terça-feira, 30 de outubro de 2012

Gaspar fora do Presépio, já!

Gaspar foi abatido à montagem do Presépio.

Nesta altura do ano já começo a sonhar com a montagem do Presépio, que como todos bem sabem é evocador do nascimento de Cristo Salvador.
A montagem do Presépio costuma alegrar toda a criançada, uma vez que desperta neles a lembrança das prendas que o vetusto Pai Natal, na noite de 24 para 25 de Dezembro, lhes vai depositar nos sapatinhos. Todavia, a tradição já não é o que era. Com a crise, muitos pais apenas poderão pôr no sapatinho dos seus filhos, as memórias dos presentes doutros anos, nos quais isso era possível. Ora, eu que também já fui criança, não posso ficar indiferente a tal facto. Assim, decidi tomar uma atitude drástica. No meu Presépio deste ano, só figurarão dois Reis Magos: Baltasar e Belchior. É que estou danado com o Gaspar, por tanto nos fazer apertar o cinto. Como tal, foi por mim afastado do convívio dos seus pares e do remanso do meu lar. Condenei-o a desterro no exterior, onde ficará exposto à chuva e ao vento, para ver se refresca as ideias.
Aconselho-vos a que façam o mesmo. Abandonem-no no quintal, no jardim, na varanda ou no telhado, pois um bom cristão concede sempre aos prevaricadores, a oportunidade de se redimirem.
Quem tiver poço, pode e deve mesmo, mergulhá-lo de cabeça para baixo, pendurado por uma guita. É assim que procedem os devotos de Santo António, quando o taumaturgo tarda em conceder os milagres desejados.
Proceda-se de igual modo com o Gaspar, que só sairá dos seus suplícios aquáticos, quando deixar de nos apertar o cinto.

18 comentários:

  1. Caro Hernâni, ação simpática para conter tanta "raiva" com o tal de "gaspar". Mas bem podes esperar...sentado, se não fizer-(es/mos) mais que algo...
    Abraço,
    JDM

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Hernâni

    Coitado do Gaspar!!! Que culpa tem o Gaspar!! Vem lá no seu camelo, pelo menos no meu presépio, descanssadinho a seguir a estrelita ..... e zás, leva com um alentejano em cima, que até se trama!!!! Coitado vai para poço penar... sem saber porquê!!
    Eis a que nos conduziram 38 anos de democracia da treta, feita para o povo, diziam .... que até o meu bom Amigo, alentejano e ateu "dos sete costados" quer por o desgraçado do santo Gaspar de molho!!!
    A meu "ganda" Guerra Junqueiro, quando dizias que o povo português tinha que ter sempre um pastor com um bom cajado!!! Cajado arranja-se, mas porra, arranje lá o pastor para darmos umas porradas, não no Gaspar que nos trará os presentes para o Menino Jesus, mas antes naqueles "bons rapazes", que "cantando e rindo" em 38 anos nos trouxeram a esta miséria, a esta desgraça, em que já nem "o vento cala a desgraça" e agora tem que ser a arraia miúda a salvar esta pátria falida, desconsiderada, amordaçada, decapitada, colonizada, lixada!!! Abraço Pedro

    ResponderEliminar
  3. Pedro:
    Como decerto percebeu, eu procurei fazer humor de jaez cívico, com base na ambivalência onomástica do termo "Gaspar".
    Ainda que ateu, respeito as crenças religiosas dos outros, das quais sou conhecedor e como tal sou conhecido e respeitado.
    O meu texto é assumidamente um alegoria, na qual estabeleço um paralelismo entre a respeitável figura do Rei Mago do Oriente e o tótó que estás a fazer de Ministro das Finanças.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sempre, inteligente, fino, e com um tal saber, que escapa a quem esteja menos atento.
      No entanto lembro bem fazer o tal presépio, quando era muito criança. Porque com a adolescência, dei o "grito do hipiranga" lá se foram os magos e todos os outros que figuravam naquele suposto quadro. Fiquei-me apenas com José, Maria e seu filho Jesus. Aliás no meu tempo nem hacvia pai natal, mas sim um "menino" que me deixava algo no meu sapato colocado na chaminé. Mas já agora mais um "grito" fora com o tal Gaspar!

      Eliminar
    2. Céu:
      Obrigado pelo seu comentário.
      Estive a ver o seu blogue "À LAREIRA DA RETORTA" que desconhecia e gostei.
      Introduza lá funcionalidades para a gente o poder seguir(por email, gooogle e network blogs).
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Está montado um esquema mafioso:
    - SAQUEAR OS CONTRIBUINTES PARA DAR A AGIOTAS.
    .
    -> Os contribuintes são saqueados [e são feitos cortes no Estado Social]... para... pagar juros a agiotas!
    {Blog POLITEIA: «E a primeira alternativa que temos de pôr em prática é a erradicação da OBSCENA VERBA de mais de 9 mil milhões de euros - que está inscrita no Orçamento de Estado - para pagar o serviço da dívida... tem de ser substituída por uma verba incomparavelmente menor.»}
    .
    -> Pagar juros a agiotas [PPP´s e não só...], nacionalização de negócios 'maddofianos', etc... quais «Greves Gerais» qual carapuça... o Contribuinte tem é que reivindicar MECANISMOS PARA AUTO-DEFESA!
    .
    .
    Exemplo 1: Blog «fim-da-cidadania-infantil» - Direito ao veto de quem paga, vulgo contribuinte.
    .
    Exemplo 2: Os governantes têm de comprometer-se de que têm capacidade para governar... sem... saquear os contribuintes! Assim sendo: emissão de dívida pública... só mediante... uma autorização obtida por meio de um REFERENDO!
    .
    Exemplo 3: A Islândia conseguiu colocar um travão nos Credores-esmifradores:
    - Islândia: a revolução censurada pelos Media, mas vitoriosa!
    -> Consultar o know-how islandês poderá ser muito útil para colocar um travão no esquema mafioso: «saquear os contribuintes para dar a agiotas».

    ResponderEliminar
  5. mensagensnanett:

    Obrigado pelo seu comentário.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. O Gaspar é apenas um gomo da híbrida laranja, de cor natural mesclada com azul/amarelo.

    Ora o problema já não está num gomo. Está na laranja e no laranjal.

    Àparte da graça do seu artigo.

    Se quiser saber largos detalhes de um outro obsceno gomo - o cor de RELVA - passe pelo meu canto.

    E todos somos poucos para a hercúlea tarefa de dar a laranja aos porcos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virgílio:
      Obrigado pelo seu comentário.
      Já trilhei o relvado e passarei a seguir o seu blogue.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  7. Caro Hernâni

    Na realidade este Gaspar, rapaz com formação escolástica apenas,pensa que a sociedade ( leia-se as pessoas) são numeros... Há que desconfiar dos economistas, porque sa bases macro económicas em que se baseiam são muito voláteis,pois dependem dos "peixes graúdos", bem assim como este Gaspar que deve servir a outros "senhores" que não o povo português.
    Obrigue ele a pagar 28% de impostos aos capitalistas não residentes e verá que terá dinheiro para pagar a todos.
    Por me faltar a inspiração humorística, neste momento, direi apenas que faça pressão junto dos seus "patrões" europeus BCE, para que o Estado português se possa financiar a 0,75%, como os bancos comerciais, que mamam comprando títulos de dívida com juros a 7 ou a 15% e ainda nos pedem para os recapitalizarmos, ganhando em 2 carrinhos.

    Transforme a dívida portuguesa em obrigações do tesouro a 30 anos com taxas de juro razoáveis e verá que não será preciso carregar mais na "canga" deste povo sofrido.

    Zé carlos Fereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé Carlos:
      Não duvido que tal como o senhor diz, o Gaspar que para mal dos nossos pecados nos saiu na rifa, deve servir a outros "senhores" que não o povo português.
      Precisamos, pois, de nos vermos livres deste Gaspar e das políticas que eles representam.
      Assim seja!
      Os meus melhores cumprimentos.

      Eliminar
  8. Olá Hernâni
    Excelente artigo como habitualmente.
    Mais temos que fazer mais do que isso para com o "real".
    Abraço
    Carlos Gaspar

    ResponderEliminar
  9. Carlos:
    Efectivamente precisamos de muita conciencialização e unidade na acção para nos vermos livres deste Gaspar e das políticas que ele representa.
    Um abraço para si também, amigo.

    ResponderEliminar
  10. Só hoje li mas ainda não vou tarde.
    Fica de cabeça para baixo, de baixo da ponte, etc.
    rersrsrs...quem sabe? Pode ser...

    ResponderEliminar
  11. Acompanho o seu blog e fico admirada com os seus textos... muitos inteligente e perspicazes. Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Virgínia.
      Feliz Ano Novo também para si e todos os seus.

      Eliminar