quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Peça olárica de Estremoz, alegórica ao corso carnavalesco de 1935

  

Cavalheiro de cartola e monóculo. Decoração relevada em garrafa
alegórica ao corso carnavalesco de Estremoz, em 1935.


O Orfeão e a revitalização do Carnaval de Estremoz [1]
"Após a criação em 1930 do Orfeão de Estremoz "Tomaz Alcaide", este chamou a si a iniciativa de promover corsos carnavalescos designados também por “Batalhas de flores”, integradas por carros alegóricos, grupos de cavaleiros, grupos de ciclistas, grupos de foliões e ranchos folclóricos do concelho. Os corsos eram abrilhantados pelas bandas locais, Sociedade Filarmónica Luzitana e Sociedade Filarmónica Artística Estremocense, as quais tocavam música portuguesa, assegurando a animação do evento. “Cabeçudos” e “gigantones” completavam o ramalhete de animação que percorria as ruas da parte baixa da cidade, previamente engalanadas.
O primeiro corso carnavalesco organizado pelo Orfeão teve lugar em 1935 e saldou-se por um assinalável êxito.”

A empatia entre o Orfeão e a Olaria Alfacinha
Em 1933 já alguns membros do clã Alfacinha[2] integravam o coro do Orfeão de Estremoz "Tomaz Alcaide", o qual constituía na época um polo dinamizador da cultura local. Por sua vez, Mariano da Conceição, o mais velho dos irmãos Alfacinha, desde 1930 que era Mestre de Olaria na Escola Industrial António Augusto Gonçalves e a Olaria Alfacinha era pujante na sua laboração e como tal um referencial na arte popular local. É, pois, natural, que se tenha gerado uma perfeita empatia entre o Orfeão e a Olaria, que se veio manifestando ao longo dos tempos. É assim que a Olaria é tema de operetas levadas à cena pelo Orfeão. É assim que a Olaria e com ela os Bonecos de Estremoz vêm a ser glosados por poetas estremocense como Maria de Santa Isabel,
Maria Guiomar Ávila, Maria Antónia Martinez e Joaquim Vermelho, cujas ligações e afinidades com o Orfeão são sobejamente conhecidas.

Corso carnavalesco de 1935 perpetuado no barro de Estremoz
É a profunda empatia entre a Olaria Alfacinha e o Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide que me leva a admitir que a garrafa em barro vermelho que ilustra o presente texto, com decoração fitomótfica polida e relevada com figuras carnavalescas, seja uma peça olárica, alegórica ao corso carnavalesco organizado pelo Orfeão em 1935, a qual foi produzida na Olaria Alfacinha.




[1] MATOS, Hernâni. CARNAVAL DE ESTREMOZ: Oh tempo, volta para trás! Jornal E nº 194, 22-02-2018. Estremoz, 2018
[2] Uma fotografia da época regista a presença no coro dos Irmãos Mariano da Conceição, Caetano da Conceição, Diocleciano da Conceição e Sabina da Conceição.

Comadre (matrafona). Decoração relevada em garrafa alegórica
ao corso carnavalesco de Estremoz, em 1935.

"Pirata" de cachimbo. Decoração relevada em garrafa alegórica
ao corso carnavalesco de Estremoz, em 1935.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Tudo o que é pequeno tem graça

 

 Cantil com decoração por polimento com simetria radial. Prenda de aniversário da Catarina.

Tudo o que é pequeno tem graça” é uma máxima perpetuada na nossa memória colectiva. Trata-se de uma premissa que “assenta que nem uma luva”, não só aos brinquedos de louça de barro vermelho de Estremoz, como também aos exemplares da mais ínfima dimensão do vasilhame de barro desta cidade. É o que se passa com o cantil da figura, de pequenas dimensões (10 x 8,5 cm) e uma decoração por polimento com simetria radial, muito simples mas vistosa. Com efeito, o contraste entre o polido e a superfície sobrante que após a modelação na roda não sofreu mais nenhuma intervenção, surte um belíssimo e encantador efeito visual.

As miniaturas de louça de barro vermelho de Estremoz, exerceram desde sempre forte atracção sobre a garotada. Fialho de Almeida no conto “O Romana” [1]  evoca a ida na sua juventude a uma feira, onde na secção de loiças: “Iam-se-me os olhos nos pucarinhos de Estremoz, com incrustrações de pedras brancas, alguns com desenhos de fantasia, reproduzindo animaes duma fauna que se extinguiu muito antes do diluvio universal. Por força que minha mãe havia de comprar-me um daqueles pucarinhos, e mais um barrelinho para ter agua fresca, no verão, e mais um galo com assobio, de grande crista vermelha, importando tudo bem regatiadinho, em quantia nunca inferior a doze vintens.”

Hernâni Matos

 


[1] ALMEIDA, Fialho de. Gente rústicaGuimarães e Cª, Lisboa, s/d.           

domingo, 25 de agosto de 2024

Olaria tradicional de Estremoz


Jarro com decoração fitomóRfica, relevada e polida. Prenda de aniversário da Fátima


As peças oláricas tradicionais são um registo e um regalo de memórias da antiga tradição oleira, cuja recuperação é indissociável da salvaguarda da identidade cultural estremocense.

Modeladas em barro vermelho de Estremoz, aliam à beleza morfológica consignada pela tradição oleira local, uma decoração sui-generis, rica e diversificada, rematada por um acabamento sem mácula.

Em suma: são verdadeiras obras de arte!

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

“MARIA / JOSÉ / CARTAXO” – nova marca de autor de barrista de Estremoz

 

“Bailadeira pequena”. Maria José Cartaxo da Conceição (1923-2013). A pintura da figura
encontra-se incompleta, dado que à excepção da base, a figura apenas recebeu uma
pintura com branco de alvaiade (óxido de zinco), como preparação para receber outras
cores, o que não chegou a acontecer.

No meu livro “BONECOS DE ESTREMOZ” (*), dado à estampa em 2018, inventariei e descrevi, de uma forma sistemática e por autor, um total de 122 marcas de autor, que surgem estampadas com carimbo ou manuscritas na base das figuras ou no interior das peanhas das imagens devocionais. Tratou-se e trata-se ainda do maior número de marcas de autor de bonequeiro(a)s de Estremoz, jamais divulgada por alguém.

No final do estudo então apresentado, afirmei: “Estou convicto que a listagem de autores e respectivas marcas aqui apresentadas não está completa e, como tal, não é definitiva. O futuro o confirmará ou não.”

De então para cá, foram-me surgindo novas marcas dos autores já inventariadas, que a seu tempo divulgarei.

Mais recentemente, surgiu-me a marca manuscrita “MARIA / JOSÉ / CARTAXO”, distribuída por 3 linhas, aposta na base da figura conhecida por “bailadeira pequena”. A pintura desta encontra-se incompleta, dado que à excepção da base, a figura apenas recebeu uma pintura com branco de alvaiade (óxido de zinco), como preparação para receber outras cores, o que não chegou a acontecer.

Vejamos quem era Maria José Cartaxo.

Após a morte do seu irmão Mariano Augusto da Conceição (1903-1959), Sabina Augusta da Conceição Santos (1921-2005) dá continuidade à manufactura dos Bonecos de Estremoz na Olaria Alfacinha, conjuntamente com as cunhadas, Maria José Cartaxo da Conceição (1923-2013) e Teresa Cabaço Cid da Conceição (1922-1962). Após o falecimento desta última em 1962, a sociedade desfaz-se por iniciativa de Sabina Santos. Então, Sabina Santos e Maria José Cartaxo começam a trabalhar separadas. A marca aqui divulgada é até agora a única marca de autor conhecida.desta última barrista.

(*) MATOS, Hernâni. BONECOS DE ESTREMOZ. Edições Afrontamento. Estremoz / Póvoa de Varzim, Outono de 2018.

Hernâni Matos

Marca manuscrita “MARIA / JOSÉ / CARTAXO”, distribuída por 3 linhas, aposta na base
da figura conhecida por “bailadeira pequena”.

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Aonde se fala da minha visita à Exposição de Pintura de João Moura Reis no Howard's Folly, em Estremoz

 


Hoje á tarde visitei a Exposição de Pintura de João Moura Reis, patente ao público no Howard's Folly, em Estremoz.
Não resisti ao convite formulado pelo João no acto inaugural, no sentido de cada visitante se expressar livremente com umas pinceladas numa tela colectiva, ali presente para esse efeito.
Foi ousadia minha. Quis dar um passo maior que a perna e saiu asneira.
Pretendia pintar uma rosácea hexapétala. de forte simbolismo na arte pastoril alentejana. Saiu-me uma espécie de roda de um carro de tracção animal, com falta de raios.
Não sou dado a atitudes de auto-justificação em casos de inêxito, mas sempre digo:
- O que conta é a intenção!
Isso mesmo disse ao João - um amigo de longa data - no Livro de Honra, onde o parabenizei pela sua Exposição com a simultaneidade de um grande abraço.



A Fátima também me acompanhou na minha aventura pictórica. Ei-la em plena acção.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Mineiro - Eduardo Valente da Fonseca

 



Mineiro
Eduardo Valente da Fonseca (1928-2003)


Mineiro da pele de fogo.
português do meu país,
onde nós vemos flores,
tu vês raiz.

Mineiro desse outro lado
onde a flor não desabrocha,
és bicho, gente ou gerânio
florescendo nas rochas?

Mineiro da pele de fogo,
português do meu país,
vejo-te aqui na cidade
no ferro, no ouro e cobre,
nas estações e cozinhas
e no colo das mulheres.

Andas presente nas pontes,
em dedos, salões de luxo,
nas orelhas das crianças,
em casas comerciais,
e na frescura das tranças
enfeitadas a metais.

Descubro-te assim presente
na força continental
dos guindastes e navios
e no rumor industrial
dos próprios rios.

Mineiro do meu país,
português da pele de fogo,
alarga os braços e diz,
mostrando os dedos à luz
deste sul de Portugal,
que mais que o peixe e o sal
é o minério a raíz
e a razão fundamental
deste fumo industrial
do teu país.

Eduardo Valente da Fonseca (1928-2003)


#Poesia Portuguesa - 220

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Artesãos e Feiras de Artesanato


Fotografia transcrita com a devida vénia da página do Facebook do dia 5 de
Setembro, do barrista Carlos Alberto Alves, com a seguinte legenda: "E assim
terminou esta grande Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde. Os meus
agradecimentos à organização do evento e a todos que visitaram o meu stand.
Para o ano cá estarei. Até já."

Desde a sua génese, que as feiras de artesanato visam a preservação e a promoção das artes tradicionais, enquanto reflexos identitários e fontes de riqueza das comunidades.

São elementos fundamentais das feiras de artesanato, os feirantes, designação bi-valente, aplicável tanto a artesãos produtores como a público comprador.

Poderá haver feiras de artesanato com mais ou menos público. Porém uma coisa é certa, não faz sentido haver feiras de artesanato sem a presença de artesãos, os quais trabalhando ao vivo mostram o seu saber fazer, comercializam a sua produção e dão a cara no contacto com os clientes, promovendo a sua arte e com ela a comunidade onde se inserem.

Foi assim que participaram em feiras por aqui e por ali, José Moreira, Liberdade da Conceição, Irmãs Flores, Maria Luísa da Conceição e Célia Freitas, nomes incontornáveis de barristas de Estremoz, que não podem deixar de ser referidos e destacados como exemplo.

Apesar de tudo, a vida é como o planeta Terra, dá muita volta, pelo que fruto das circunstâncias e pela indisponibilidade de alguns artesãos estarem presentes nas feiras com stand próprio, a promoção do artesanato de algumas regiões passou a ser feita por entidades vocacionadas para o marketing de produtos de várias tipologias, entre elas o artesanato. É o que tem sido feito pelo Turismo Municipal de vários municípios, por Entidades Regionais de Turismo e por outras entidades. Qualquer delas tem objectivos mais vastos e agenda própria, os quais ultrapassam largamente os objectivos específicos e os interesses próprios dos artesãos.

Estremoz não foge à regra e por isso o mesmo já aconteceu com representações de Estremoz em feiras de artesanato. Todavia, parece que houve artesãos de Estremoz que resolveram arrepiar caminho. Daí que a participação dos artesãos estremocenses na Feira de Artesanato de Vila do Conde do presente ano, tenha sido a maior de sempre, com os artesãos distribuídos por 5 stands: Bonecos de Estremoz (3), Olaria (1) e Artesanato em Pele (1).

Aí estiveram presentes os barristas Carlos Alberto Alves, Inocência Lopes, Maria Isabel Catarrilhas Pires e Sara Sapateiro, a ADOE - Associação Dinamizadora da Olaria de Estremoz e a artesã Clara Cunha da empresa artesanal Maria da Conceição Cunha – Artesanato em pele.

Fizeram-no na condição de artesãos independentes, que se inscreveram por sua própria iniciativa e se deslocaram pelos seus próprios meios. Trata-se de uma postura que traduz uma atitude de independência que aqui sublinho e aplaudo. De igual modo, sublinho e aplaudo a presença do Presidente do Município de Estremoz, José Daniel Sadio, na Feira de Artesanato de Vila do Conde no passado dia 30 de Julho, onde foi recebido pelo Dr. Saraiva Dias, Presidente da Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC). Na sua visita, o autarca felicitou os artesãos presentes pelo trabalho de promoção e divulgação do artesanato de Estremoz, o que não deixa de ser significativo.