Bonecas de A Boniqueira - Joana Santos Ceramista,
inspirados nos Bonecos de Estremoz,
A Boniqueira - Joana Santos Ceramista publicou ontem na sua página do Facebook, um texto associado à imagem acima, o qual reproduzo aqui na íntegra:
“Não foram a tempo do dia dos namorados mas ficaram prontinhas para o carnaval, o que, com a explosão de cores que delas emana, até é capaz de ser mais adequado.
É que bem vistas a coisas, o Amor é para ser celebrado todos os dias!
Feliz Entrudo!”
Naturalmente que fiquei fascinado pela suas bonecas, o que longe de constituir um caso isolado, se tornou uma prática corrente: a minha admiração pelo binomio “criações – escritos que lhe estão associados”.
Não é, pois, de admirar que eu, que não sou dado a morrer de pasmo a olhar para aquilo que gosto, tenha resolvido dar publico conhecimento de que gosto e porque gosto. É esse texto que partilho aqui com o leitor:
“Oh que lindo arraial!
Que bebedeira de cores, de luz e de formas!
Figuras saídas das mãos da Joana, que com alma e com calma, lhes deu alma, como elas precisavam e nos revelam na plenitude da sua individualidade.
Em termos plásticos e estéticos são ao mesmo tempo manifestos primaveris e hinos à alegria. São um abrir Abril das portas que se estão abrindo. É o povo, neste caso as mulheres, em marcha. É o Tempo Novo!”
Hernâni Matos
Sem comentários:
Enviar um comentário