1931
A função do cartaz publicitário é promover bens ou serviços cujo consumo se pretende fomentar. É normalmente constituído pelos seguintes elementos: ilustração, slogan, logótipo, texto e título de apresentação, ainda que um ou mais destes elementos possam não estar presentes.
O cartaz
publicitário surge em 1818 com a invenção da litografia pelo checo Aloysius
Senefelder (1771-1834), a qual permitia a duplicação de gravuras. A partir daí
os cartazes publicitários foram utilizando as múltiplas técnicas de gravura
descobertas até aos nossos dias.
Os cartazes
publicitários têm desde sempre sido concebidos por artistas plásticos de
nomeada, ainda que nos dias de hoje haja uma tendência para a sua concepção por
quem se dedique exclusivamente ao design gráfico.
Os cartazes
publicitários têm um determinado valor estético associado às correntes
artísticas vigentes em cada época no domínio do design gráfico. De resto, a
qualidade artística das ilustrações traduz a importância estratégica atribuída
a este meio publicitário e testemunham também o desenvolvimento da publicidade
e relatam um pouco da sua história, bem como a história do próprio design
gráfico. Recolhemos imagens de cartazes publicitários desde 1881 até à
actualidade. Por uma questão de metodologia, sistematizámos a sua apresentação
em três grandes períodos: 1881-1930, 1931-1960 e 1961-1990. Cada um desses
períodos dará origem a um post autónomo neste blogue. Em cada um deles
apostamos na força da mensagem visual, gráfica e estética, sem fazermos
referência ao seu autor, à técnica de gravura ou local de impressão. Para além
da imagem, cada cartaz publicitário será apenas identificado pelo ano de
edição.
No período
1931-19600, os cartazes publicitários aqui apresentados, podem-se organizar em nove grandes grupos:
- Produtos
alimentares (águas minerais, bebidas alcoólicas, uvas).
- Campanhas de produtos agro-pecuários (coelhos, milho e trigo).
- Bens de
consumo diversos (máquinas de costura, tabaco e sabonetes).
- Serviços
(companhias de seguros, hotéis, tipografias).
- Meios de
transporte (automóveis, caminhos de ferro).
- Comunicações (correios, telégrafos e telefones).
- Eventos diversos (centenários, congressos, espectáculos, exposições, feiras, feiras-exposições e provas desportivas).
- Turismo
(cidades e regiões turísticas).
BIBLIOGRAFIA
- Ephemera
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