãos, em obediência a uma voz interior (daimon), é acusado de corromper a juventude ateniense com a sua filosofia moral, contrária à religião e às leis da cidade.
Condenado por um tribunal a beber cicuta, morre numa prisão em Atenas, rodeado de amigos e discípulos.
Aquele que disse “O verdadeiro conhecimento vem de dentro” é considerado o pai da Filosofia Grega.

4 comentários:

  1. Caro Hernâni

    Pois é mas....... o nosso " pisgou-se" para fora, a ver se aprende alguma coisa com o Sócrates, o verdadeiro!!!! Foi estudar filosofia socrática , CERTAMENTE!!!!
    Será que um pouco de cicuta seria também aplicado neste caso, se ainda estivessemos naquele tempo???? só que este morreria sózinho, estou certo !!!!

    Depois de 38 anos de democracia da treta, cheguei ao ponto de " António volta ...... estás perdoado!!!! Ao menos com ele sabiamos com o que contávamos..... com estes PORRA... levamos todos os dias nas " trombetas" mas somos felizes, vivemos em democracia. PORRA!!!!

    Abraço

    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Pedro:

    É de facto uma tristeza.
    Um abraço:

    Hernâni

    ResponderEliminar
  3. De fato fascina-me o pensamento da escola iniciática de Socrates ( o Grego) - Homem conhece-te a ti próprio.
    Como poderemos nós ser capazes de actuar no mundo, se em cada um de nós habita o Caos, a falta de harmonia e de muitos outros valores humanistas, sociais e civicos. Se nāo os desenvolvermos em cada um de nós, como poderemos ser capazes de construir uma sociedade mais justa onde O Homem é acredito ainda, o principal agente de construção...

    ResponderEliminar
  4. Leia por favor o meu post:
    BIG BANG
    http://dotempodaoutrasenhora.blogspot.pt/2012/10/big-bang.html

    ResponderEliminar