sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Inverno na Bíblia Sagrada

PAISAGEM DE INVERNO (1610).
Denis van Alsloot (1570-1628).
Óleo sobre madeira (36 x 47 cm).


São múltiplas as referências bíblicas ao Inverno:

- “Enquanto durar a Terra, jamais faltarão sementeira e colheita, frio e calor, Verão e Inverno, dia e noite.” (Génesis 8,22)
- “Estabeleceste os limites da Terra, e formaste o Verão e o Inverno.” (Salmos 74,17)
- “Eis que o Inverno já passou! A chuva já se foi!” (Cântico dos Cânticos 2,11)
- “Também aprenderam que a esperança do ingrato se derrete como a geada do Inverno, e que se espalha como água que não é utilizada.” (Sabedoria 16,29)
- “Tudo será abandonado aos abutres dos montes e às feras selvagens. No Verão, sobre eles estarão as aves de rapina, e sobre eles todas as feras selvagens passarão o Inverno.” (Isaías 18,6)
- “Porque Te tornaste uma protecção para o fraco, um apoio para o indigente na hora da sua aflição, um esconderijo no tempo das águas e uma sombra no sol forte. Porque o ímpeto dos tiranos é como a chuva de Inverno,” (Isaías 25,4)
- “O rei estava na ala de Inverno do palácio, pois era o nono mês; e havia um braseiro aceso diante do rei.” (Jeremias 36,22)
- “Vou derrubar a casa de Inverno e a casa de Verão. Serão destruídas as casas de marfim, desaparecerão os palácios de luxo - oráculo de Javé.” (Amós 3,15)
- “Rezai para que a vossa fuga não aconteça no Inverno, nem num dia de sábado.” (São Mateus 24,20)
- “Naquele dia, sairão águas vivas de Jerusalém. Metade correrá para o mar do lado Nascente e metade para o mar do lado Poente, tanto no Verão como no Inverno.” (Zacarias 14,8)
- “Rezai para que isto não aconteça no Inverno.” (São Marcos 13,18)
- “Em Jerusalém celebrava-se a festa da Dedicação. Era Inverno.” (São João 10,22)
- “Aliás, o porto não era propício para passar o Inverno. A maioria foi de opinião que se devia partir dali e tentar chegar até Fénix. Este é um porto de Creta, ao abrigo dos ventos Noroeste e Sudoeste. Ali poderiam passar o Inverno.” (Actos dos Apóstolos 27,12)
- “Passados três meses, embarcámos num navio alexandrino, que passara o Inverno na ilha e que tinha os Dióscuros como emblema.” (Actos dos Apóstolos 28,11)
- “Mas talvez eu fique convosco ou até passe aí o Inverno, para que me forneçais os meios para prosseguir viagem.” (I Coríntios 16,6)
- “Procura vir antes do Inverno. Êubulo, Pudente, Lino, Cláudia e todos os irmãos enviam-te saudações.” (II Timóteo 4,21)
- “Vou enviar-te Ártemas ou Tíquico. Quando chegar aí, faz o possível por vires ter comigo a Nicópolis, onde resolvi passar o Inverno.” (Tito 3,12)
- “Em Jerusalém celebrava-se a festa da Dedicação. Era Inverno. (São João 10,22)